Ocjp 6 - pass

18 respostas
M

Boa tarde.

Bom para aqueles que estão no caminho da OCJP, segue experiencia.

Atualmente trabalho com PL/SQL, assim resolvi da um PLUS PLUS.

Estudei durante 3 meses, em media 2~3 horas por dia, como sempre acontece alguns coisa que não te deixa estudar, nesses dias tentava ler pelo menos 20minutos, e nos dias mais tranquilos, ficava mais de 3 horas para compensar.

Material de estudo.
Guia de Estudo SCJP 5 - Kathy Sierra & Bert Bates

Vídeo aula

Universidade XTI

A forma que estudei foi:

1ª leitura do livro sem resumo, com alguns testes na IDE
2ª leitura aprofundando no assunto, com resumo e muitos teste na IDE
3º Video aula - Universidade XTI
4º whizlabs + resumo + whizlabs + resumo + whizlabs + resumo + whizlabs + resumo.

Realizei a prova hoje cedo, e passei com 73%

Infelizmente o meu inglês não é tao bom assim, na prova OCJP caiu muita pergunta apenas teórica, sem código para analisar.
De resto caiu:

Tipos permitidos para declarar variáveis de interface.
Modificador
1 Questão de Thread
algumas de try{}catch{}finally{}, onde perguntava quais era a saída, e cada bloco tinha um sysout
nas demais, regra de construtor, herança, polimorfismo.

Dica 1: Não desanime, muitas vezes você vai se pergunta, vale a pena mesmo tirar essa certificação? ficar 3 meses estudando os mesmo conteúdo onde poderia continuar os estudo em Java Web?

Pode ter certeza que vale cada minuto de estudo. onde você ganha uma experiencia muito boa, fora a disciplina de estudar. em outras palavras “Foco” ou “Determinação” correr atras do que você quer, independente de área, o mercado de trabalho sempre precisa de pessoas com objetivos, metas e determinadas.

No final, alem de provar que você é uma pessoa que tem tudo que falei ali em cima, vai ser Certificado.

Um pequeno passo, mais sem ele, você estaria parado.

Dica 2: na primeiras questões responda e marca para rever ela mais tarde, pois nessa hora, você esta respondendo mais pelo nervoso que pelo conhecimento.

Caso alguém se interesse, me manda MP com e-mail que mandarei o material de estudo.

No mais é isso, agora começar o estudo pra próxima.

Abraço!

18 Respostas

Hebert_Coelho

Boa, parabéns. [=

N

Parabéns! Também obtive essa mesma certificação em Abril. Agora estou estudando para a OCEJWCD, pretendo fazer a prova no mês de Julho. Se vc for estudar para essa certificação também, podemos trocar umas ideias sobre material de estudo, etc.

A

Boa parabéns !!!

FernandoFranzini

Parabéns e bem vindo ao time!

rafadelnero

Parabéns e obrigado por compartilhar sua experiência!

fabiobp2000

Parabens!!!

F

Parabéns

JARDEL_RODRIGUES

Parabéns, sucesso!

asousaj

Parabéns!
Depois de muitos contratempos espero dia 10/07 conquistar também a minha.

[EDIT]
Conquistei(10/07/2013) também a minha :smiley:

M

asousaj:
Parabéns!

Realmente os contratempos, não perdoa. mais é isso ai, boa sorte!!

K

Mendesx3:
asousaj:
Parabéns!

Realmente os contratempos, não perdoa. mais é isso ai, boa sorte!!

Vou fazer a minha no fim de julho também.
Dexa eu perguntar uma coisa, como vc se saiu nos testes do whizlabs? to achando eles muito dificeis, é verdade que são mais dificieis que as provas?

M

Eu postei alguns dias atras como estava saindo,

http://www.guj.com.br/java/300606-final-test-do-simulado-whizlabs

Eu achei ele mais difícil que a prova real, porem a prova rolou muitas perguntas e resposta sem código para analisar. e meu inglês não é dos melhores então acabei tirando a mesma % no simulado.

Agora as questões código x código, o simulado é bem mais complicado, onde se envolve 3 classes com herança, polimorfismo, vários métodos, pra no fim você ver que o infeliz esta usando uma variável local fora do método, lembro que no exame caiu uma dessa, porem só tinha 1 classe, que se resumia em 10 linhas no máximo.

Na prova real, rola as mesma pergunta do simulado, porem com menas linha e menas classes sendo envolvidas.

Abraço e boa sorte!

K

opa valeu!
quando voce diz perguntas sem codigo vc fala aquelas tipo, quais método são static? pra dizer qual identificador é valido?
essas que são mais decoreba mesmo?

M

Kazdum:
opa valeu!
quando voce diz perguntas sem codigo vc fala aquelas tipo, quais método são static? pra dizer qual identificador é valido?

http://www.whizlabs.com/images/detailed-report-CCNA.jpg

Sei que essa SS não é da prova OCJP 6 , mais é nesse formato que estou falando. quando digo sem código.

K

Mendesx3:
Kazdum:
opa valeu!

Sei que essa SS não é da prova OCJP 6 , mais é nesse formato que estou falando. quando digo sem código.

Opa valeu!
ultima pergunta, vc fez pelo site da personvue? tem que pagar em dólares mesmo? não tem opção de reais? quanto você pagou, o meu aqui vai dar cerca de 250 reais, é esse valor mesmo?

M

Kazdum:
Mendesx3:
Kazdum:
opa valeu!

Opa valeu!
ultima pergunta, vc fez pelo site da personvue? tem que pagar em dólares mesmo? não tem opção de reais? quanto você pagou, o meu aqui vai dar cerca de 250 reais, é esse valor mesmo?

Sim, comprei pela personvue, só opção em obamas, foi 150obamas, e foi no cartão de credito(pode ser nacional) e quando é feita a compra no cartão de credito o valor é cobrado no dia que é fechado a fatura do mesmo, como o dolar não para de subir, ele fechou a fatura do meu cartão nas alturas, assim a prova saiu R$ 322,00 dilmas.

K

hmm blz é que eu tenho um cupom de 25% de desconto :slight_smile:
acabei de marcar e pagar
dia 6 de agosto, lá vou eu heheh
o resultado sai na hora? me falaram que tenho q me cadastrar no site da oracle pra ver o resultado dai?

M

Na instituição que fiz a prova, ela só tinha autorização pra realizar a prova, e não pra divulgar o resultado. porem em 20 minutos a Oracle te envia um mail pra cadastra no site certview.oracle.com/‎ onde fica o histórico das certificações e resultados. não tenho certeza mais assim que comprar o voucher você vai receber um mail e pedir pra fazer esse cadastro.

Boa sorte na prova!

Criado 5 de junho de 2013
Ultima resposta 24 de jun. de 2013
Respostas 18
Participantes 11