OCE JSP and Servlet Developer, JEE 6 [ 1Z0-894 ]

Fiz a prova na terça-feira (26/04), pois antes disso não consegui agendar a prova para a versão 6.

Bom, estava estudando um tempo já para tirar o SCWCD5, mas na penúltima semana a nova versão dessa certificação foi liberada e então resolvi baixar a especificação e correr atrás de aprender as mudanças por conta própria, já que o material presente era bem pequeno.

Resumindo, meu material de estudo foi:
JSR 315 (Principal fonte de estudo no momento)
JWeb+ 5 (Foi útil pois ainda tem muitas questões sobre diretivas, jstl, el, http methods e patterns no novo exame)
Mock do Nullhaus (http://nullhaus.com/2011/03/jee-6-scwcd-mock-questions/)

Ouvi apenas um relato de quem fez a nova versão da prova no Java Ranch, recomendo a leitura (http://www.coderanch.com/t/534832/sr/certification/OCE-JEE-JSP-Servlets-Developer) pra quem pretende se aventurar nessa nova versão.

Felizmente deu tudo certo e passei na prova, mas gostaria de relatar minha experiência. Primeiramente, MUITAS questões sobre as novidades do JEE6, mais de 50%.

O que caiu:
Async Servlet, questões teóricas e práticas.
AsyncListener
De anotações (@WebServlet, @WebListener, @WebFilter, @Multipartconfig) e seus atributos caiu bastante coisa, tinha que saber usar mesmo.
web-fragment, absolute-ordering, ordering, metadata-complete. (Nesse ponto o blog do NullHaus ajudou bastante)
Cairam algumas questões sobre segurança e anotações (@RolesAllowed, @HttpMethodConstraint, @DenyAll e etc)
Novos métodos de HttpServletRequest (authenticate(), login(), logout(), startAsync())
Novos métodos do ServletContext (addFilter(), addListener(), createFilter()), esse ponto foi explorado na parte de adição programática de servlets, momento certo e etc.
@Resource e env-entry

O que não caiu:
Construção de bibliotecas de tags, nem o modo simples e nem o clássico.
Ciclo de Vida de uma página JSP, API e objetos implíticos do JSP.

Caíram 5 questões sobre UnavaiableException, o que achei bem estranho, na verdade a prova não parecia muito bem dividida, alguns assuntos foram bem explorados e outros não, sem falar no grande incoveniente das \ (vide post no javaranch). O tempo de 120 minutos dá e sobra, fiz a prova em 50min.

Espero ter contribuído para os próximos que vão fazer essa prova. Qualquer dúvida é só perguntar aí.

primeiramente, parabéns pela coragem de fazer uma prova nova. :lol:

Estou para marcar a prova SCWCD 5, mas tua experiência me deixou tentado a estudar para a 6, assim já fico com uma certificação atualizada.

Quantas questões teve no total?

Você sabe se eu posso prestar essa prova usando meu voucher com retake que chegou agora?

Qual seu score?

[quote=andreiribas]Estou para marcar a prova SCWCD 5.

Quantas questões teve no total?

Você sabe se eu posso fazer essa certificação usando meu voucher com retake que chegou agora?

[/quote]
57 questões, score mínimo de 60%.

Acredito que você possa usar seu voucher para essa prova (310-085), eu usei um voucher comprado pelo SAI em 2010 que era especificamente para SCWCD5, mas como a oracle acabou com as certificações 212, consegui marcar para a 310-085.

Parabéns Jairo!!

Boas dicas as suas!

Opa, valeu.

Já comprei o livro Enterprise JavaBeans 3.1 na terça-feira mesmo, agora é só esperar chegar pra começar uma nova empreitada.

Essa prova é como se fosse a SCWCD mais atualizada? Já com servlet 3.0 essas coisas?
Qual livro você estudou?

Outra pergunta, a diferença entre ela e a SCWCD 5 é muito grande? Estou estudando pra SCWCD 5 já estou terminando de ler o Use a cabeça. Agora fiquei na dúvida se vale a pena eu estudar pra essa nova. Também vi que essa nova prova tem 12 questões a menos e o percentual para ser aprovado é 60% e da outra é 70% será que isso torna a prova mais “fácil”?

Eu não vejo dessa forma, por exemplo, o SCJP precisa de 58% pra ser aprovado e nem por isso é mais fácil. Essa nova versão é um “update” da SCWCD 5 e tenta refletir melhor o futuro da plataforma, é só ver os objetivos da versão 6 (http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_exam_id=1Z0_894) que desde a versão 4 não apresentou muitas mudanças. A decisão de tirar essa certificação ou a versão anterior é uma decisão exclusivamente sua, você deve avaliar o quão os SEUS objetivos vão de encontro aos objetivos da prova. Algo semelhante aconteceu na época que saiu a versão 6 do OCJP e pessoas ficaram em dúvida quanto a qual versão tirar.

É possível estudar pra versão 6 utilizando o livro HF JSP & Servlets, porém não deverás dá tanta atenção ao capítulo de desenvolvimento de tag, inclusive esse tópico é o que apresenta maior redução nesta edição, enquanto no SCWCD 5 você tinha entre 10 e 15 questões de desenvolvimento de tag, agora se tem apenas 1 ou 2 questões deste capítulo, taí a grande justificativa pra diminuição do número de questões. Ler o livro porém não é o suficiente, você terá também que ler a especificação do Servlet 3.0 (http://jcp.org/en/jsr/detail?id=315) e praticar.

Estudar pra uma certificação nova é uma experiência muito interessante justamente porque você não tem nada mastigado ainda. Boa sorte no caminho que você decidir seguir, no meu caso também estava estudando para o SCWCD 5 e fiz a versão 6, sinto como se tivesse as duas certificações. :lol:

Obrigado pelas respostas, ainda estou meio confuso mas quando terminar de ler o HF eu me decido. Mas to achando que já vou tentar essa certificação nova.

“O inovador tem como inimigo todos aqueles que se deram bem de baixo das velhas condições”

Terminei o Head First e estou fazendo revisão. Estou tentado a fazer a prova da nova versão. Veremos. =]

Boa sorte,

Acredito que se você seguir as recomendações desse tópico passará sem problemas. Na velocidade que as especificações do java tem caminhado, fazer as versões mais recentes é a melhor opção.

Pessoal

http://www.wowebook.com/java/java-ee-6-with-glassfish-3-application-server.html

Nesse site tem um material legal que pode ajudar nos estudos.

Abraços

Estou estudando pelo livro Head First (SCWCD5) mas pretendo prestar a prova nova também.

Até passou pela minha cabeça em prestar a 5 (já que estou estudando pelo livro desta), depois estudar especificação nova e prestar a 6.

Vocês acham que isso é bobeira? Que eu deveria ir direto pra nova?

[quote=w1lson]Estou estudando pelo livro Head First (SCWCD5) mas pretendo prestar a prova nova também.

Até passou pela minha cabeça em prestar a 5 (já que estou estudando pelo livro desta), depois estudar especificação nova e prestar a 6.

Vocês acham que isso é bobeira? Que eu deveria ir direto pra nova?[/quote]

Se você fizer as duas provas vai só gastar mais dinheiro, recomendo que faça apenas uma das duas. A versão 4 e 5 ainda são bastante reconhecidas no mercado e possuem pouca diferença, a própria versão 6 mantem compatibilidade total com a 5, então não vejo motivos para não fazer a versão mais nova.

Vou começar os estudos para a 1Z0-894 exatamente essa semana.
Eu não cheguei nem a abrir o Head & First 1.5 ainda, não faço idéia do que vou encontrar pela frente.

Se alguém poder me dizer exatamente quais capítulos ou sessões do HF 1.5 não merecem tanta a atenção para essa nova versão, além do capítulo de desenvolvimento de tag como o amigo citou a cima, teria alguma outra parte do livro que não deve ter um foco tão grande ?

Valeu (:

[quote=renefernandes]Vou começar os estudos para a 1Z0-894 exatamente essa semana.
Eu não cheguei nem a abrir o Head & First 1.5 ainda, não faço idéia do que vou encontrar pela frente.

Se alguém poder me dizer exatamente quais capítulos ou sessões do HF 1.5 não merecem tanta a atenção para essa nova versão, além do capítulo de desenvolvimento de tag como o amigo citou a cima, teria alguma outra parte do livro que não deve ter um foco tão grande ?

Valeu (: [/quote]
Não, além de custom tags, todos os outros capítulos são explorados na prova embora seja dado maior foco no uso de anotações, é importante saber para a prova e para vida profissional como utilizar xml. Até mesmo custom tags pode ser útil na sua vida profissional, então não “ignore” nenhum capítulo.

Outra dica é adquirir o JWeb+ v6 por 20 doláres: http://www.enthuware.com/index.php/mock-exams/oracle-sun-java-certifications/jsp-servlet/oce-jsp-servlet-mock-questions.

Vou fazer essa prova no final dessa semana ou na outra, e então postarei mais detalhes.

Por enquanto, obrigado pelas informações, Jairo Junior.