E ae pessoal.
Como eu disse em alguns tópicos sobre esta certificação, eu estava praticamente pronto pra prestar ela, e ontem (09/08/2011) foi o grande dia.
No dia anterior refiz o simulado do nullhaus e reli metade da especificação de Servlets 3, e fui dormir.
Antes da prova consegui ver um pouco mais da especificação, o que foi bom porque algumas questões foram exatamente sobre coisas que não lembrava e tive oportunidade de relembrar somente com uma passada rápida de olho.
Sobre a prova, foram 57 questões, com nota de corte de 60%.
Das 57 questões, 21 foram sobre a nova especificação de Servlets, e 36 questões sobre a especificação antiga, eu esperava mais questões sobre a especificação nova.
Achei a prova mal elaborada, tinham muitas questões juntas sobre a mesma coisa, ex: teve 4 questões seguidas sobre UnavailableException, que mostravam a mesma situação.
O que mais caiu foi sobre JSP: EL, EL functions, JSTL e JSP standard actions, às vezes tudo isso misturado, pra confundir.
Muitas questões eram pegadinhas, em que você tinha que decorar as tags e atributos de EL, JSTL e standard actions.
Também caiu bastante coisa sobre conceitos, ex: quais os efeitos de chamar o método GET, POST, PUT, DELETE.
Não caiu nenhuma questão sobre custom tags, (estudei muito), e nenhuma de design patterns.
Caíram umas 2 questões sobre segurança da versão antiga, e umas 2 sobre as novas anotações de segurança.
Sobre a especificação nova, caíram umas 5 ou mais questões sobre AsyncListener, AsyncContext, etc.
Algumas sobre segurança, como já falei.
Uma questão que a resposta era a anotação @MultipartConfig, mas era pegadinha porque tinha outras opções de anotações também.
Algumas que tinha servlets declarados usando anotações, com pegadinhas também nos atributos.
Mas em geral as questões foram mais fáceis que o mock do nullhaus.
Para quem já está estudando para a versão 5, eu recomendo ler a especificação e fazer o mock do nullhaus e tentar a versão 6, porque a nota de corte é menor, e você vai ficar com uma certificação mais atualizada.
Fiz a prova em 1 hora, e passei 15 minutos revisando a prova.
Quando terminei, cliquei em finish e demorou uns 5 segundos pra aparecer o resultado. Quando viq ue tinha passado com 91%, fiquei super feliz porque esperava uma nota mais baixa. Curiosamente, esse também foi meu score na SCJP 6.
Agora vou começar os estudos para a certificação para EJB 3.1.
Curiosidade:
No centro de treinamento que eu fiz a prova, eles também dão cursos da Oracle.
De curiosidade, perguntei sobre os cursos obrigatórios para a certificação de arquiteto.
Eles tem 2 dos 3 cursos que são pedidos, um com 4 dias, outro com 5 dias. Preço: 3500 reais cada.

!!!