OCPJP6 (Relato) & OCEJWCD6 (Survey)

6 respostas
cfreire

Bem colegas, além do guj ter muitas informações sobre as certificações acima, resolvi relatar a minha experiência com a certificação, diferente da trajetória da grande maioria.

Trabalho com Java desde 2002, e em 2006~2007, por uma demanda pessoal [importante e necessária], dei uma pausa como analista de sistema. Até usuário, e-mail e senha antiga do GUJ foram perdidas :frowning:
Em Agosto/2012 conclui minhas demandas, passando a ficar disponível (e desatualizado) para o mercado de informática. Já tinha pensado em utilizar as certificações Java como guia inicial de estudo/reciclagem profissional. Conhecer a nova sintaxe, lembrar dos atalhos das ferramentas, enfim … entrar em ritmo de produção novamente. Com uma breve revisão, resolvi fazer a OCJA e fui aprovado. Sabia que a OCPJP6 exigiria um tempo maior para estudo, já que em minha última experiência com Java, não utilizava Genéricos, Assertivas, Boxing, Enum, Var-Args, etc

Com 30 dias de estudo, em média 8h/dia, fui aprovado hoje na OCPJP6.
Em relação a teoria da prova, usei o Kathy (exam 310-065) e Serson (Certificação Java 6: a Bíblia). Este último, em muitas partes, representa a tradução do primeiro, e com muitos erros nos códigos.

Busquei informações sobre os simulados aqui no GUJ (Caelum, TestKiler, Inquisition, Master Exam, ExamLab, WhizLabs e outros), mas por diversos motivos, inclusive tempo, resolvi optar apenas pelo examLab. Simulado com boas explicações. Senti apenas a necessidade de persistir as respostas anteriores, além do score total. Até para termos a possibilidade de fazer a checagem de erros/acertos em momento posterior ao simulado. O score obtido no exame real foi bem superior ao obtido nos testes do examLab.

Perdi muito tempo coletando links, pdfs, etc… e sinceramente, para quem trabalha (no meu caso, trabalhava) com Java, [Kathy e examLab são suficientes para a OCPJP6].

Saibam escolher também os centros de testes. O que eu escolhi foi terrível. Só tinham duas máquinas PersonVue e seis Prometric. Uma PersonVue já estava ocupada e a que restou, além de muito lenta, estava tendo problemas de rede. Enfim, minha prova foi interrompida 8 vezes (8, isso mesmo),… tela branca, questão sem ser carregada, e o time contando … depois de 50 minutos, o outro candidato da máquina PersonVue saiu e me colocaram na máquina sem problemas. Poderiam ter uma máquina de backup, para situações deste tipo.
Como também já disseram aqui, o relatório da Prometric tinha uma aparência bem melhor, além de trazer mais informações, como o score obtido por tópico. A PersonVue deixou a desejar neste aspecto …

O meu próximo objetivo é revisar JSP / Servlets / etc, guiado pela OCEJWCD6.

Falando em OCEJWCD6: (survey do próprio GUJ)

Versão Nova: [1Z0-899] "Java EE 6 Web Component Developer Certified Expert"
Antigas: 310-083, 310-084 e 1Z0-894

Fontes / Livros :
Use a Cabeça (Servlets & JSP), 2Edição (Português)
SCWCD Study Companion, Second Edition (comprei recentemente, e saiu a versão mais nova :-()

JSR-000315 JavaTM Servlet 3.0 (Final Release)
http://jcp.org/aboutJava/communityprocess/final/jsr315/index.html

Mocks:
http://nullhaus.com/2011/03/jee-6-scwcd-mock-questions/

http://www.docstoc.com/docs/9881696/SCWCD-50-310-083-Latest-Dump

Links:
http://www.coderanch.com/how-to/java/ScwcdLinks
http://jefersonmachado.blogspot.com.br/

Simulados:
Enthuware (JWeb+ V6 For OCE-WCD EE6) = R$ 42,58

Para OCPJP6, eu indico Kathy (teoria) e examLab (simulado free), e para OCEJWCD6, quais referências (mínimas) são suficientes ? Quero ter um conjunto mais resumido e preciso de referências, devido ao vasto conteúdo que preciso estudar … tenho que voltar a ter emprego logo :slight_smile: hehehe

Alguém já fez a OCEJWCD6 e recomendaria utilizar apenas como fonte (Use a Cabeça 2ed e SCWCD Companion 2ed) e como simulado Enthuware ?

Vocês indicariam outro simulado com nível acima da prova OCEJWCD6, tipo o que o examLab é para OCPJP6 ? De preferência Free, mas se for pago, que justifique o investimento. Alguém já utilizou o whizlabs para a OCEJWCD6 ?

Dicas, críticas, sugestões serão sempre bem recebidas… enfim estou fazendo uma coletânea das informações para dar continuidade aos estudos nesta fase profissional.

Confesso que gostaria muito de seguir sem pausa até a certificação de arquiteto… mas dependendo para onde o vento soprar as velas, incluindo-se ai principalmente o tipo de alocação profissional, penso, no futuro, navegar pelo PMP. Em paralelo com as certificações Java, irei estudar JSF, Spring e Seam. Parece-me que estas três são as tecnologias que surgiram nos últimos ~5 anos, que mais se consolidaram (e óbvio, que não tenho prática) Vocês concordam ?. EJB, WebServices, JPA, Hibernate, Struts, … já tenho conhecimentos. Indicariam outras além de JSF/Spring/Seam ?

Parece que o tempo que fiquei ausente do fórum motivou o post gigantesco :lol:

6 Respostas

Hebert_Coelho

Parabéns.

Infelizmente não tenho como te ajudar quanto a certificação Web.

Ruttmann

Poxa cara, me sensibilizei com a sua história!

Todo esse tempo parado, poxa vida! :shock:

Também estou estudando para a OCJP6, estudo Java faz uns 6 meses aproximadamente, consegui um estágio na área e pretendo me certificar(ainda mais com a chance da empresa me ajudar).

Espero estar pronto pra fazer a prova a partir de Fevereiro de 2013. Vou dar tempo ao tempo pois preciso voltar a ter aquela disciplina de estudos da época da escola, estou há uns 3 anos parado.

Infelizmente não vou conseguir te ajudar com as certificações Web, tanto até que temos poucos membros no fórum certificados nessa área(pelo menos vejo poucos)…

Boa sorte colega! :smiley:

bruno_bert

Pergunto ao cfreire, você fez a OCEJWCD6? Se sim, como foi? dá umas dicas aí…

Estou trilhando o mesmo caminho que você, pois acabo de tirar a OCJP6 e estou indo pra certificação WEB.

Aguardo

Abraço

N

bruno_bert:
Pergunto ao cfreire, você fez a OCEJWCD6? Se sim, como foi? dá umas dicas aí…

Estou trilhando o mesmo caminho que você, pois acabo de tirar a OCJP6 e estou indo pra certificação WEB.

Aguardo

Abraço

Para a OCEJWCD 6 estou estudando pelo livro OCEJWCD Study Companion e até agora a leitura está indo bem. O livro tem muitos exercícios por capítulo, por exemplo o capítulo que finalizei ontem tem 25 exercícios.

bruno_bert

Cara sei que vai contra as regras do fórum, mas vou me arriscar e perguntar…
A grana ta curtíssima…está estudando pelo livro mesmo? OU tem o PDF?

Valew

N

bruno_bert:
Cara sei que vai contra as regras do fórum, mas vou me arriscar e perguntar…
A grana ta curtíssima…está estudando pelo livro mesmo? OU tem o PDF?

Valew

O livro custa pouco mais de R$100 já com o frete. Não vale a pena fazer esse investimento?

Criado 29 de setembro de 2012
Ultima resposta 14 de mai. de 2013
Respostas 6
Participantes 5