OCE JSP and Servlet Developer, JEE 6 [ 1Z0-894 ] - 91%

E ae pessoal.

Como eu disse em alguns tópicos sobre esta certificação, eu estava praticamente pronto pra prestar ela, e ontem (09/08/2011) foi o grande dia.

No dia anterior refiz o simulado do nullhaus e reli metade da especificação de Servlets 3, e fui dormir.

Antes da prova consegui ver um pouco mais da especificação, o que foi bom porque algumas questões foram exatamente sobre coisas que não lembrava e tive oportunidade de relembrar somente com uma passada rápida de olho.

Sobre a prova, foram 57 questões, com nota de corte de 60%.

Das 57 questões, 21 foram sobre a nova especificação de Servlets, e 36 questões sobre a especificação antiga, eu esperava mais questões sobre a especificação nova.

Achei a prova mal elaborada, tinham muitas questões juntas sobre a mesma coisa, ex: teve 4 questões seguidas sobre UnavailableException, que mostravam a mesma situação.

O que mais caiu foi sobre JSP: EL, EL functions, JSTL e JSP standard actions, às vezes tudo isso misturado, pra confundir.

Muitas questões eram pegadinhas, em que você tinha que decorar as tags e atributos de EL, JSTL e standard actions.

Também caiu bastante coisa sobre conceitos, ex: quais os efeitos de chamar o método GET, POST, PUT, DELETE.

Não caiu nenhuma questão sobre custom tags, (estudei muito), e nenhuma de design patterns.

Caíram umas 2 questões sobre segurança da versão antiga, e umas 2 sobre as novas anotações de segurança.

Sobre a especificação nova, caíram umas 5 ou mais questões sobre AsyncListener, AsyncContext, etc.

Algumas sobre segurança, como já falei.

Uma questão que a resposta era a anotação @MultipartConfig, mas era pegadinha porque tinha outras opções de anotações também.

Algumas que tinha servlets declarados usando anotações, com pegadinhas também nos atributos.

Mas em geral as questões foram mais fáceis que o mock do nullhaus.

Para quem já está estudando para a versão 5, eu recomendo ler a especificação e fazer o mock do nullhaus e tentar a versão 6, porque a nota de corte é menor, e você vai ficar com uma certificação mais atualizada.

Fiz a prova em 1 hora, e passei 15 minutos revisando a prova.

Quando terminei, cliquei em finish e demorou uns 5 segundos pra aparecer o resultado. Quando viq ue tinha passado com 91%, fiquei super feliz porque esperava uma nota mais baixa. Curiosamente, esse também foi meu score na SCJP 6.

Agora vou começar os estudos para a certificação para EJB 3.1.

Curiosidade:

No centro de treinamento que eu fiz a prova, eles também dão cursos da Oracle.

De curiosidade, perguntei sobre os cursos obrigatórios para a certificação de arquiteto.

Eles tem 2 dos 3 cursos que são pedidos, um com 4 dias, outro com 5 dias. Preço: 3500 reais cada.

Olá andreiribas

Cara que ótimo relato, PARABÉNS por mais essa conquista.

Estou estudando para essa também.

Vlw.

Grande andreiribas,

Parabéns pela conquista rapaz, e obrigado por compartilhar suas experiências aqui conosco.

Estou estudando pra prova de WEB também, mas pelo material da prova 5. Estou com a especificação Servlet 3 aqui na pilha pra ser lida.
Seu relato me deixa com mais vontade de prestar direto a prova do 6.

Abraço

Parabéns. Excelente score.

Espero que as dicas do meu tópico tenham ajudado. :lol:

Também vou tentar a de EJB, até comecei a ler o Enterprise JavaBeans 3.1, depois passei pro Pro JPA2 e agora não sei qual das duas tiro primeiro. :?

Parabéns.
Vinha estudando pra versão 5, mas vo fazer a versão 6 mesmo.
Pretendo marcar pra esse mês ainda.
Vou seguir suas dicas pra conseguir passar também. Valeu.

Valeu pelas mensagem de apoio galera.

Espero que todos também consigam tirar essa certificação.

[quote=Jairo Junior]Parabéns. Excelente score.

Espero que as dicas do meu tópico tenham ajudado. :lol:

Também vou tentar a de EJB, até comecei a ler o Enterprise JavaBeans 3.1, depois passei pro Pro JPA2 e agora não sei qual das duas tiro primeiro. :? [/quote]

Jairo, tuas dicas foram muito valiosas.

Espero que as minhas tamnbém sejam.

Obrigado.

Eu já li o Use a Cabeça para versão 5. Quais partes da JSR eu devo focar para essa prova?

Da JSR nova? Servlets 3?

Faça o mock do nullhaus, e se aparecer uma dúvida estude pela especificação.

-Na minha opinião, é obrigatório conhecer todas as anotações e seus atributos, pelo menos.

-UnavailableException caiu também.

-A parte de AsyncContext e AsyncListener também parece que cai muito. Digo parece, porque tanto no meu relato quando no do Jairo apareceram essas questões.

Como essa peova é muito recente, não temos base para dizer quais assuntos são priorizados.

O ideal é ler uma vez toda a especificação e fazer o mock.

[quote=andreiribas]Da JSR nova? Servlets 3?

Faça o mock do nullhaus, e se aparecer uma dúvida estude pela especificação.

-Na minha opinião, é obrigatório conhecer todas as anotações e seus atributos, pelo menos.

-UnavailableException caiu também.

-A parte de AsyncContext e AsyncListener também parece que cai muito. Digo parece, porque tanto no meu relato quando no do Jairo apareceram essas questões.

Como essa peova é muito recente, não temos base para dizer quais assuntos são priorizados.

O ideal é ler uma vez toda a especificação e fazer o mock.[/quote]

Beleza, valeu.
Irei seguir suas recomendações.
Vou comprar o JWeb+ V6.
Quero fazer a prova pra esse mẽs ainda ou começo do proximo. hehe
Valeu.

Eu tinha o retake, e se eu não passasse de primeira teria comprado o Jweb+ também, porque ele está bem barato.

Fiz o simulado trial do JWeb+, e achei bem mais difícil que a prova.

Acho que só o TK e o mock do nullhaus já são suficientes pra prova.

Fiz a prova hoje, e passei :smiley:
Realmente seguindo o que foi dito no tópico não tem erro.
Eu comprei o JWeb + V6 e achei ótimo, recomendo fortemente.

Valeu. =)

[quote=malokas]Fiz a prova hoje, e passei :smiley:
Realmente seguindo o que foi dito no tópico não tem erro.
Eu comprei o JWeb + V6 e achei ótimo, recomendo fortemente.

Valeu. =)[/quote]

Legal malokas.

Parabéns.

Parabéns meu querido e bem vindo ao time :wink: !!!

parabens aos dois aventureiros que prestaram e passaram nessa prova recente…

e o inglês da prova, como que está? muito dificil? as pegadinhas foram muitas, + ou - que a antiga scjp?

comecei a estudar inglês bem recentemente, pretendo estudar mais uns 6 meses, depois começar a também estudar para essa prova…

O inglês eu achei tranquilo. Acho que você poderia pegar a versão trial o JWeb+ pois lá você teria uma ideia como é o nível do inglês e o nível da prova.
Mas a prova chega a ser mais fácil que o simulado.
A minha prova caiu praticamente de tudo. O que caiu pouco foi design patterns, só teve uma questão.

obrigado pela resposta malokas

Galera,
Vocês que fizeram ou estão estudando para a prova, podem me dar um help nesse tópico?

http://www.guj.com.br/java/253573-duvida-jwebplus

valeu.