Graças a ajuda dos membros do fórum que sempre me ajudaram a estar pansando sobre os tópicos do exame e também tirando dúvidas quando necessa´rio.
Hoje consegui passar no Exame OCPJWCD antigo SCWCD.
Na minha opinião esse exame foi muito mais difícil que o SCJP 6, pois me deparei com diversas questoes longas envolvendo cenários de desenvolvimento.
Muitas questoes de <security-constraint> com textos imensos explocando a regra de acesso.
Muitas questões de concorrência a atributos de scopo de sessão e de aplicação, sempre com muitos textos longos…
Uma dica pra que está estudando, estude mito e pratique ainda mais!!!
Muitas questões sobre formas de implementação de listeners e filtros…e muitas pegadinhas tb…
Obs.: O Exame continha muitos erros de sintaxe, em códigos que o texto afirmava ser válido.!! Coisas do tipo, tags jsp que nao foram fechadas, nomes de atributos em case sensitive, e uma enormidade de erros em códigos servlets. como “requestgetRequestDispathcer(“BaseURL”).forwrd(request,response);”
Mas enfim, graças a Deus mais uma vez consegui alcançar esse objetivo. Desejo a todos boa sorte na hora da prova, que pra mim foi mais difícil, mesmo nao tendo dificuldade com o inglês…
Olá Rotiv, pois é cara ano passado consegui minha ocpjp e postei minha experiencia aqui no forum sim. Recebi vários cumprimentos dos colegas do forum.
Segue meu historico e cronograma de estudo.
Iniciei lendo o Livro head first Servlets e JSP 2ª edição e fiz varios testes de implementação com servlets e custom tags li o livro 2 vezes
Comprei o simulado JWeb Plus v5 que ajudou bastante, mas fiz soh 3 dos mais de 10 simulados( faltou tempo!), inclusive cairam 2 questoes desse simulado na minha prova.
Fiz também o simulado final do livro, mas nao fui muito bem fiquei abaixo da média mas, cairam 3 questões desse simulado na minha prova.
Mais de 20% daminha prova foi de custom tags Classicas e Simples, inclusive questoes avaliando o conhecimentos dessas tag aninhadas uma dentro da outra, onde o enunciado descrevia um cenário em texto muito longo que tomava tempo.
A parte de segurança tb foi pesada, muitos textos longos com muitas pegadinhas.
No restante foi tranquilo, el, servlets, sessao, deploy, patterns foi um pouco mais fácil porem com os mesmos textos longos…
Obrigado a todos pelo apoio e boa sorte a todos que estão na caminhada…
Estou a disposição pra ajudar quem precisar!
Abraço galera Valeu
Então cara fiz o test killer sim, inclusive logo devo disponibilizar pro pessoal do grupo.
Nos simulados tive média de 80 no JWeb plus e de 90 no do livro.
Mas na prova as questoes estavam bem mais longas e intepretavivas, e nao indicavam quantas respostas deveriam ser assinaladas.
Muitas diziam “marque todas as corretas” e “assinale as verdadeiras” nao havia nada do tipo “chose two” ou “choose four” (isso que foi foda!!)…
Meu score foi de 75%, baixo em relação aos simulados.
Por isso pratique muito a parte de interpretação de possibilidades de aplicação de design patterns, e a compreenção de cenarios.
Tenha bastante atenção com as tag customizadas, alinhadas uma dentro da outra.
Mas na prova as questoes estavam bem mais longas e intepretavivas, e nao indicavam quantas respostas deveriam ser assinaladas.
Muitas diziam “marque todas as corretas” e “assinale as verdadeiras” nao havia nada do tipo “chose two” ou “choose four” (isso que foi foda!!)…
[/quote]
Isso é foda mesmo, sofro muito com esse tipo de questão pois sempre acabo ficando em dúvida entre alguns itens.
Mas você sabe dizer se isso foi erro na sua prova ou o normal é assim mesmo?
Você é a primeira pessoa que eu vi que achou a prova mais difícil do que a SCJP. Geralmente falam que a SCWCD é “fácil”. Deu até medo agora. Pretendo tirar a minha certificação até julho. Já estou devorando o livro do Head First. =D
Eu mesmo também achava que seria ais facil que o scjp, assim como outros membros do guj mencionavam em seus relatos.
Mas um tempo atrás no javaranch.com li um post de um membro que dizia que as questões seriam rotacionadas depois que a oracle assumiu as certificações. Questões que foram acertadas demais, apareceriam cada vez menos. Sendo uma forma de evitar que as questões fosse decoradas e transmitidas após as prova.
Eu acredito que eu tenha me preparado bem, não tenho problema com o inglês (apesar de não falar muito!), mas graças a Deus deu tudo certo.
Vou tirar a OCPJD. Antes que entre em vigor a obrigatoriedade do curso oficial.