Olá galera como eu faço para um objeto acessar um atributo de mesma classe? Abraço
Objeto acessando os atributos da classe
H
5 Respostas
class A {
private int x;
public int getX() {
return x;
}
}
class B {
public B() {
A a = new A();
a.getX();
}
}
H
Gostaria de acessar o atributo SalarioFuncionario. teria como?
public class Ex1
{
public Ex1()
{
int quantidadeFuncionarios = 0;
float salarioFuncionario = 3500, deposito, saque; // quero acessar esse atributo atraves de um objeto.
float totalSalarios = 0,saldo,saldoatual;
float mediaSalarial = 0;
int idade,x;
//variável contadora para laço
int contadora = 0;
quantidadeFuncionarios = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite a quantidade de funcionários","Número de funcionários",JOptionPane.QUESTION_MESSAGE));
idade = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digita a Idade do Funcionário"));
saque=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Valor do saque"));
saque(saque);
deposito=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Salario anterior"));
while (contadora < quantidadeFuncionarios)
{
contadora++;
salarioFuncionario = Float.parseFloat(JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite o salário do funcionário","Salário",JOptionPane.QUESTION_MESSAGE));
totalSalarios = totalSalarios + salarioFuncionario;
}
mostra(totalSalarios,mediaSalarial,quantidadeFuncionarios);
}
public static void main(String[] args)
{
new Ex1();
}
public float mostra(float totalSalarios,float mediaSalarial,float quantidadeFuncionarios)
{
System.out.println("TOTAL SALARIOS"+ totalSalarios);
mediaSalarial = totalSalarios / quantidadeFuncionarios;
System.out.println("Média Salarial = " + mediaSalarial);
return 0;
// System.exit(0);
}
public float saque(float saque)
{
Ex1 Obj = new Ex1(); // aqui ao inves de passar o valor do salario do Funcionario eu queria acessar o atributo atraves de um objeto. É possivel. Tentei fazer não sei se está certo. Aqui no caso se a pessoa sacar 10 reais vai ser descontado do salario.
switch(saque)
{
case 10:
Obj.= saque-salarioFuncionario;
}
return 0;
}
}
Na verdade salarioFuncionario não é um atributo, e sim uma variável que foi declarada dentro do construtor, para ser atributo você deve fazer o seguinte
public class Ex1 {
private float salarioFuncionario;
public Ex1 () .....
H
Desculpa me confundi. Mas então eu quero acessar a variavel. Só isso. Preciso criar um atributo então? não tem como fazer mais simples?
Não tem como acessar uma variável criada em um outro método! Se quiser compartilhar o seu uso você pode fazer através da criação de um atributo!
Criado 13 de abril de 2010
Ultima resposta 13 de abr. de 2010
Respostas 5
Participantes 2
Alura Sistemas operacionais: entenda seu conceito e suas funções Descubra o que são sistemas operacionais, suas funções e tipos. Aprenda tudo de forma clara e objetiva. Não perca tempo!
Casa do Codigo Orientacao a Objetos: Aprenda seus conceitos e suas... Por Thiago Leite e Carvalho — Casa do Codigo