OCJP Score 90%

Olá galera.

Fiz o exame ontem e informo a vocês que, para minha surpresa, meu score foi de 90% :smiley:
Acertei 54 de 60

Declarations, Initialization and Scoping…100%
FLow Control…100%
API Contents…57%
Concurrency…100%
OO Concepts…90%
Collections/Generics…87%
Fundamentals…88%

A preparação

  1. Comprei o livro da Kathy Sierra. Um excelente livro, apesar de ter alguns erros grotescos (acredito que a maioria seja erro da versão português).

  2. Li o livro a primeira vez de boa, já tinha conhecimento básico de java que adquiri pelo livro do Deitel. Mesmo tendo conceitos básicos, vi que existe muito, mas muitos detalhezinhos mesmo que não tinha nem idéia que existiam (tive que ler 3 vezes para ter certeza que uma interface podia extender várias interfaces…). Fiz os exercícios do livro mesmo, errei quase todas no começo.

  3. Depois eu li o livro de novo e depois lendo denovo no que tinha mais dificuldade.

  4. Depois der ler várias vezes o livro, hora dos simulados. Primeiramente fiz os simulados do MasterExam que vinha com o livro, meu score foi decepcionantes 40%. Mas não desanimei. Reli tudo de novo o que errei no simulado (API, Concorrencia, Coleções e Desenvolvimento)

  5. Mais simulados: Resolvi pegar os simulados do TestKiller. Dizem que as questões são retiradas da própria prova (e realmente tinha algumas questões no exame que me lembro de ter visto no TestKiller). O problema do TestKiller é que eles dizem para você ler as perguntas e decorar as respostas. Eu fiz simplesmente para ver como eu estava. Acertei na média 70% das questões.
    Peguei o MasterExam do java 5 depois, acertei na média 75%

  6. Depois foi a vez do ExamLabs, o melhor simulado para certificação java que tem, e é gratuito. Meus scores ficou entre 48% e 68%.
    Dai eu achei que já estava preparado para marcar a prova.

Dificuldades

  1. A minha maior dificuldade foi arranjar tempo para estudo. Começei a estudar em janeiro do ano passado, porém só tinha tempo nas férias, a facu toma praticamente 100% do meu tempo. Foi 1 ano de estudo não continuo.

  2. Não tinha um plano de estudos definido, eu estudava de acordo com a minha vontade, as vezes ficava estudando das 10 da manhã até 5 da madrugada do outro dia e tinha dia que não conseguia estudar nem 2 horas.

  3. Quanto ao conteudo, a minha maior complicação nos simulados (e refletiou no exame tambem) foi a decoreba da API. Muita coisa para decorar. Se tal classe tem tal método, quais os parâmetros, o que retorna, se lança excessão etc…

O que recomendo

  1. Quanto aos livros, eu só estudei pelo livro da Kathy mesmo, eu recomendo (Se der para comprar a versão em inglês acho que é até melhor)

  2. Simulados, mas muuuuito simulados. Você pode ver onde está errando e principalmente aprender mais detalhes que o livro deixou escapar.

  3. O ExamLabs é simulado obrigatório. Dizem que é bem mais defícil que a prova, e é mesmo. Mas o importante é aprender os vários detalhezinhos que você ainda não tinha percebido.

  4. Não tinha opção do exame em português. Fiz o exame em inglês (é tecnico e bem facil de entender) e no lugar onde fiz tinha dicionário também. Mas se você não tem certeza que consegue dar conta, faz algum simulado para ver se consegue entender.

Bom é isso, qualquer coisa me perguntem.
Bora tirar o certificado de Web agora :slight_smile:

parabéns

Parabéns,

Me lembro como ontem, o dia que tirei minha primeira certificação.

Estudei 3 semanas direto, mas enfim consegui meu Score de 93%.

Bem vindo ao mundo dos ceritifcados Java, meu conselho é que você não pare por ai.

Mt bom, parabens pela conquista!

Parabéns! ! Boa sorte agora no scwcd ! :smiley:
Este ano (fev ou março) começo a estudar, estou bastante empolgado… vou ver se compro o livro da Kathy em ingles!!

Parabéns cara.

Parabéns Cara!!

xD~~

Parabéns por essa conquista

Tbm to um pouco ancioso qto a isso, galera…

Comprei o livro da Kathy em PT, msm (acho q vacilei), no submarino e to esperando chegar.

Vamo q vamo!