Obter data atual

4 respostas
W

Olá Pessoal, estou fazendo um método em uma classe, aonde estou tentando armazenar em uma String uma data, para isso, estou usando o seguinte recurso:

Date datax = new Date();
String dataAtual = datax.toLocaleString().substring(0,10);

Fazendo isso, a IDE (Netbeans) me retorna o seguinte Alerta:

#Java.util.Date has ben deprecated

Detalhe… eu testei isso na Ide JCreator, e vai na boa…
O que devo fazer pra resolver isso?

4 Respostas

D

“wheber”:
Olá Pessoal, estou fazendo um método em uma classe, aonde estou tentando armazenar em uma String uma data, para isso, estou usando o seguinte recurso:

Date datax = new Date();
String dataAtual = datax.toLocaleString().substring(0,10);

Fazendo isso, a IDE (Netbeans) me retorna o seguinte Alerta:

#Java.util.Date has ben deprecated

Detalhe… eu testei isso na Ide JCreator, e vai na boa…
O que devo fazer pra resolver isso?

Não usar java.util.Date e sim Calendar

GregorianCalendar calendar = new GregorianCalendar(); Date data = calendar.getTime();

:grin:

J

O metodo toLocaleString() não deve ser mais utilizado, na verdade se você testar vai ver que funciona, mas não deve ser usado, e o JCreator não faz esse tipo de verificação!

SimpleDateFormat formatador = new SimpleDateFormat(); Date data = new Date(); String dataAtual = formatador.format(data);

Tem que tratar as exceções aí!

M

quando aparece essa mensagem, quer dizer que existe um metodo melhor para usar, e que provavelmente numa versao futura do jsdk será eliminado de sua biblioteca.

J

Quando aparecer esse tipo de mensagem consulte a API Java:
http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/index.html
(essa é da versão 1.4.2)

Lá está indicado qual classe deve ser usada no lugar da que está depreciada.

No caso do Date a API tem 2 classes, uma do pacote java.sql e outra do java.util (que é a que você está usando). Na especificação da classe vai encontrar:
“Unfortunately, the API for these functions was not amenable to internationalization. As of JDK 1.1, the Calendar class should be used to convert between dates and time fields and the DateFormat class should be used to format and parse date strings.”

Criado 3 de julho de 2006
Ultima resposta 6 de jul. de 2006
Respostas 4
Participantes 5