Olá amigos do guj, hoje depois de 4 meses de estudo efetivos, consegui ser aprovado no exame de certificação OCE EJBD 1Z0-895.
Esse ano tem sido muito corrido para mim. Trabalhando muito, fazendo monografia da pós, viajando, dando atenção pra esposa e filha pequena, realmente muito corrido.
Entretanto meu objetivo era de conseguir 2 certificações esse ano, OCPJWCD e OCE EJBD, no mês de maio consegui a de Web component, mas por conta de monografia da pós e por conta do trabalho (Aqui em sampa é muita correria, SCRUM!!!), a de ejb acabou atrasando muito, não consegui ter tempo de estudar regularmente.
Ms como a meta era conseguir as duas certificações, dei um gás pra terminar a monografia e dai sim consegui 2 horas por dia pra me dedicar
ao Livro Enterprize Java Beans 6º Ed em PDF e também ao Study Notes do Ivan A Krizsan do coderanch que é excelente. Somente esses 2 livros é suficiente pra vc entender a semantica do ejb e as especificações de forma simples. E ainda li tb boa parte das especificações do EJB 3.1 (Achei muito massante e pouco didático).
Comprei o simulado e enthuware EJB plus v6, que ajudou bastante a memorizar as especificações. Esse simulado é muito parecido com a prova, praticamente no mesmo nível. Nesse simulado minha média era de 70%. Algumas questões do simulado foram identicas na prova.
nos ultimos 30 dias foi que eu realmente me dediquei a finco. Estudava 4 horas por dia durante a semana de segunda a quinta-feira, fim de semana nao por conta da familia, aproveitava pra descansar a cabeça e dar atenção pra minha filha de 4 anos e minha esposa.
Com relação a prova, realmente foi muito foda.
Gostei do sistema da PersonVue, a prova não possui questões drag and drop, entretando um ponto negativo é a quantidade excessiva de código nas questões e o tempo de prova que achei apertado sendo de 1h50min.
No inico do teste foi tranquilo, annotations e session beans, especificação, provider service, estranho ter caido uma questão de web services ex,: anotar a classe para ser um web service e expor um método lah, mas foi fácil use @WebService e @WebMethod.
Depos de 30 min de teste ja tinha respondido 20 questões, a a partir dai fui bombardeado com questões com enunciados grandes e com muito código na tela, tipo interfaces com annotations, classes em sequancia que impementavam a interface local e remota, Tcom annotation de transaction atributes etc, a dai uma barra de rolagem pra vc ir até as respostas, atrapalhava pq tinha que memorizar o enunciado e o código tb identificar as pegadinhas pra marcar a resposta correta. Realmente esse é o unico ponto negativo, ficou muito poluido a tela com o código inteiro lah, era mais o esquema do exibit da prometric do SCJP.
Muitas questões de Deployment Descriptor ejb-jar.xml, principalmnete relacionada a segurança roles, securit-ref, etc… naquele mesmo esquema de tela poluida enunciado grande com um cenário com um extenso xml no meio.
Com isso eu acabava levando mais tempo pra entender a questão por conta do texto extenso e dos coxigos xml misturado, e nessa os 1h50min acaba sendo pouco na minha opinião.
Fui bem no começo mas no fim acabei indo muito mal, questões de segurança com xml nao acertei nenhuma e comprometeu meu score.
Mas graças a Deus consegui ainda passar com 63%. Score baixo mas pra quem tá na correria é válido.
Fica aqui minha dica, pratiquem bem o xml, é quase que decoreba mesmo, Transactions, interceptors, Singleton, interface view e no-interface view cairam razoavelmente. Segurança com annotations sobrescrita com xml caiu bastante. no restante é as annotations mesmo e o timer service que foi massa tb. Descreviam o cenário e a gente tinha que dizer se ia usar o timer programaticamente ou via annotation @Schedule.
Estou muito cansado pra tirar outra esse ano. Mas pro ano que vem ja penso em WebServices e JPA.
Abraços e boa sorte pra quem tá na luta…