Objetivo: Melhor Layout para aumentar de acordo com a resolução (Por exemplo num monitor de 42'')

8 respostas
gregowbr

Bom galera, eu tô aqui pra perguntar algo que provavelmente vcs jah usam ou utilizaram ou estão ai querendo ver também.

Meu programa vai abranger um público que normalmente utiliza meu programa para apresentações e a maioria deles utilizam monitores gigantescos.

Mas como no meu projeto eu preferí optar por Layout NULL pelo fato de alguns objetos terem que ficar muito próximo a outros e as vezes em cima mesmo.

Então agora eu fui testar numa tela de 42’’ tomei um susto, meu GUI ficou lá em cima no canto esquerdo superior.

E aí vai a pergunta, como é que eu faço para definir as coisas em Porcentagens? pois eu quero que, por exemplo, um painel ocupe 20% Horizontal e 50% vertical da tela, Dessa forma o programa vai se adaptar de acordo com o monitor da pessoa.

Alguem tem alguma idéia da melhor forma de fazer isso e com qual Layout?

ou alguma API pq eu não queria ter que deixar de trabalhar com o NULL =/

Obrigado.

8 Respostas

eliangela

Olha… pra vc conseguir trabalhar com layouts da melhor forma possivel, vc terá que fazer as telas digitando tudo na mão.
Meu conselho é vc usar o GridBagLayout que, dependendo da forma que vc usar, irá esticar os campos se vc maximizar as telas.

tutoriais:
http://javafree.uol.com.br/artigo/5792/Tudo-sobre-o-GridBagLayout.html
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/layout/gridbag.html
http://www.angelfire.com/hero/jtutorials/GBL_tutorial/GBL_tutorial.html

Ou, na pior das hipóteses, vc pode deixar essas telas com tamanho fixo, usando o método setResizable(false).

Até mais

sergiotaborda

Cross-Display não é tão simples quando definir as coisas em percentagem. é preciso ter atenção ao tamanho da fonte tb.
Procure por JGoodies e utilize o layout-manager e outras ferramentas deles.

felipedamiani

Cara, segue o conselho da elizangela!

gregowbr

Bom atualmente eu tô utilizando o Netbeans pra fazer o Design pelo fato de ser muito mais simples mover os itens ao invés de definir valores na reta x/y

Cara o negócio é que se eu colocar o GridBagLayout vai desestruturar meu código todo, pq ele foi feito todo pra NULL.

Queria tipo alguma ferramenta pra utilizar dentro do NULL.

Eu sei que o NULL jah eh feito pra não ser adaptado com o Layout Padrão. Mas é que alguns ítens ficam sobrepostos no NULL e eu preciso desse recurso.

Se tiverem mais dicas aí serão bem ouvidas!
Obrigado!

eliangela

Então… como eu te disse… a maior vantagem do Java sobre a maioria das linguagens é que o Java possui diversos gerenciadores de Layout para resolver esses tipos de problema.

Eu acredito que com o NullLayout vc não conseguirá fazer o que vc quer, a não ser que vc deixe as janelas com o tamanho fixo.

É como diz a regra: o jeito mais fácil nunca é o melhor.

Marky.Vasconcelos

Mas por que voce precisa de um componente em cima do outro?

E como LayoutManager eu aconselho o MigLayout.

eliangela

Mark, eu não conheço esse MigLayout. Ele é melhor de trabalhar do que o GridBagLayout?

Obrigada

Marky.Vasconcelos

Eu acho muito melhor.
Bem mais simples.

E ainda está na lista para entrar no JDK 7.

Criado 25 de novembro de 2009
Ultima resposta 26 de nov. de 2009
Respostas 8
Participantes 5