OCP-JP 6 Pass!

Galera,
Fiz a prova ocjp6 e gostaria de dividir com vocês a conquista, fiz um score de 75%.
Minha jornada começou no dia 20 de agosto quando acabei de apresentar minha monografia e resolvi partir para programação java. Nunca havia trabalhado(e não trabalho ainda) com java, porém, esse é meu objetivo.
Sei um pouco(muito pouco mesmo) de JSE e JEE porque fiz as apostilas da Caelum e trabalho atualmente com programação WEB(não é com java).
Comecei a estudar depois do dia 20/8.
Minha média de estudos era de 2h30 por dia na segunda, quarta e sexta. No fim de semana as vezes dava para estudar umas 4 horas.
Gosto muito de fórum e o guj pra mim é um pai, acompanho todos os post do sub-fórum de certificação (Isso ajuda muito quem está querendo fazer a prova).
Acho que foi a viagem mais longa que eu já fiz rsrsrs, já viajei até mais de 12 horas dentro de um ônibus, mas essas 4 horas que tive que viajar para fazer a prova demoraram muito mais… rsrsrs

A prova

• Logo no início a primeira questão envolvia classe interna e instância de classe dentro de outra, chamando método de mais uma outra… afff, uma confusão, comecei a raciocinar e preferi marcar para revisão (logo na 1ª).
  • A segunda questão também me deixou preocupado, era falar qual compilação e execução de código .jar estariam certas, sendo essas com 3 opções para marcar, foi um dos capitulos que menos testei ao ler livros.
  • A 3ª questão já veio um drag’n drop complexo para analisar, galera, nesse momento fiquei meio nervoso, pensei assim: agora já era… as 3 primeiras desse nivel…
  • 4º questão já cobrou coisas que eu sabia, apartir dai começaram a cair diversos tópicos da prova que eu havia estudado muito, inclusive feito exercicios. Teve uma hora que devo ter acertado uma sequência de pelo menos 10 questões, e isso me animou novamente.
  • Deve ter caido umas 8 questões de drag’n drop pelo menos, sendo essas de IO, Encapulamento, Formatação, OO e o resto não lembro.

Foi cobrado de tudo na prova, exception, thread, generics, io, formatação, desenvolvimento(javac e java), Scanner, TreeSet com subset, Collections, assertivas.

Dicas…

• A prova toda envolve questões de OO, ou seja questões de exception e thread por exemplo, tinham códigos passando por polimorfismo, chamada de construtores etc… sem dominar o capitulo de OO a prova se torna um monstro.
  • Todas questões que você tiver dúvida marque para revisão, mesmo se achar que está certo mas não tiver 100% de certeza, faça isso, se você tiver estudado bem vai dar tempo para voltar e revisar todas.
  • Faça um resumão do que achar mais importante e que possa esquecer, imprima e aprenda mesmo esse conteúdo.
  • Faça todos exercicios que não entender, uma vez que você passar para código as coisas mudam e tem até mais formas de testar o mesmo código.

Inglês
Minha maior dúvida ao fazer a ocpjp6 era em relação ao inglês, inclusive até havia pergutado para alguns colegas sobre o nivel do ingles da prova. Infelizmente perdi umas 4 questões por causa do meu inglês(ele é muito ruim gente rsrsrs). As questões envolviam conceitos de is-a e has-a, haviam diversas palavras para montar o relacionamento, como não sabia o significado das palavras tive que chutar algumas, com certeza eu errei essa questão pois era drag’n drop de muitas escolhas, impossivel de fazer no chute.
Outras que meu inglês me deixou na mão foram questões mais teóricas (Não passa de 3 questões).

No resumo geral aconselho o pessoal a fazer a prova em inglês, a maioria dos simulados cobrem completamente o inglês da prova.

Materiais de estudo
Livro da Katy
Livro do Camilo, que é bem voltado para questões práticas, tem muita pegadinha bacana, gostei o livro camilo!.
Apostilas Caelum.
Artigos na internet
e muito muito guj.

Simulados
Fiz:

• todos do livro da Katy
  • todos do livro do Camilo
  • SimSCJP do Camilo
  • MasterExam, 1 vez
  • ExamLab, 1 vez
  • Inquisition, não fiz tudo
  • Testkille, fiz 1 vez, comecei 2 dias antes da prova e terminei 1 dia antes da prova, é o mais próximo do nivel da prova.
    Obs: O testkiller que fiz é aquele em pdf que tem mais de 200 questões, ele tem a respota porém não tem a explicação, sendo assim o ideal é fazer o teste e se não souber porque daquele resultado, vai pro computador e executa lá para entender.

Agradeço a todos colegas do fórum, postei algumas dúvidas meio básicas aqui nér srsrsrs mas tinha que ter certeza e saber realmente o porque da resposta.
Vou continuar lendo os tópicos de certificação, lendo meus livros e tentar melhorar meus pontos fracos.

Valeu.

Parabéns, e excelente resumo da prova.

Da para ter uma boa idéa dela agora.

Parabéns !!

Muito boas as suas dicas.

Luiz Renato

Parabéns Cara!

Valeu por compartilhar…

Logo Logo irei tirar a minha…

xD~~

Parabéns mesmo cara.

Resumão muito bem detalhado hein.

Sorte na carreira e força nos estudos.

Falou…

Parabéns cara, gostei das dicas! Valeu.

Parabéns sucesso !!!

Valeu Galera.
E pra quem for fazer também, boa sorte e sucesso!