Obter parametros de um método em tempo de execução

10 respostas
cristian_clever

Bom dia pessoal!

Estou estudando um forma de, ao ocorrer uma exceção qualquer dentro da aplicação … eu possa obter os valores correntes (Dinamicamente… ou seja sem conhecer em qual método eu estou) dentro do método onde este erro teve início.

A idéia é facilitar a vida da equipe de desenvolvimento, que recebe a exceção por email (com o stack), a linha onde foi gerado o erro… mas não sabe quais parâmetros foram utilizados no método,e que ocasionaram o erro.

Uma das idéias que tive, é utilizar um Filter de forma a manter sempre os parametros do último request (neste caso em especial, a aplição é JSF) no contexto da sessão do usuário, porém eu não gostaria de me ater a esta idéia… eu gostaria de algo mais “localizado” e independente dõ meio da aplicação …como o fato de serweb, ou ejb…etc.
Essa idéia, acima ira atacar o início do erro, e não o local exato em especial.

Sugestões são bem vindas!
Obrigado!

10 Respostas

pablosaraiva

@SuppressWarnings("unchecked") public void dumpMyInfo(Object obj) { Class[] paramTypes; for (Method m: obj.getClass().getMethods()) { if (m.getDeclaringClass() != obj.getClass()) { continue; } paramTypes = m.getParameterTypes(); if (paramTypes.length == 0) { System.out.println(m.getName()); try { System.out.println(m.invoke(obj)); } catch (Exception e) { } } } }

Chame este método passando o objeto em questão como parâmetro.

Ele vai imprimir no console todos os métodos do objeto que não necessitam de parâmetros (ou seja, os gets e mais alguma coisa) seguido do valor que o método retornou.

Outra verificação que coloquei foi pra rodar apenas os métodos declarados na classe, não os das superclasses.

Caso queira rodar todos, independente de ser método de superclasse, retire a seguinte parte do código:

if (m.getDeclaringClass() != obj.getClass()) { continue; }

Boa sorte! :smiley:

pablosaraiva