Obter valor de atributos de componentes customizados

Pessoal, estou criando um componente customizado onde crio um atributo nele da seguinte maneira:

<cc:attribute name="mask" />

No entanto, meu atributo deve ser internacionalizado E dinâmico, criei um converter para tratar um dos atributos dele, que é um campo de máscara para data e hora. O que isso significa?

Significa que se o programador criar uma máscara tipo: dd-MM-yyyy HH:mm:ss ele tem que exibir uma data na view neste formato…e precisa converter a string para um objeto Date. No caso, o programador pode criar a máscara assim por exemplo: MM-dd, ou dd/MM/yy, ou simplesmente HH:mm. Eu não tenho como garantir qual máscara será utilizada.

No converter eu preciso conseguir pegar o valor deste atributo que criei “mask”, preciso obter o valor informado pelo programador, seja através do FacesContext, UIComponent, não sei…de alguma forma!

Estou usando jQuery no componente e utilizando um HtmlInputText para o componente também.

Uma idéia resumida é: eu preciso pegar o valor do atributo, mas ele não está ligado a uma entidade nem managed bean. Ele é um atributo utilizado somente no componente! Obrigado!