OCR com JOONE

Pessoal,

estou desenvolvendo uma aplicação para reconhecimento de placa veiculares.

Já consegui fazer a parte do pré-processamento da imagem, ou seja, convertê-la em uma matriz monocromática.

Agora estou tendo problemas na parte de localização da placa dentro da imagem, ou seja, em uma imagem completa com o carro e o ambiente envolta do mesmo, isolar somente a placa.

E também estou tendo um pouco de dúvida na parte de IA.
Bom, pelos artigos que já li, eu percebi que a IA utiliza um arquivo de texto com a referência para cada caractere.
Eu consegui fazer, mas sem o uso da IA.
Fiz da seguinte forma:

Criei uma BufferedImage, criei um Graphics apartir do getGraphics() da BI, desenhei um String (com o drawString()) e criei uma imagem para cada Caractere (de A a Z e de 0 a 1) e,
para cada imagem gerei uma matriz monocromática (0s e 1s) e gravei tudo num arquivo de texto.
Ficou assim:
(Dados não reais)
A: 01101011101111100010110101101
B: 11010110110110101011001101011
(…)
Z: 10101111010101010001010101100

Na verdade ficou um pouco maior pq, segundo a legislação, deve conter as seguintes características:

  • Fonte “Mandatory”
  • Altura de 63mm
  • Espessura do traço de 10mm
    (para isso utilizei fonte de tamanho 225)

Cada imagem ficou com tamanho de 112 x 178, ou seja, minha matriz ficou com tamanho de 19.936.

Agora, além da questão anterior, quero saber se tenho que fazer uso da IA pra gerar essa matriz ou posso deixar como está.

Outra coisa, alguém pode me dizer como faço pra treinar a rede neural apartir desse arquivo de texto, se o mesmo for válido para tal coisa.

Desde já agradeço a todos os que puderem, de alguma forma, me ajudar!!!

Vc já implementou a rede neural?
Creio que não vai ser necessário o uso de IA…mas seria legal um programa aprendendo a reconhecer as placas…mas vai te dar uma trabalheira pra implementar IA no seu sistema…

Na verdade,

eu tenho um exemplo que lê caracteres de um display de leds.

Mas ainda tenho um pouco de dúvida em como fazer o treinamento da rede, mesmo com os comentários…
:oops:

Segue arquivo:

Agradeço sua intenção de ajudar!!!

Pessoal,

será que alguém poderia dar uma ajuda com relação à implementação/treinamento da RN com a utilização do JOONE???

Mesmo com o exemplo estou tendo um pouco de dificuldade no entendimento do mesmo…

Qualquer ajuda é bem vinda…

Boa noite,

consegui resolver parte do problema, utilizando o exemplo anterior, consegui fazer o treinamento da minha RN.

Mas agora preciso de ajuda em outra coisa, como eu faço para salvar o peso sináptico da RN (Wij) utilizando o JOONE???

Será que alguém poderia me ajudar!?!

Desde já agradeço…