OCE EJBD Pass! - EJB 3.1 Mais um objetivo alcançado

Olá amigos do guj, hoje depois de 4 meses de estudo efetivos, consegui ser aprovado no exame de certificação OCE EJBD 1Z0-895.

Esse ano tem sido muito corrido para mim. Trabalhando muito, fazendo monografia da pós, viajando, dando atenção pra esposa e filha pequena, realmente muito corrido.

Entretanto meu objetivo era de conseguir 2 certificações esse ano, OCPJWCD e OCE EJBD, no mês de maio consegui a de Web component, mas por conta de monografia da pós e por conta do trabalho (Aqui em sampa é muita correria, SCRUM!!!), a de ejb acabou atrasando muito, não consegui ter tempo de estudar regularmente.
Ms como a meta era conseguir as duas certificações, dei um gás pra terminar a monografia e dai sim consegui 2 horas por dia pra me dedicar
ao Livro Enterprize Java Beans 6º Ed em PDF e também ao Study Notes do Ivan A Krizsan do coderanch que é excelente. Somente esses 2 livros é suficiente pra vc entender a semantica do ejb e as especificações de forma simples. E ainda li tb boa parte das especificações do EJB 3.1 (Achei muito massante e pouco didático).

Comprei o simulado e enthuware EJB plus v6, que ajudou bastante a memorizar as especificações. Esse simulado é muito parecido com a prova, praticamente no mesmo nível. Nesse simulado minha média era de 70%. Algumas questões do simulado foram identicas na prova.

nos ultimos 30 dias foi que eu realmente me dediquei a finco. Estudava 4 horas por dia durante a semana de segunda a quinta-feira, fim de semana nao por conta da familia, aproveitava pra descansar a cabeça e dar atenção pra minha filha de 4 anos e minha esposa.

Com relação a prova, realmente foi muito foda.
Gostei do sistema da PersonVue, a prova não possui questões drag and drop, entretando um ponto negativo é a quantidade excessiva de código nas questões e o tempo de prova que achei apertado sendo de 1h50min.

No inico do teste foi tranquilo, annotations e session beans, especificação, provider service, estranho ter caido uma questão de web services ex,: anotar a classe para ser um web service e expor um método lah, mas foi fácil use @WebService e @WebMethod.
Depos de 30 min de teste ja tinha respondido 20 questões, a a partir dai fui bombardeado com questões com enunciados grandes e com muito código na tela, tipo interfaces com annotations, classes em sequancia que impementavam a interface local e remota, Tcom annotation de transaction atributes etc, a dai uma barra de rolagem pra vc ir até as respostas, atrapalhava pq tinha que memorizar o enunciado e o código tb identificar as pegadinhas pra marcar a resposta correta. Realmente esse é o unico ponto negativo, ficou muito poluido a tela com o código inteiro lah, era mais o esquema do exibit da prometric do SCJP.

Muitas questões de Deployment Descriptor ejb-jar.xml, principalmnete relacionada a segurança roles, securit-ref, etc… naquele mesmo esquema de tela poluida enunciado grande com um cenário com um extenso xml no meio.

Com isso eu acabava levando mais tempo pra entender a questão por conta do texto extenso e dos coxigos xml misturado, e nessa os 1h50min acaba sendo pouco na minha opinião.

Fui bem no começo mas no fim acabei indo muito mal, questões de segurança com xml nao acertei nenhuma e comprometeu meu score.

Mas graças a Deus consegui ainda passar com 63%. Score baixo mas pra quem tá na correria é válido.

Fica aqui minha dica, pratiquem bem o xml, é quase que decoreba mesmo, Transactions, interceptors, Singleton, interface view e no-interface view cairam razoavelmente. Segurança com annotations sobrescrita com xml caiu bastante. no restante é as annotations mesmo e o timer service que foi massa tb. Descreviam o cenário e a gente tinha que dizer se ia usar o timer programaticamente ou via annotation @Schedule.

Estou muito cansado pra tirar outra esse ano. Mas pro ano que vem ja penso em WebServices e JPA.
Abraços e boa sorte pra quem tá na luta…

PArabens kra !
Estou estudando pra ela, caiu muitas questoes relativas a ejb3.1?

Valeu!

Olá amigo, sim bastante questao sobre ejb 3.1, Singletons Beans, beans no-interface view, timerservice e scheduleExpression.

Boa sorte!!

paulo1911,

Parabéns pela aprovação e pelo esforço para conquistar a certificação… Estou esperando meus livros sobre EJB [que comprei na amazon a um mês] chegarem pra iniciar meus estudos para esta mesma prova… Minha meta é estudar 4 meses antes de fazer esta prova…

Obrigado também por compartilhar o que sentiu sobre esta prova.

Abraço e muito sucesso!

Parabéns !! e bem vindo ao time EJB :smiley:

parabens… não só pela prova mas principalmente pela correria…

Parabéns.

Até fevereiro quero fazer essa certificação.

Estou estudando pelo mesmo livro… 750 pgs… já to quase acabando de ler a primeira vez.

Parabéns mano! [=

obs.: Está no beta ainda?

Valeu pessoal, lembrando que a prova é oficial. Não é mais beta!!

abraços

Eu estava para abrir um tópico aqui no guj para perguntar especificamente dos xmls, e pelo jeito não vai ser desculpa, vai ter que ser decoreba nos xmls. Acho que vou penar também, pois não tenho memória boa não :smiley:

Excelente conquista. Vou estudar para essa certificação também (inclusive acabei de comprar o simulado do Enthuware). =D
Parabéns.

Oi Pessoal,

Vale a pena estudar pelo Head First EJB (Brain-Friendly Study Guides; Enterprise JavaBeans) ou está muito desatualizado?

Abraço,
Rodolfo

O Head First está muito desatualizado. Estude pelo Enterprize Java Beans da O’Reily. e pela Especificação EJB 3.1.
Boa sorte

Cara, otimas as suas dicas. Vou tirar bastante proveito delas.

E parabéns pela conquista. Se não for na marra e no sufoco nada acontece, praticamente.
Congrats.

Parabéns, pode dizer como foi a ordem de leituras sua? Leu o livro primeiro?

Outra coisa, vc leu o livro Enterprise Javabeans 3.1 todo? ou apenas algumas partes?

Vc fez resumos dos tópicos do livro ou apenas leu?

Desde já agradeço pela atenção.

Olá amigo, primeiramente li o livro EJB 3.1, em seguida li o guia de estudo do Ivan Krizan do coderanch, e depois fiz as minhas anotações mesmo no caderno e lia de vez en quando antes de fazer os mocks.

Inicie pelo livro, a parte de jpa e persistencia nao precisa ler. SOh li memso sobre o ejb 3.1.

Boa sorte e bons estudos.

Olá,

Alguém sabe dizer se o conteúdo da prova abrange alguma coisa de EJB 2.1? Pergunto pq na especificação fala bastante da EJB 2.1.

Abraços!

Olá amigo, nessa prova pra mim eu nao recebi nada especifico da ejb 2.1, a não ser a parte de segurança com os xmls e interceptors com xml, o xml tem precedencia sobre as anotations.

fica a dica