OCJP6 passei com 93% - mais um no clube

Caros amigos do GUJ, venho deixar meu relato e aproveito para começar agradecendo a todos, pois apesar de não ter o costume de postar no fórum, entro nele diariamente, para aprender e manter-me atualizado com as novidades do mundo Java.

Minha experiência em TI, é principalmente com desenvolvimento em C/C++ e em grande porte com COBOL/CICS/DB2 e JCL.

Iniciei no mundo JAVA em 2009, quando fiz o curso do prof. Carlos Ribeiro(www.calosribeiro.com), o qual recomendo, a minha motivação para aprender Java veio da política adotada pela estatal onde trabalho de tornar Java a linguagem padrão para o desenvolvimento de seus novos sistemas.

Então decidi em novembro de 2009 comprar o voucher com retake, ainda pela SUN marquei e desmarquei a prova 5 vezes, quando em fim marquei a mesma para 04/10/2010, uma segunda-feira, , já com o prazo de validade perto do fim, mas por problemas pessoais acabei esquecendo da prova, perdi o exame e por ter faltado, perdi também o retake, pois este não é concedido em caso de falta ao exame(no show).

Assim decidi comprar um novo voucher, agora direto pelo site da prometric em outubro mesmo e marquei a prova para ontem 03/01/2011 as 09:00h, no Infnet aqui no Rio, onde sou professor do curso de formação em mainframe, fiquei tão ansioso com a prova, que nem consegui dormir na noite anterior ao exame.

Por fim para me preparar estudei pelo livro da Kathy Sierra e fiz vários simulados.

Abraços,

Wilton.

Parabéns…

Conte mais sobre sua preparação (Quanto tempo estudou o livro)
Quais simulados? Qual achou melhor?
E a prova?

Caro Felipe,

Estudei e parei várias vezes durante o ano passado, quando retomei pela última vez estudei direto cerca de 2 horas por dia durante 3 meses e na última semana antes da prova, tirei uma folga do trabalho, fiz uma revisão completa e os seguintes simulados:
  • O mock da Caellum;
  • Os dois simulados que vem com o livro;
    -Teste Killer, o principal pois a prova é bem parecida e algumas questões são idênticas.

Obrigado pelos parabéns e sucesso.

Abçs,

Wilton.

cara, estou procurando bastante, pode me passar o link de onde você conseguiu o testkiller ?

parabens este ano espero tira a minha tambem ^^

Obrigado amigos pelos parabéns,

[color=red]Editado moderação: Pirataria.[/color]

Abçs,

Wilton

[quote=wiltonor]Obrigado amigos pelos parabéns,

Seguem os links de onde baixei os arquvos do TestKiller:

Abçs,

Wilton[/quote]

parabens! Wilton, mas vejo que vc nao leu as regras do forum.

wiltonor,

Por favor, não poste links para download de conteúdo pirata no GUJ.
Quem tiver interesse no TestKiller, compre o original.

[]'s

Boa noite,

Desculpem, eu realmente não tinha lido as regras do fórum, acabei de ler e não repetirei esta falha.

Obrigado,

Wilton

A Prova é inglês ou Português ? (Tem a prova em PT será?)

A OCJP5 tem em português.

A OCJP6 não tem português, só em inglês.

Você tentou 5 ou 6?
Eu estou terminando de ler o Livro para a prova do java 6( em português).
Meu inglês é básico, de escola de 2 grau mesmo, queria saber se mesmo assim é possível eu tentar em inglês e ser aprovado…

[quote=Two_]Você tentou 5 ou 6?
Eu estou terminando de ler o Livro para a prova do java 6( em português).
Meu inglês é básico, de escola de 2 grau mesmo, queria saber se mesmo assim é possível eu tentar em inglês e ser aprovado…[/quote]

Faça a prova em inglês. Ela é simples de entender e não deixa de ser um argumento para você provar que consegue se virar na leitura técnica(algo que pedem bastante para as vagas de emprego hoje em dia)

Tenho medo de cair nas pegadinhas que tanto se fala aqui no fórum por interpretar alguma frase incorretamente.

Gostaria de saber qual foi a nota de vocês na primeira vez que fizeram os testes de cada capítulo do livro da Kathy? Pois comecei a estudar para a certificação recentemente e fiz os testes do capítulo 1 e 2 e em ambos eu tirei 33%, fiquei assustado com o meu baixo aproveitamento, já que quando lia os capítulos eu entendia tudo certinho e tinha uma boa noção do conteúdo. Estou errando mais nos pequenos detalhes, muitas vezes coisas que não são conteúdos do respectivo capítulo, por exemplo: tinha uma questão que aparecia algo mais ou menos assim:

public void nomeDoMetodo(){};
;
<Continua...>

E desde quando eu entendo de programação (o que é pouco), essa expressão “;;” não compila, acabei marcando que não compila, mas o código executa normalmente. Enfim, tenho errado mais coisas assim, e como isto tem me preocupado, sei que não preciso esquentar muito pois comecei os estudos recentemente, mas assustei com a nota baixa após estudar estes dois capítulos.

mayconfsbrito,
é melhor você estudar o livro todo sem fazer os exercícios de cada capitulo.
Ao terminar a primeira leitura do livro, faça a segunda leitura agora fazendo os exercícios.
Assim você vai ter uma se realmente aprendeu ou não!
Lembrando que o livro em português possui muitas erratas, procure no site da editora.

Eu fiz como o Two_ só fiz os exercícios depois de ter lido o livro pela primeira vez. Consegui no máximo cerca de 75% em alguns capítulos, minha média ficou em torno de 60%, já nos simulados que vem no CD acertei cerca de 50% em um e 70% no outro. O nível destes simuladoss do CD é superior ao da prova, com o nível idêntico ao da prova só o TestKiller.

Ao amigo que perguntou sobre a prova que fiz, foi a versão 6 em inglês. Ao colega que perguntou o nível de inglês necessário, se você consegue ler um tutorial ou manual técnico em inglês vai tranquilo para a prova e as pegadinhas existem, mas não são tão difíceis de identificar e nenhuma das pegadinhas da minha prova, tinham influencia do enunciado e sim pegadinhas de código, como sombreamento de variáveis, else sem if e instrução entre um rótulo e seu respectivo for.

Abraços,

Wilton.

Muito obrigado pela ajuda.

Decidi que farei assim mesmo, lerei o livro todo primeiro e voltarei em uma segunda leitura fazendo os exercícios do livro e só depois começar os simulados. Como estou estagiando, fazendo faculdade e de vez enquando pego um software para desenvolver, devo estar pronto para a certificação só no final do ano, mas não tem problema, meu objetivo é aprender (e como já aprendi nestes dois capítulos que estudei até agora) e passar de primeira.

parabéns pela ótima pontuação!

mayconfsbrito,
Compre o Voucher nesse mês, pois a oracle está com promoção olhe nesse link http://marcosvidolin.wordpress.com/2010/12/09/oracle-promocao-de-vouchers-com-retake/#more-419
Eu liguei para oracle no final de novembro e eles afirmaram que o preço dos voucher vão aumentar! não se sabe ao certo que data mais terá um aumento significativo no valor.
Lembrando que se você comprar o voucher esse mês ele terá a validade por 1 ano.