Objetos em sessão do jsf richfaces

pessoal de vez enquando no log do servidor acusa que meu manager bean anotado com scopo session necessita ser serializado! que controle deve ser feito para esses beans o que falta? porque esta pedindo para serializar?

Após passado um long período de tempo sem atividade os Beans que possuem um escopo muito “longo”
acabam sendo serializados para o disco de modo à aliviar a memória do servidor. Por isso é preciso que
tais beans sejam anotados como SessionScoped ou ApplicationScoped, precisam implementar java.io.Serializable.
Acho que ViewScoped e ConversationScoped (no CDI) devem possuir o mesmo requerimento.

[quote=dev.rafael]Após passado um long período de tempo sem atividade os Beans que possuem um escopo muito “longo”
acabam sendo serializados para o disco de modo à aliviar a memória do servidor. Por isso é preciso que
tais beans sejam anotados como SessionScoped ou ApplicationScoped, precisam implementar java.io.Serializable.
Acho que ViewScoped e ConversationScoped (no CDI) devem possuir o mesmo requerimento.[/quote]

vlw pela resposta mas vamos ver se eu entendi

anotados como SessionScoped ou ApplicationScoped = é a mesma coisa que mapear no xml só que em anotação correto. pois eu uso no xml mesmo.

precisam implementar java.io.Serializable = colocar nas classes que são session um implements serializable.

ViewScoped e ConversationScoped (no CDI) devem possuir o mesmo requerimento= ?

Eu não sei te responder pq com o Glassfishv2 e JSF1.x isso nunca foi um requerimento. Talvez ele usasse outro modelo de persistência
de sessão por padrão.

Agora, se vc estiver usando o Glassfishv3 e JSF2 e/ou CDI, beans anotados com @SessionScoped ou @ApplicationScoped requerem a
implementação da interface java.io.Serializable.

Quanto aos @ViewScoped (JSF2) e @ConversationScoped (CDI) eu não sei te dizer com certeza se existe o mesmo requerimento. Mas eu
imagino que sim posto que Beans nesses escopos podem ter uma longa duração.

erro grave de parar a aplicação não ocorre eu só vejo saindo pelo log do servidor mas tudo funciona normal