Gustavo_RJ:
…
ps.: maquiavelbona a sua explanação foi interessante (no exemplo dos carros) mas faltou explicar a diferênça entre Eficiência e Eficácia, o seu exemplo só mostra que os carros têm eficiência diferentes, ou estou errado?
abraços
Gustavo Henrique
Opa!
Vou enunciar um problema continuando a idéia anterior, colocando todas as informações que teríamos.
Vamos supor que quero sair daqui de São Paulo e ir até Recife, que indo por estradas distam aproximadamente 2500km . Tenho a minha disposição dois carros que conseguiriam me levar lá (eficácia):
-Um maverick 1976, V8 (5.2), verde-água lindo, tanque de combustivel: 90l, consumo: 4km/l;
-Um corsa 2006, L4 (1.6), preto feio, tanque de combustivel: 60l, consumo: 12km/l;
e vamos continuar supondo que há um posto de combustível em todo quilômetro de estrada. Teria que escolher o melhor carro(mais eficiente) que me leve até lá, gastando o mínimo possível, já que a gasolina hoje em dia não está tão barata e fazendo o mínimo de paradas e tendo todo o tempo do mundo para chegar lá.
Vamos começar então calculando a autonomia(consumo x capacidade) de cada carro:
-Maverick: 4km/l x 90l = 360km;
-Corsa: 12km/l x 60l = 720km;
Agora vamos calcular o gasto(distância/consumo) em litros de cada carro:
-Maverick: 2500km / 4km/l = 625l;
-Corsa: 2500km / 12km/l =~ 210l;
Agora o número de paradas (distância / autonomia):
-Maverick: 2500km / 360km =7 (6.9 paradas)
-Corsa: 2500km / 720km = 4 ( 3.47 paradas )
Finalizando, indo de :
-Maverick: gastaria 625l, faria 7 paradas;
-Corsa: gastaria 210l, faria 4 paradas;
Conceituando:
-Ambos os carros antederiam a nossa necessidade, já que ambos chegariam a Recife, portanto os dois carros são eficazes;
-Já no quesito eficiência, dentro de nosso escopo inicial, o Corsa seria um carro mais eficiente, já que ele estaria atendendo nossa necessidade, portanto eficaz, e atende melhor as outras especificações(menor consumo e menos paradas).
Sei que foi uma explicação meio fraca, mas gostaria que debatessem isso também.
Obs.: Tenho um maverick e se pudesse escolher por gosto, não escolheria o corsa. 
Obs2 .: Na visão da Teoria da Administração Científica de Taylor, não há projeto perfeito e sim o mais eficiente, e eu tendo a acreditar no mesmo.
Até!