O Valor das certificações Oracle

Olá pessoal,

Gostaria de levantar aqui um assunto um pouco polêmico, visto que tive algumas discussões e gostaria de saber a opinião dos senhores.

Ultimamente vejo em forums ou mesmo no trabalho pessoas dizendo que certifcações não são importantes ou que até mesmo podem prejudicar o CV do profissional, chega a ser um pouco estranho ao meu ver pois tenho 4 certifcações Java e só vejo pontos positivos principalmente no quesito conhecimento, visto que após o periodo de preparação o conhecimento adquirido realmente faz muita diferença no dia a dia.

Algumas pessoas dizem que o tempo/dinheiro gasto não vale a pena e que para pessoas com bastante experiência não faz diferença ter uma certificação.

Qual a opinião e vcs com relação as certificações mais avançadas como por ex (JPA, WS, EJB, Arquiteto), e qual a diferença que elas fazem para um profissional com bastante tempo de experiência no mercado.

Nos dias de hoje elas fazem a diferença na hora da contratação?

As pessoas que criticam certificação o fazem por não ter tirado e não ter opinião valida sobre o assunto?

Qual a opinião de vcs?

Abraços

Oi @tioola. É complicado, porque há realmente opiniões divirgentes sobre o caso. A minha é que é válida sim, principalmente as duas primeiras (OCJA e OCJP), quando falamos do Java 8 (antes, poderia ir direto para a OCJP). Penso que no mínimo é visto como um diferencial (positivo) no seu CV.

Sobre as mais avançadas, eu diria que é importante ter parcimônia. Você estará dedicando bastante energia em uma única linguagem de programação e, possivelmente, em uma tecnologia/especificação (JPA, por exemplo). Nesse caso, é importante avaliar mercado, pensar o que quer para seu futuro profissional e afins.

Por fim, já conversei com quem pediu/perguntou sobre certificações e outros que não tocaram no assunto. Digo que experiência pesa mais que um certificado Java, todavia, considero um plus para seu CV.

Abraços.

Tem pessoas contra e a favor. Dependendo de quem na empresa avaliar seu currículo pode ter opinião diferente.

Aprendi muito estudando pra certificação e isso me abriu muitas portas. Também perdi uma oferta internacional justamente por não ter uma certificação. Network e empresas conhecidas não funciona bem quando você quer sair fora do país, mas lá fora muitas empresas utilizam certificações como um dos principais critérios. Sou regra ou exceção, depende muito.

Se tivermos falando em relacao a certificacoes oficiais de Java da Oracle, eu não vejo muito delas como vantajosos mais.
Ex: A certificacao de Business Component: EJB, EJB já era… ta sendo cada vez menos usado.
Certificaco de Web Services: a maior parte cai coisa sobre SOAP, hoje em dia é tudo REST.
Certificacao de JSF: também sendo substituidos por frameworks mais leves

As que vejo mais interessante são: Programmer 8, Web Component, um pouco da certificacao de JPA.
A de architect não sei opinar, não sei se o s requisitos que pedem nos testes estão atuais com o mercado atual.