Objetos em C

Alguém conhece algum material sobre programar no paradigma de Orientacao a Objetos em C?

(Obs: C, e não em C++)

Olá

Não!

O C++ foi criado justamente pela ausência de OO no C. O C++ foi criado usando C e talvez algum maluco possa dizer no limite que é possível programar OO usando C. Na prática não vale a pena reinventar a roda.

[]s
Luca

Google… achei uns pdfs e htmls mto bons uma epoca atras… o gnome tmb usa de monte isso, se source code de exemplo eh o q vc tmb quer :wink:

Procura por “c object orientation”, “c oo”, qq coisa relacionada… nao eh um material que tem em cada esquina, mas tmb nao eh tao phpda de achar…

Rafael

Eu conheço pelo menos um sistema feito totalmente em C (nada de ++) que é OO :shock:

Sei lá se pensaram nisso, se internamente é assim mesmo, mas a API (única parte que eu conheço) é uma baba de usar só pensando nos conceitos de OO.

Claro que não existem os objetos (com métodos, herança, encapsulamento & cia) mas (quase) todos esses conceitos estão lá, implementados a torto e a direito em composições de métodos (ponteiros e mais ponteiros :o ) e estruturas de dados.

Ah … é o Action Request System da Remedy (ARS pros íntimos).

E não, eu não tentaria fazer um sistema OO em C … trabalho demais pra retorno de menos. (em tempo, o ARS é velhinho, na época do lançamento acho que C++ ainda não era muito comercialmente viável)

[quote=“vamorim”]Alguém conhece algum material sobre programar no paradigma de Orientacao a Objetos em C?

(Obs: C, e não em C++)[/quote]

Tinha um PDF, mas apaguei ha um tempo atras - talvez garimpando no Google voce encontre…

Em todo caso veja este link: http://sunsite.nstu.nsk.su/sunworldonline/swol-10-1995/swol-10-ooc.html

BTW, a API do GTK/Gnome pode servir como exemplo pratico…

Marcio Kuchma

Bom, ja que mencionaram a API da GTK, comece dando uma olhadda na GLIB, que eh a base de tudo :smiley:

No fim das contas, OOP eh um conceito, e vc pode implementar ateh em assembly se quiser. O “tchans” de ter isso direto na linguagem é que vc não precisa se contorcer com structs cheias de ponteiro pra funcao :smiley:

Olá

Márcio, este link com o Sun World on line de 10/95 (Last updated: 4 October 1995) é do tempo em que a Internet precisava de telefonista com manivela para completar a ligação.

Brincadeira, o link é muito legal e ainda aponta para um outro que mostra as maravilhas do Netscape 2.0 que usa Java. Veja que pérola:[list]“Netscape’s next generation
…The first public demo of Java applets running on an alpha of Navigator 2.0 that occurred during Unix Expo in New York in September generated considerable enthusiasm from a turn-away crowd at Sun’s Java Day session. The fact that Sun’s Java programmers worked long hours to help prepare this demo hints at the prominence Java will enjoy in the forthcoming Netscape application suite. …”[/list]
Vale a pena ler.

[]s
Luca

OO em C?

existe sim … procure por Objective C no google.

é muito usado no MAC.

Objective C eh outra linguagem e, apesar de eu achar a sintaxe dela uma bizarrice sem tamanho, até que é legalzinho de programar. Mas, já que o assunto dessa thread eh C “puro”… :wink:

Só explicando umas dúvidas. Nesse post o vinci (vamorim) quer saber de simular programação OO com C. É pra uma disciplina aqui da universidade que é obrigatório o uso de C pra fazer um compilador.

Bom, se eh assim, entao dá, como o pessoal da GLIB, GTK e Gnome demonstrou :wink:

uehuehuehuehue - fosseis a parte… :smiley:

Marcio Kuchma