O Sistema Perfeito

Senhores,

recentemente tivemos uma discussão em um fórum em que foi postado a existência de “sistemas perfeitos”. Então eu tive a curiosidade de realizar esta pesquisa. Motivado principalmente por desenvolver sistemas a pelo menos 18 anos e nunca ter encontrado este tipo de maravilha ou conseguido produzir algo assim… mas taí o desafio, alguém conhece um sistema tecnicamente perfeito?

Obs: Considerarmos o sistema tecnicamente perfeito em todos os quesitos, da especificação, implementação e implantação.
Alguém já encontrou esta maravilha ou teve o prazer de ter criado algo assim?

Opinião:
Pessoalmente eu não acredito nesta hipotese, pela experiência, eu sei que sempre temos que sacrificar alguns detalhes de ordem técnica para obter outros beneficios… e no fim das contas o que pesa são os resultados x custos.

Mas o que vocês tem a dizer sobre isso?

hum…como cliente de um sistema, penso que um sistema perfeito é o que atenda minhas necessidades dentro de um escopo.

Sendo simplista - Se eu pedir um programinha que escreva um hello world e ele atender minhas necessidades, ele será perfeito.

Problema é que muitas vezes o que mais vemos é que já é motivo de orgulho é você entregar um produto no prazo estabelecido e que atenda o essencial. :roll:

Um sistema perfeito é o corpo humano.

uma palavra: metodista

:twisted: :twisted: :twisted:

Eh? Apendice, amigdalas, baço e outros orgaos residuais tao la fazendo o que?

Olá

CV, apêndice? Isto não te pertence mais… :lol:

[]s
Luca

Eh? Apendice, amigdalas, baço e outros orgaos residuais tao la fazendo o que?[/quote]

Resquício de código legado. Basta comentar…

Eh? Apendice, amigdalas, baço e outros orgaos residuais tao la fazendo o que?[/quote]

Resquício de código legado. Basta comentar…[/quote]

comentar órgãos humanos? :lol:

ai meu deus, a nerdice tá escorrendo pelos meus ouvidos uaheauiheauiheae

he he he

em virtude dos post colocados até o momento eu mantenho o meu conceito…

[quote]Proteu Alcebidiano
Sendo simplista - Se eu pedir um programinha que escreva um hello world e ele atender minhas necessidades, ele será perfeito. [/quote]

Concordo com você em 50% (eficiência), mas e a eficácia onde fica?

:lol:

E nao vai deixar saudades, mas a lembranca ainda eh muito recente :stuck_out_tongue:

[quote=Dieval Guizelini]he he he

em virtude dos post colocados até o momento eu mantenho o meu conceito…

[quote]Proteu Alcebidiano
Sendo simplista - Se eu pedir um programinha que escreva um hello world e ele atender minhas necessidades, ele será perfeito. [/quote]

Concordo com você em 50% (eficiência), mas e a eficácia onde fica?

:lol:[/quote]

Conceitos que guardo na minha cabeça (se tiver errado ou faltando algo, ajudem-me =))

eficácia = atender minhas necessidades / objetivos;
eficiência = fazer bem feito (sem gambbies);

efetividade = eficácia + eficiência =)

Sendo simplista novamente - Me faz um hello world sem gambbies e que de fato escreva “hello world”, e estarás sendo efetivo :wink:

T+

P.S.: (notaram a intimidade - gambbies auheauihea)

issae.

Bom dia!

[modo não faltou nas aulas de administração do técnico]

Conceitualmente, eficiência não é uma grandeza pontual, e sim escalar.
Eficácia é chegar ao objetivo, simplesmente.
Eficiência em tese é:
eficiência = eficácia / (recursos utilizados+desperdício)

Sendo que quanto maior a eficiência, ou sua eficácia é maior ou seu gasto de recursos menor.

[/modo não faltou nas aulas de administração do técnico]

Até!

[quote=maquiavelbona]Bom dia!

Eficiência em tese é:

Sendo que quanto maior a eficiência, ou sua eficácia é maior ou seu gasto de recursos menor.

Até!

[/quote]

Grato pelos conceitos apresentados :wink:

Desculpe a chatice. Mania de vestibulando.

[quote=Proteu Alcebidiano][quote=maquiavelbona]Bom dia!

Eficiência em tese é:

Até!

[/quote]

Grato pelos conceitos apresentados :wink: [/quote]

[quote=maquiavelbona]Desculpe a chatice. Mania de vestibulando.
[/quote]

Relax, brother. Tem nada de chato =)

T+

opa, o baço não é inutil não

Me desculpem, mas IMHO, eficácia e eficiência é tudo a mesma merda.

A diferença que inventam entre eles no mundo corporativo não passa de uma técnica otária para sempre fazer com que o coitado do empregado tenha uma sensação de que poderia ter se empenhado mais no projeto.

Já repararam que sempre que fazem o discurso de eficiência e eficácia a carapuça sempre serve?

O dicionário também diz que eficiência = eficácia.

Abraços
Thiago

Perfeito é quando não têm mais nada para se tirar.

Eu acho que é a Célula.

Ou então é aquele sistema que o usuário sabe o que quer e você consegue prever todos os passos e imprevistos.

Tem um livro daquela série de livros de XP em que o autor (estou sem o livro aqui, o da capinha verde eu acho) fala sobre o sistema desenvolvido com a bola de cristal, aonde o desenvolvedor tenta descobrir o futuro, e sempre falha miseravelmente por que é impossível prever o futuro. Aconselho a leitura.

Sistema bom é o que cumpre o que o usuário quer, e seja o mais simples possível para que possa estar em mudança constante com o desejo do cliente.