O Solaris 10 é bom?

Olá Javarianos :)!

Estava lendo esses dias sobre o Solaris 10, da Sun, fiquei impressionado pelo que li, que ele é o S.O. mais rapido da atualidade, que contem uns atributos singular que são bem interessantes, li um pouco mais sobre ele e descobri que ele é construído em cima da plataforma UNIX/BSD. mas então, será que existe muita diferença se comparado a um Slackware ?

Eu queria saber de quem já usou ou ouviu a respeito dele, pois to pretendendo pegar para testar, porem são 3gb o que encontrei e não sei nem se o mesmo é free ou pago etc, to cheio de dúvidas e muita curiosidade, se alguém souber algo sobre o mesmo, posta ai ;)!

Sou um principiante no assunto, mas solicitei um DVD do Solaris 10 no site d SUN, é totalmente gratuito e eles pedem 10 dias úteis para entregar, clic no link e é só preencher;

http://www2.sun.de/dc/forms/reg_us_2211_391.jsp

Funciona com a distribuição do Ubuntu (eu recebi 10 cds em casa em menos de 1 mês), estou aguardadno a chegado do Solaris.
Como disse sou pricipiante e não sei NADA, mas me interesso muito por FreeBSD, NetBSD, Linux, Unix, Solaris, caso vc tenha algum material disponível para iniciantes podemos fazer umas trocas.

Um abraço

Corrigindo, não funciona com a distribuição do Ubuntu, mas COMO a distribuição do Ubuntu.

Na verdade eu não pesquisei por material aqui pequenoGafanhoto, só tenho algumas dúvidas quanto ao solaris, talvez quando você instalar ele ai você poderia dar um pulo aqui e expor suas primeiras impressões quanto ao S.O :)! valeu e um forte abraço.

Só não ache que o Solaris é um concorrente do Linux quanto à parte de desktop (apesar de usar o Gnome para gerenciamento de desktop :stuck_out_tongue: )
Ele é um sistema operacional para servidores, então não baseie suas impressões só porque ele é mais difícil de instalar que o Linux (ou seja, ele não reconhece tantos hardwares diferentes quanto o Linux ou o Windows).

[quote=thingol]Só não ache que o Solaris é um concorrente do Linux quanto à parte de desktop (apesar de usar o Gnome para gerenciamento de desktop :stuck_out_tongue: )
Ele é um sistema operacional para servidores, então não baseie suas impressões só porque ele é mais difícil de instalar que o Linux (ou seja, ele não reconhece tantos hardwares diferentes quanto o Linux ou o Windows).
[/quote]

Ah, isso não é problema não, já encomendei até os cds, quando chegar vou tentar instalar e começar a usar para ver se realmente ele é rapido como diz ser :)!
to até precisando formatar o pc que tá realmente lento :(!
mas pelo que li a respeito ele realmente parece um S.O mais voltado para servidor WEB. para desenvolvimento também deve ser muito útil :O…

Depende para o que você quer usar. Eu uso um Solaris 10 dentro de um VMWare Server no meu laptop para desenvolver/testar uma aplicações que dependem do Sun Java Directory Server. Executa bem, tem um desempenho aceitável (principalmente considerando as condições em que ele é executado), mas o ambiente desktop dele é um pouco espartano, principalmente se você estiver acostumado demais a Windows/Linux. Recomendo instalar em um VMWare para testá-lo antes de qualquer loucura.

Bem, sou das antigas: conheci o SunOS (versão anterior do Solaris) em 1990. Na época só tinha versão para os excelentes servidores Sparc da Sun. Depois veio o Solaris 7 (mexi muito pouco) e mudei de emprego, indo trabalhar com AIX em estações Risc da IBM. Nova mudança de emprego e indo trabalhar com SCO Unix (ughh!!!) em PC e Linux (por volta de 1996). De lá para cá, mexo esporadicamente em servidores, basicamente Linux.

O que eu posso dizer: Solaris + servidores Sun são excelentes servidores para vários tipos de aplicações (banco de dados, Web, real-time, alta disponibilidade, etc). Era até pouco tempo a plataforma base de desenvolvimento do Oracle Database. É a plataforma base de desenvolvimento das JVMs da Sun.

Solaris em desktop: tinha vários problemas de compatibilidade com diversos hardware (a Sun não investe muito nisto), não sei se tem atualizações automaticas via site, alguns utilitários você vai ter que baixar o fonte e compilar. É interessante para aprendizado, mas para usar no dia-a-dia pode ser um perrengue.