recentemente tivemos uma discussão em um fórum em que foi postado a existência de “sistemas perfeitos”. Então eu tive a curiosidade de realizar esta pesquisa. Motivado principalmente por desenvolver sistemas a pelo menos 18 anos e nunca ter encontrado este tipo de maravilha ou conseguido produzir algo assim… mas taí o desafio, alguém conhece um sistema tecnicamente perfeito?
Obs: Considerarmos o sistema tecnicamente perfeito em todos os quesitos, da especificação, implementação e implantação.
Alguém já encontrou esta maravilha ou teve o prazer de ter criado algo assim?
Opinião:
Pessoalmente eu não acredito nesta hipotese, pela experiência, eu sei que sempre temos que sacrificar alguns detalhes de ordem técnica para obter outros beneficios… e no fim das contas o que pesa são os resultados x custos.
hum…como cliente de um sistema, penso que um sistema perfeito é o que atenda minhas necessidades dentro de um escopo.
Sendo simplista - Se eu pedir um programinha que escreva um hello world e ele atender minhas necessidades, ele será perfeito.
Problema é que muitas vezes o que mais vemos é que já é motivo de orgulho é você entregar um produto no prazo estabelecido e que atenda o essencial. :roll:
em virtude dos post colocados até o momento eu mantenho o meu conceito…
[quote]Proteu Alcebidiano
Sendo simplista - Se eu pedir um programinha que escreva um hello world e ele atender minhas necessidades, ele será perfeito. [/quote]
Concordo com você em 50% (eficiência), mas e a eficácia onde fica?
em virtude dos post colocados até o momento eu mantenho o meu conceito…
[quote]Proteu Alcebidiano
Sendo simplista - Se eu pedir um programinha que escreva um hello world e ele atender minhas necessidades, ele será perfeito. [/quote]
Concordo com você em 50% (eficiência), mas e a eficácia onde fica?
:lol:[/quote]
Conceitos que guardo na minha cabeça (se tiver errado ou faltando algo, ajudem-me =))
eficácia = atender minhas necessidades / objetivos;
eficiência = fazer bem feito (sem gambbies);
efetividade = eficácia + eficiência =)
Sendo simplista novamente - Me faz um hello world sem gambbies e que de fato escreva “hello world”, e estarás sendo efetivo
T+
P.S.: (notaram a intimidade - gambbies auheauihea)
[modo não faltou nas aulas de administração do técnico]
Conceitualmente, eficiência não é uma grandeza pontual, e sim escalar.
Eficácia é chegar ao objetivo, simplesmente.
Eficiência em tese é:
eficiência = eficácia / (recursos utilizados+desperdício)
Sendo que quanto maior a eficiência, ou sua eficácia é maior ou seu gasto de recursos menor.
[/modo não faltou nas aulas de administração do técnico]
Eficiência em tese é:
Sendo que quanto maior a eficiência, ou sua eficácia é maior ou seu gasto de recursos menor.
Eficiência em tese é:
Me desculpem, mas IMHO, eficácia e eficiência é tudo a mesma merda.
A diferença que inventam entre eles no mundo corporativo não passa de uma técnica otária para sempre fazer com que o coitado do empregado tenha uma sensação de que poderia ter se empenhado mais no projeto.
Já repararam que sempre que fazem o discurso de eficiência e eficácia a carapuça sempre serve?
O dicionário também diz que eficiência = eficácia.
Tem um livro daquela série de livros de XP em que o autor (estou sem o livro aqui, o da capinha verde eu acho) fala sobre o sistema desenvolvido com a bola de cristal, aonde o desenvolvedor tenta descobrir o futuro, e sempre falha miseravelmente por que é impossível prever o futuro. Aconselho a leitura.
Sistema bom é o que cumpre o que o usuário quer, e seja o mais simples possível para que possa estar em mudança constante com o desejo do cliente.