Olá pessoal,
Ontem realizei o exame em São Paulo, então venho passar um pouco de como foi minha preparação e algumas dores de cabeça que tive para conseguir.
Preparação:
Comprei o livro da Kathy no começo de 2011, mas como estava no último ano de faculdade, tive que parar para focar no TCC e só voltei a estudar no meio deste ano. Em junho voltei ao livro da Kathy e terminei uma primeira leitura em uns 30 dias, fazendo várias anotações. Comprei o livro Guia de Bolso para SCJP do Camilo Lopes, li ele em uma semana mais ou menos, e depois li novamente o livro da kathy, dessa vez em uns 20 dias sem fazer anotações.
Até ai eu não tinha feito nenhum simulado, só respondido as questões dos livros. Estava indo bem, mas ainda errava muitas questões por causa das “pegadinhas”, mesmo assim resolvi agendar o exame.
A dor de cabeça:
Não consegui comprar diretamente no site da person vue, meu cartão foi rejeitado 3 vezes e bloquearam minha conta. Então, na minha ingenuidade, resolvi comprar o e-voucher no site da Oracle University.
Comprei, paguei e cancelaram meu pedido. Fiquei uns vinte dias ligando no atendimento e ouvindo a mesma coisa, que o meu caso já tinha sido encaminhado para o setor responsável. Após um bom tempo, acho que uns 30 dias depois de ter pago o voucher, e muita persistência me enviaram o número do voucher. Agendei a prova para 30 dias após a data de ter recebido o voucher.
Simulados:
Nesses 30 dias fiz várias vezes os simulados, e conforme errava alguma questão corria para o livro da kathy para revisar o assunto.
Fiz apenas o test killer da 1.5 (224 questões) e os simulados que vem no livro da kathy (75 questões cada), mas como fiquei 30 dias nisso, praticamente decorei as respostas.
A primeira vez que fiz o MasterExam tive os scores:
Exam 1 -> 71%
Exam 2 -> 68%
Prova:
No inicio são mostrados alguns termos que o candidato deve aceitar e depois é mostrado um tutorial (em que o candidato tem 10 minutos para terminar) sobre a ferramenta utilizada no teste.
Confesso que nem prestei muita atenção no tutorial, mas lembro de um recurso para marcar partes de uma questão para posterior revisão (nem usei).
A prova tem 60 questões e o candidato tem 2:30 para terminar. No começo estava bem nervoso, mas depois da 10ª questão já fiquei mais tranquilo, as questões foram do mesmo nível do test killer, inclusive algumas eram iguais. A prova é bem mais fácil que os simulados do livro da kathy (MasterExam) e não caiu nenhuma questão do tipo drag-and-drop.
Fiz a prova em 1:20 mais ou menos e tive um score de 93%. Fiquei bastante surpreendido porque não fui bem assim nos simulados.
Para quem vai fazer o exame, recomendo que faça muitos simulados até se adaptar as pegadinhas e não compre o voucher na Oracle University.
Bom, é isso…
Abraços…