Obter total de impressões realizadas por uma impressora

Olá pessoal!!!

Procurei no google mas não obtive muito êxito na busca (talvez tenha usado termos incorretos - “java printer attributes total printed pages”, sei lá), então recorro a esse grande grupo de desenvolvedores!

É o seguinte, tenho várias impressoras na rede, e preciso monitorar o total de impressões realizadas ao longo dos dias para poder emitir no final do mês um relatório com os totais impressos por cada impressora, tipo um resumo:

Impressora X: 1521 impressões
Impressora Y: 3214 impressões

e por aí vai.

Só que eu estou num dilema, eu consigo obter o total de impressões de uma impressora? Pelo que eu pesquisei, uma impressora pode ter um contador (que nunca zera), que armazena o total de impressões feitas por ela ao longo de sua vida útil. Meu monitoramento seria no sentido de chegar no fim do mês sabendo que no dia 1 o contador estava em 1321 e no fim estava em 1421, me indicando que 100 impressões foram realizadas nesse período.

Também cogitaram aqui a hipótese de eu listar todas as impressões feitas por uma impressora num determinado período e quem as fez, mas primeiro vou tentar resolver esse problema dos totais. Só que eu preciso da ajuda de vcs! Alguém já precisou fazer algo do tipo, e pode me dar uma força pra eu dar meus passos???

Muito obrigado desde já!!!

Rodrigo

Bem… para começar a impressora precisa ter esse tal contador.

Essa impressora utilizada, tem tal contador?

Se tiver o contador, é possível acessar esse valor? Como?
No manual da impressora, ou num manual técnico existe a explicação da forma de fazer isso?

Se tiver, aí dependendo de como for, é que dá pra saber o que é que tem que fazer no seu programa.

Se alguma dessas resposta for não, os trabalhos de impressão deverão obrigatoriamente passar por um programa seu para poder contar os trabalhos.
Claro, um programa desse nao deve ser muito simples de fazer.

Mas talvez já tenha algum sistema pronto pra fazer isso.

Isso é a opinião de quem nunca fez nada relacionado a isso na vida… :slight_smile: mas vai ser por aí…