vcs têm me ajudado muitíssimo com o desenvolvimento de uma aplicação que eu estou envolvido, e agradeço muito!!! Porém eu ainda sou “novo” no java e estou com mais uma dificuldade. A aplicação que eu estou desenvolvendo é uma aplicação de ETL e a mesma pode apresentar erros. O que eu quero fazer mas não sei como, é obter o código e/ou a descrição dos erros que ocorrem para armazenar numa tabela de logs. Eu devo utilizar algum método dos objetos da classe Exception? Agradeço desde já a ajuda… valeu.
Cara, eu não sei o que é ETL. Entretanto, se você pesquisa por criar logs e etc, recomendo-te a a dar uma lida rápida em um artigo aqui do GUJ: http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.2.1.guj que trata de um pacote da Core API do java que fornece um sistema simples (mas bem bacana) de se criar/utilizar logs.
Se ainda assim você necessitar de algo mais “avançado”, pode dar uma lida aqui -> http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.130.1.guj, que fala sobre um outro logger muito bom e extensamente utilizado pelos java loggers ^^.
Sobre salvar “o que” dos erros, sim, aconselho-te a usar métodos das classes de Excessão. Exemplos de coisas interessantes (ou não) que você pode usar delas: exception.getStackTrace() [importante para detecção de erros], exception.getMessage() [pouco útil].
[quote=hfernandes]e como eu faço para armazenar o exeception.getMessage() em uma tabela?
se eu não quiser trabalhar com nenhuma destas Api’s
obrigado[/quote]
Cria uma conexão com o banco ué… mas vai ficar um monte de try{ } catch{ } aninhado, sei lá… Nunca pensei em fazer isso. Na verdade, acho que o LOG4J tem recurso para gravar “automaticamente” os logs no banco. Mais fácil que fazer na mão né…
[quote=hfernandes]e como eu faço para armazenar o exeception.getMessage() em uma tabela?
se eu não quiser trabalhar com nenhuma destas Api’s
obrigado[/quote]
Cara, salvar numa tabela do BD? Basta você criar uma conexão e deixar uma maneira fácil de se salvar esses dados. Um exemplo seria uma classe com um método estático que salvaria essas informações pra você.