O Sistema Perfeito

33 respostas
Dieval_Guizelini

Senhores,

recentemente tivemos uma discussão em um fórum em que foi postado a existência de “sistemas perfeitos”. Então eu tive a curiosidade de realizar esta pesquisa. Motivado principalmente por desenvolver sistemas a pelo menos 18 anos e nunca ter encontrado este tipo de maravilha ou conseguido produzir algo assim… mas taí o desafio, alguém conhece um sistema tecnicamente perfeito?

Obs: Considerarmos o sistema tecnicamente perfeito em todos os quesitos, da especificação, implementação e implantação.
Alguém já encontrou esta maravilha ou teve o prazer de ter criado algo assim?

Opinião:
Pessoalmente eu não acredito nesta hipotese, pela experiência, eu sei que sempre temos que sacrificar alguns detalhes de ordem técnica para obter outros beneficios… e no fim das contas o que pesa são os resultados x custos.

Mas o que vocês tem a dizer sobre isso?

33 Respostas

Proteu_Alcebidiano

hum…como cliente de um sistema, penso que um sistema perfeito é o que atenda minhas necessidades dentro de um escopo.

Sendo simplista - Se eu pedir um programinha que escreva um hello world e ele atender minhas necessidades, ele será perfeito.

Problema é que muitas vezes o que mais vemos é que já é motivo de orgulho é você entregar um produto no prazo estabelecido e que atenda o essencial. :roll:

J

Um sistema perfeito é o corpo humano.

peczenyj

uma palavra: metodista

:twisted: :twisted: :twisted:

cv1

Eh? Apendice, amigdalas, baço e outros orgaos residuais tao la fazendo o que?

Luca

Olá

CV, apêndice? Isto não te pertence mais… :lol:

[]s
Luca

peczenyj

Resquício de código legado. Basta comentar…

Proteu_Alcebidiano

Resquício de código legado. Basta comentar…

comentar órgãos humanos? :lol:

ai meu deus, a nerdice tá escorrendo pelos meus ouvidos uaheauiheauiheae

Dieval_Guizelini

he he he

em virtude dos post colocados até o momento eu mantenho o meu conceito…

Proteu Alcebidiano
Sendo simplista - Se eu pedir um programinha que escreva um hello world e ele atender minhas necessidades, ele será perfeito.

Concordo com você em 50% (eficiência), mas e a eficácia onde fica?

:lol:

cv1

E nao vai deixar saudades, mas a lembranca ainda eh muito recente :stuck_out_tongue:

Proteu_Alcebidiano

Dieval Guizelini:
he he he

em virtude dos post colocados até o momento eu mantenho o meu conceito…

Proteu Alcebidiano

Concordo com você em 50% (eficiência), mas e a eficácia onde fica?

Conceitos que guardo na minha cabeça (se tiver errado ou faltando algo, ajudem-me =))

eficácia = atender minhas necessidades / objetivos;
eficiência = fazer bem feito (sem gambbies);

efetividade = eficácia + eficiência =)

Sendo simplista novamente - Me faz um hello world sem gambbies e que de fato escreva “hello world”, e estarás sendo efetivo :wink:

T+

P.S.: (notaram a intimidade - gambbies auheauihea)

issae.

maquiavelbona

Bom dia!

[modo não faltou nas aulas de administração do técnico]

Conceitualmente, eficiência não é uma grandeza pontual, e sim escalar.
Eficácia é chegar ao objetivo, simplesmente.
Eficiência em tese é:
eficiência = eficácia / (recursos utilizados+desperdício)

Sendo que quanto maior a eficiência, ou sua eficácia é maior ou seu gasto de recursos menor.

[/modo não faltou nas aulas de administração do técnico]

Até!

Proteu_Alcebidiano

maquiavelbona:
Bom dia!

Eficiência em tese é:

Sendo que quanto maior a eficiência, ou sua eficácia é maior ou seu gasto de recursos menor.

Até!

Grato pelos conceitos apresentados :wink:

maquiavelbona

Desculpe a chatice. Mania de vestibulando.

Proteu Alcebidiano:
maquiavelbona:
Bom dia!

Eficiência em tese é:

Até!

Grato pelos conceitos apresentados :wink:

Proteu_Alcebidiano

maquiavelbona:
Desculpe a chatice. Mania de vestibulando.

Relax, brother. Tem nada de chato =)

T+

fmeyer

opa, o baço não é inutil não

Thiago_Senna

Me desculpem, mas IMHO, eficácia e eficiência é tudo a mesma merda.

A diferença que inventam entre eles no mundo corporativo não passa de uma técnica otária para sempre fazer com que o coitado do empregado tenha uma sensação de que poderia ter se empenhado mais no projeto.

Já repararam que sempre que fazem o discurso de eficiência e eficácia a carapuça sempre serve?

O dicionário também diz que eficiência = eficácia.

Abraços
Thiago

J

Perfeito é quando não têm mais nada para se tirar.

boaglio

Eu acho que é a Célula.

Ou então é aquele sistema que o usuário sabe o que quer e você consegue prever todos os passos e imprevistos.

J

Tem um livro daquela série de livros de XP em que o autor (estou sem o livro aqui, o da capinha verde eu acho) fala sobre o sistema desenvolvido com a bola de cristal, aonde o desenvolvedor tenta descobrir o futuro, e sempre falha miseravelmente por que é impossível prever o futuro. Aconselho a leitura.

Sistema bom é o que cumpre o que o usuário quer, e seja o mais simples possível para que possa estar em mudança constante com o desejo do cliente.

fmeyer

Se o sistema fosse perfeito nao existiria manutenção, revisao de requisitos …
que é o que mais acontece com sistemas em producão.

maquiavelbona

Thiago Senna:
Me desculpem, mas IMHO, eficácia e eficiência é tudo a mesma merda.

A diferença que inventam entre eles no mundo corporativo não passa de uma técnica otária para sempre fazer com que o coitado do empregado tenha uma sensação de que poderia ter se empenhado mais no projeto.

Já repararam que sempre que fazem o discurso de eficiência e eficácia a carapuça sempre serve?

O dicionário também diz que eficiência = eficácia.

Abraços
Thiago

Olá!

Por acaso tens carro? Já ouviu falar em consumo eficiente de combustível, combustão mistura ar-combustível completa?
De acordo com o sua teoria, uma carro com motor V8 com carburação de 1970 teria a mesma eficiência de um motor L4 com injeção eletrônica de agora, sendo que os dois percorrem a mesma distância, sendo que o V8 vai fazer 4km/l e o L4 em torno de 10km/l.

e também

Obs.: cf. = confira ou confronte

Até!

G

Acredito que dificilmente existam sistemas perfeitos e ainda que algum consiga ser desenvolvido, este não será perfeito por muito tempo, afinal os sistemas devem acompanhar o a área p/ a qual foram desenvolvidos e acredito que todos concordam que tudo muda e o sistema passou a ser obsoleto novamente, logo imperfeito.
maquiavelbona

ps.: maquiavelbona a sua explanação foi interessante (no exemplo dos carros) mas faltou explicar a diferênça entre Eficiência e Eficácia, o seu exemplo só mostra que os carros têm eficiência diferentes, ou estou errado?

abraços
Gustavo Henrique

V

O Sistema Perfeito é aquele que obedece a Teoria Geral dos Sistemas. Na TGS não existe Sistema Fechado - na natureza também não existe tal sistema. Aliás, a TGS é apenas uma constatação do que existe na natureza. Assim sendo, se um dia chamarmos aos ‘sistemas fechados’ de ‘programinhas’ e aos Sistemas chamarmos - simplesmente - de Sistemas, então existirão Sistemas Perfeitos (Sistemas - necessariamente são abertos). Alguém sabe, sem emocionalismo, o que faz uma coisa ou Sistema ser aberta?

Vicente Domingos

zirocool

Mudando o foco, mas um sistema tolerante a falhas, e redundante, como o de controle de aeronaves, e outros sistemas similares, chegam perto da perfeição.
Um sistema que não atendesse os requisitos, não deveria estar em uso em tais equipamentos, qualquer erro pode ser fatal.

maquiavelbona

Gustavo_RJ:

ps.: maquiavelbona a sua explanação foi interessante (no exemplo dos carros) mas faltou explicar a diferênça entre Eficiência e Eficácia, o seu exemplo só mostra que os carros têm eficiência diferentes, ou estou errado?

abraços
Gustavo Henrique

Opa!

Vou enunciar um problema continuando a idéia anterior, colocando todas as informações que teríamos.

Vamos supor que quero sair daqui de São Paulo e ir até Recife, que indo por estradas distam aproximadamente 2500km . Tenho a minha disposição dois carros que conseguiriam me levar  (eficácia):

-Um maverick 1976, V8 (5.2), verde-água lindo, tanque de combustivel: 90l, consumo: 4km/l;

-Um corsa 2006, L4 (1.6), preto feio, tanque de combustivel: 60l, consumo: 12km/l;

e vamos continuar supondo que  um posto de combustível em todo quilômetro de estrada. Teria que escolher o melhor carro(mais eficiente) que me leve até , gastando o mínimo possível,  que a gasolina hoje em dia não está tão barata e fazendo o mínimo de paradas e tendo todo o tempo do mundo para chegar .
Vamos começar então calculando a autonomia(consumo x capacidade) de cada carro:

-Maverick: 4km/l x 90l = 360km;

-Corsa: 12km/l x 60l = 720km;
Agora vamos calcular o gasto(distância/consumo) em litros de cada carro:

-Maverick: 2500km / 4km/l = 625l;

-Corsa: 2500km / 12km/l =~ 210l;

Agora o número de paradas (distância / autonomia):
-Maverick: 2500km / 360km =7 (6.9 paradas)
-Corsa: 2500km / 720km = 4 ( 3.47 paradas )

Finalizando, indo de :

-Maverick: gastaria 625l, faria 7 paradas;

-Corsa: gastaria 210l, faria 4 paradas;

Conceituando:
-Ambos os carros antederiam a nossa necessidade, já que ambos chegariam a Recife, portanto os dois carros são eficazes;
-Já no quesito eficiência, dentro de nosso escopo inicial, o Corsa seria um carro mais eficiente, já que ele estaria atendendo nossa necessidade, portanto eficaz, e atende melhor as outras especificações(menor consumo e menos paradas).

Sei que foi uma explicação meio fraca, mas gostaria que debatessem isso também.

Obs.: Tenho um maverick e se pudesse escolher por gosto, não escolheria o corsa. :smiley:
Obs2 .: Na visão da Teoria da Administração Científica de Taylor, não há projeto perfeito e sim o mais eficiente, e eu tendo a acreditar no mesmo.

Até!

Proteu_Alcebidiano

e o Cancer?

peczenyj

Proteu Alcebidiano:
boaglio:

Eu acho que é a Célula.

e o Cancer?

Cancer é um sinal que o sistema precisa de um refactoring.

maquiavelbona

Ainda aproveitando o Taylorismo, de acordo com Taylor, um processo(ele não concebia sistemas naquela época e sim processos) “perfeito” seria aquele que atenderia todas as necessidades , atuais e eventuais futuras de quaisquer naturezas; em tempo e custo e pessoal e manutenção e quaisquer outros fatores, todos eles tendendo a zero.
Colocando matematicamente na fórmula :
eficiência = eficácia / (recursos utilizados + desperdício) ;

Em um caso normal, uma eficácia variaria de 0(totalmente ineficaz para o proposto problema) até 1(totalmente eficaz para o proposto problema) e (recursos utilizados + desperdício) poderia variar livremente. Quanto maior a eficácia e/ou menor (recursos utilizados + desperdício), maior(e melhor) a eficiência.
No caso perfeito, a eficiência deveria ser 1 para todos os problemas, atuais, futuros, de ordem mecânica, filosófica etc. , e (recursos utilizados + desperdício) iguais a 0, fazendo com que a eficiência seja infinita, portanto “perfeita”.

Lembrando que Taylor foi um dos primeiros administradores a propor métodos matemáticos fundamentados na criação, manutenção e administração de processos.

Eu apóio em parte o pensamento dele.
Até!

Ironlynx

Cv as amígdalas tem a função de bloquearem infecções potencialmente perigosas tanto que é um tecido linfóide.Por isso elas inflamam e provocam a ativação do sistema imunológico do indivíduo.

Mas a existência de itens de pouca serventia no corpo humano é pq o meio evolui mais rápido do que a natureza consegue adaptar/evoluir o homem.Em questão de séculos, o himem e os dentes de siso serão história(isso se não formos história antes, do jeito que o mundo anda violento…)

Cancer é um sinal que o sistema precisa de um refactoring.

E o pessoal se preocupa muito com sistema perfeito.Não existe sistema perfeito.O que existe é sistema mal-testado… :lol:

fmeyer

ow … deixa o himen quieto no canto dele :twisted:

deniswsrosa

fugindo totalmente do assunto, mas caramba parece q o negócio da coca+mentos eh verdade mesmo:

http://video.google.com/videoplay?docid=6960396385287738770&q=Mentos%2BCoca

talvez hj eu vou testar em casa

J

deniswsrosa:
fugindo totalmente do assunto, mas caramba parece q o negócio da coca+mentos eh verdade mesmo:

http://video.google.com/videoplay?docid=6960396385287738770&q=Mentos%2BCoca

talvez hj eu vou testar em casa

Faz um favor para você mesmo, apague a mensagem anterior e se ainda quiser, crie um post novo.

(obs: Quando você o fizer, eu apago esse também)

Kknd

Falando em sistemas e corpo humano, por incrivel que pareça (pra quem nao sabe), a ideia de sistemas organizados veio de um Biologo chamado Ludwig von Bertalanffy. Denominada Teoria Geral dos Sistemas, foi utilizada para classificar sistemas biologicos.

Meio minuto de cultura :-D

Aham, já li o livro “Teoria Geral dos Sistemas” dele. Li e fiz um resumo pra faculdade ( Botar 350 páginas em 30 foi realmente cansativo). O cara é pirado. Gostei muito das idéias dele, e concordo que são mais precisas do que as mecanicistas, porém não têm tanto uso prático (se newton ainda serve, então continuemos com ele hehe).

Criado 17 de novembro de 2006
Ultima resposta 17 de nov. de 2006
Respostas 33
Participantes 17