OCPJBCD - Passei com 75%

10 respostas
Saitou

Ontem fiz a prova da certificação EJB e obtive aprovação. Mas confesso que senti falta de relatos de pessoas dizendo qual seria o melhor material, simulados e etc… por isso
venho aqui contar a minha história para os colegas que também estão atrás desse objetivo.

No total foram uns 4 meses de preparação.
De início eu não sabia nada de EJB e peguei o livro Enterprise JavaBeans 3.1 da O’Reilly. O livro é ruim. Maçante e confuso. Larguei-o em pouco tempo.

Fui então para o livro EJB 3.0 in Action. Esse sim é um bom livro. Fácil de ler e até divertido. Depois de terminá-lo voltei para o livro da O’Reilly já que é necessário conhecer
as novidades do EJB 3.1 como Singleton Beans, annotation @Schedule e etc… Felizmente a leitura não foi tão chata quanto a primeira vez já que tinha um bom conhecimento. Também li rapidamente o conteúdo que eu ja havia lido no in Action para propósito de revisão (mas você pode muito bem ler o in Action mais uma vez ao invés disso).

Eu sempre fazia códigos para fixar melhor o conteúdo.

Comprei também o simulado da Enthuware (versão EE 6) cujas questões refletem muito bem o nível da prova. Valeu a pena. Já que não há livros específicos para a certificação esse simulado supre essa lacuna. Fiz e refiz quase todas as questões sempre procurando comprender tudo. Inicialmente minha média nos 4 simulados do programa foi de 50%. Depois que revi tudo eu os refiz e minha média subiu para 80 - 90%. Mas atenção. Não decore as respostas simplesmente mas procure compreendê-las.

A prova real foi tranquila e graças ao simulado Enthuware não tive nenhuma supresa desagradável. A maioria das questões eram curtas. O tempo em si não é longo mas é suficiente. Apenas não “enrole” durante a prova. Houve poucas questões de XML e as que constaram foram simples como duas que tratavam somente de interceptors.

Resumindo:

1. Leia o livro EJB in Action com carinho. Ele será a sua porta de entrada para o mundo EJB.
  2. Leia o livro Enterprise JavaBeans 3.1 (no mínimo as novidades do EJB 3.1)
  3. Compre o simulado Enthuware. Faça e refaça as questões procurando sempre compreender tudo.

É isso. Agora vou me preparar para a certificação de JPA. Pretendo tirá-la até o fim de julho. Boa sorte e sucesso a todos!!!

Obs 1: Muitos recomendam a própria especificação mas também a achei chata e desnecessária para passar na prova.
Obs 2: Fiz uma espécie de resumo dos simulados Enthuware. Útil para aquela revisãozinha de última hora: https://dl.dropbox.com/u/18272207/EJB.doc
Obs 3: Você não precisa ler os capítulos relacionados a EntityBeans/Web Services e afins em nenhum dos livros. No exame cai somente umas poucas questões que envolvem esse conteúdo mas os simulados do Enthuware já te dão esse conhecimento.

10 Respostas

leonardoterrao

Parabéns Saitou!

E muito obrigado pelas dicas !

thiagohac

Parabéns!

Comecei a estudar pra essa certificação agora. E estou seguindo o mesmo caminho.

Perguntas:

1 - quanto tempo levou para se preparar?
2 - teve que ler o “enterprise javabeans 3.1” todo ou só as partes sobre a versão 3.1?
3 - fez todos exercícios do enthuware?

Abs

w1lson

Parabéns Saitou,

Eu também estou estudando para esta prova, a minha está agendada para segunda feira agora (dia 04/06). Depois eu posto aqui também o material que utilizei na prova…

Duas perguntas:

1 - Qual foi a sua média de acertos no Enthuware? (Eu também comprei este simulado, vc usou o da versão 6 certo?)
2 - Você achou que a prova é do mesmo nível das questões do Enthuware ou mais difíceis?

w1lson

Mais três:

3 - As questões foram muito extensas?
4 - Você achou que o tempo foi suficiente para responder tudo?
5 - Tinham muitas questões com XML?

FernandoFranzini

Parabéns e bem vindo ao time :smiley: !

Edvaldo_Melo

:smiley: Congratulations!!!

andreiribas

Parabéns.

Estou estudando pelo livro Enterprise JavaBeans 3.1.

Também comprei o simulado da Enthuware.

O problema que encontrei é que o livro é prático, não aborda as questões da certificação como o simulado cobra, o livro ensina na prática a usar o EJB 3.1 sem focar nos detalhes, e a certificação só cobra os detalhes.

Eles poderiam ter feito o livro menos e mais focado. Por exemplo, achei que o livro enche muita linguiça em vez de explicar o assunto, pois metade do livro é de exemplos, que poderiam ficar fora, por exemplo em um CD ou mesmo online, ou no github.

E também 2 capítulos para falar de web services, o foco deveria ser como usar webservices com EJB 3.1 e não toda a teoria de JAX-WS, etc…

Enfim, vou dar uma olhada nesse seu resumo.

Hebert_Coelho

Parabéns mano. Em breve eu vou te tirar a minha também. =D

Saitou

Editei o post para responder as questões da galera. =]

w1lson

Obrigado pelas respostas Saitou, faço a minha na segunda… Abraço.

Criado 31 de maio de 2012
Ultima resposta 31 de mai. de 2012
Respostas 10
Participantes 8