O TomCAT é Obra do Demonio!

12 respostas
F

Cararra, são 2 da madruga e eu to aqui, quem inventou o TOmcAt tava de mal com a vida. "Vou tirar o sono dos aprendizes aspirantes a Servlets e JSP´s ".Container dos Infernos !!!
Bom, desculpa pelo desabafo, mas é que sempre me estoporo com o TomcAT.

Baixei a BEndita Versão 5.5, alguem acnselha o uso desta versão ?Ela veio com um jar mudado de nome, a servlet.jar, agora é servlet-api.jar, pq dessa magnifica mudança de inserir - api??? Bom, mas o problema tb não é esse.

To com meu ambiente todo bonitnho, funcionando numa boa.Instalei o tomcat. Coloquei meu diretoriod e desenvolvimento no classpath e apontei o tal servlet-api.jar. Só que nos testes com serlvets q usam pacotes nada acontecia.

Tenho meu dir de desenvolvimento com um subDir com o nome do pacote.

Fui em C:\Tomcat5.5\webapps\ROOT\WEB-INF\classes\nome_do_pacote
e coloquei o .CLASS .
Digitei a url localhost/servlet/nome_do_pacote.Nome_da_Servlet e nada.
Só pode ser opressão maligna.
Po, na net todo material que achei sobre o tomcat é vago, não explica direito certas questões de onde colocar tais arquivos no Tomcat, quais subDiretorios criar e talz.

Alguem tem uma solução além de chamar um Exorcista para tirar esse Demo do meu computador ???

(Obs: Desculpe se os termos usados ofende ou incomode alguem,foi só um desabafo desesperado de alguem que tem uma entrevista de estágio com prova de Servlets e JSP´s !!!)

12 Respostas

U

mudanças na especificação servlet 2.4 e JSP 2.0
agora as classes de servlets e JSPs estão em Jar separados
servlet-api e jsp-api

e o servlet invoker esta desabilitado por default, por que tu tem que mapear os teus servlets no web.xml

cria um <servlet-mapping> pra cada servlet que resolve, é isto que esta escrito na especificaçao :smiley:

C

Aqui mesmo no site tem vários tutoriais e artigos ensinando como configurar os arquivos xml para Servlets, como criar os diretórios e etc… Tem até exemplos de aplicações utilizando o Tomcat.

Dica: procure mais um pouco antes de se desesperar. :wink:

F

Da uma olhada nesse link…

http://jroller.com/page/fate/?anchor=why_i_hate_tomcat

J

Aprender a usar ele. :wink:
Se você se desesperou com o Tomcat, imagina se pegar um servidor Java EE.

Dá uma olhada aí:
http://www.mhavila.com/topicos/java/tomcat.html

C

É vero! :lol:

F

Bom vlw pela moral ai galera.

Po, o que eu tenho de livros e apostilas sobre Servlets e JSP´s não são brincadeira,o problema é qtodos abordam até o Tomcat 4.X. O que matou tb, é que em toda minha vida nos trampos por onde passei, sempre peguei já uma maquina com o ambiente todo configurado, e ninguem usava tomcat tb, só usam o OC4J , ai que ferrou tudo.
O TomCat é tido como um dos piores container´s a ser instalado,dizem que ele exprime uma complexidade maior, e isso é unânime entre todos os matérias que já vi , e muitas pessoas dizem o mesmo.
Enfim, obrigado pela ajuda ai, de verdade. Fiquei ontem na cama pensando o que poderia estar dando pau, já que os examples do TomCAt funciionavam perfeitamente.
Vlw galera, vlw pela força !!!

U

quem escreveu que o tomcat é dificil de instalar tem problemas mentais e não consegue nem descompactar um zip e dar dois cliques em um .bat …
é só isto que precisa …

F

“urubatan”:
quem escreveu que o tomcat é dificil de instalar tem problemas mentais e não consegue nem descompactar um zip e dar dois cliques em um .bat …
é só isto que precisa …

Não é dificil de instalar (next next next), e sim de configurar !!!

Mas enfim, segui um tutorial , que me mostrou as diferenças do tomcat 4.x para o 5.x.Mas no fim na hora de testar não abre pag.
usei a ferramenta web para dar uma olhada no web.xml. Ele detectou vários erros, porém não sugere uma correção.

esse é meu web.xml

<?xml version=“1.0” encoding=“ISO-8859-1”?>

<web-app xmlns="http://java.sun.com/xml/ns/j2ee"
xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"
xsi:schemaLocation=“http://java.sun.com/xml/ns/j2ee
"http://java.sun.com/xml/ns/j2ee/web-app_2_4.xsd"
version=“2.4”>
<display-name>Desenvolvimento</display-name>
<description>
Descritor do contexto de desenvolvimento.
</description>

&lt;servlet&gt;
	&lt;servlet-name&gt;dev-invoker&lt;/servlet-name&gt;
	&lt;servlet-class&gt;
		org.apache.catalina.servlets.InvokerServlet
	&lt;/servlet-class&gt;
	&lt;init-param&gt;
		&lt;param-name&gt;debug&lt;/param-name&gt;
		&lt;param-value&gt;0&lt;/param-value&gt;
	&lt;/init-param&gt;
	&lt;load-on-startup&gt;2&lt;/load-on-startup&gt;
&lt;/servlet&gt;

&lt;servlet-mapping&gt;
	&lt;servlet-name&gt;dev-invoker&lt;/servlet-name&gt;
	&lt;url-pattern&gt;/servlet/*&lt;/url-pattern&gt;
&lt;/servlet-mapping&gt;

</web-app>

Ai depois criei um dev.xml como foi falado:

<?xml version=“1.0” encoding=“iso-8859-1”?>

<Context path="/dev" docBase=“c:\Work_Dir\dev\web"
reloadable=“true” crossContext=“true” debug=“3”>
<Logger className=“org.apache.catalina.logger.FileLogger"
prefix=“localhost_dev_log.” suffix=”.txt” timestamp="true"
verbosity=“4” />
</Context>

Não saco nada de xml, mas não vi nada de errado a principio. Alguem visualiza algum erro de xml ?
As estruturas de diretorios tão todas corretas, pelos menos de acordo com a do tutorial. A unica diferença é que foi mostrada essa estrutura de diretorios : CATALINA_HOME/conf/Catalina/localhost/dev.xml , porém ela não existe exatamente assim, no Lugar desse CATALINA_HOME seria diretorio raiz do tomcat (c:\tomcat5.5\conf…).

U

por que tu não começa pelo mais fácil e depois tu inventa …
faz o seguinte, só coloca o teu .war dentro da pasta webapps e starta o tomcat …

quer uma forma fácil de configurar?
faz download da aplicação admin do tomcat (é um download separado)
e depois acessa localhost:8080/admin …
ahh, não esquece de criar no tomcat-users.xml um usuário com a role admin antes de acessar este endereço :smiley:

F

Mas eu to fazendo o mais simples.
Só to montando meu ambiente.
Estrtura de diretorios, ai tem configuras os XML´s da vida, variáveis de ambiente da vida tudo isso é o básico do básico.
Bom pode ser que eu esteja enganado, mas esse tomcat ta mais perrengue de ser configurado do que as versões anteriores.
Bom, vo dar mais umas fuçadas aqui p/ ver se resolvo.
Se eu conseguir alguma novidade coloco aqui, mas se alguem tiver alguma ideia posta aqui tb q vo ta monitorando este post.
Vlw pela ajuda parceiro.

L

quando eu rodo o startup.sh da pasta bin do tamcat aparece isso:

[color=“red”]
Using CATALINA_BASE: /opt/apache-tomcat-5.5.17
Using CATALINA_HOME: /opt/apache-tomcat-5.5.17
Using CATALINA_TMPDIR: /opt/apache-tomcat-5.5.17/temp
Using JRE_HOME: :/usr/java/jdk1.5.0_08
[/color]

se eu executar ./catalina.sh run aparece isso:
[color=“red”]
Using CATALINA_BASE: /opt/apache-tomcat-5.5.17
Using CATALINA_HOME: /opt/apache-tomcat-5.5.17
Using CATALINA_TMPDIR: /opt/apache-tomcat-5.5.17/temp
Using JRE_HOME: :/usr/java/jdk1.5.0_08
./catalina.sh: line 229: /opt/apache-tomcat-5.5.17/bin/:/usr/java/jdk1.5.0_08/bin/java: Arquivo ou diretório não encontrado
./catalina.sh: line 229: exec: /opt/apache-tomcat-5.5.17/bin/:/usr/java/jdk1.5.0_08/bin/java: cannot execute: Arquivo ou diretório não encontrado
[/color]

e o tomcat não inicia…Mas se eu mandar iniciar ele pelo netbeans dá certo…pq ele não tá funcionando fora do netbeans? :???:

P

…afinal eh linux ou windows que vc ta usando ???
Se for windows tem o monitor tomcat que vc ve la perto onde fica o msn,antivirus,etc…e pode ser que ajude,outro dia instalei o tomcat em no d: e nao iniciava nada,ja no c: tudo legal…pegue a versao mais nova tbm,a 5.5.20 (parece q a 17 nao tava muito boa nao), ou entao escolha um outro servidor (jboss , ou ate mesmo o resin caso seja apenas testes, pois o resin nao precisa configurar nada)…agora quanto aos servlets nao sei,será que nao tem que jogar o .jar do servlet no C:\Tomcat 5.5\common\lib ???
por exemplo para todas aplicaçoes usarem msyql por exemplo o .jar tem que estar la ou entao dentro do aplicação em WEB-INF/lib jogar o .jar …tenta isso ae

se for windows basta jogar a pasta (ex teste) la dentro de webapps que funciona normalmente e joga um arquivo index.html e pronto. Basta acessar

http://localhost:8080/teste/

vc vai ver oque é ficar doido quando vc tiver que fazer o tomcat “conversar” com outro servidor como IIS 5 (o pior de todos ) ou IIS 6 ,ai que o bixo pega auhuahahauhauhau

Criado 24 de outubro de 2006
Ultima resposta 26 de out. de 2006
Respostas 12
Participantes 7