OCWCD - Ta no Bolso: 79%

E aew galera!

Como na OCJP, vou colocar o meu relato aqui pra ver se o mesmo consegue ajudar um pouco quem esta estudando ou quem um dia pretende estudar pra mesma, ja que outros relatos me ajudaram um pouco ai no caminho.

Queria alertar uma coisa antes, pra vocês ficarem espertos pq eu não sabia e tenho certeza que muita gente não sabe: O meu score total foi 79%, de uma nota de corte, para surpresa, de 72%! Achei estranho, a mulher la me explicou, olhei no site da Oracle e é verdade: a nota de corte muda de acordo com a prova que você pega. Se você pegar uma facil, a nota de corte aumenta, se você pegar uma difícil, a nota de corte abaixa, e se pegar uma mediana, a nota de corte também fica em uma certa média. Quais são os ranges dessas notas? Não sei. Mas que está assim está.

Na minha prova caiu muita questão sobre Sessão. Mais do que TagLib. E o que caiu de TagLib, EL, StandardActions, etc, não estava muito difícil não. As questões sobre Container estavam mais difíceis do que elas. Caiu só duas questões sobre Segurança e as perguntas sobre Design Patterns estavam muito fáceis, até estranhei. O tópico que ficou ai no meio termo de quantidades de questões na prova foi aquele que fala sobre deploy de WAR, estrutura da aplicação, etc.

Sobre os mocks, so fiz o do HeadFirst, um da Enthuware que falava da versão 1.4 ainda e o que o pessoal da Oracle envia quando você agenda a prova, mas uma coisa é verdade: fez o mock do Head First, tirou 60%? Não enrola e vai fazer a prova, porque eu tirei 55% no mesmo a dois dias atras.

Fiz na Impacta la na Paulista e tenho que admitir: a PersonVue é bem melhor que a Prometric. Quando fiz a OCJP, ainda era a Prometric: não tinha armario, foi mó filha da !@#$% pra ir no banheiro e a sala tava uma porquisse. Com a PersonVue, é só inverter as situações que eu disse.

A sensação que eu tive foi a mesma que a maioria teve: não tem muito lenga lenga que nem a OCJP não: ou sabe ou não sabe, das 69 umas 65 foram bem diretas. Agora, sobre a decoreba que o pessoal normalmente fala, não senti muito disso não: senti que a prova foi direta, mais o score pra passar não é pra quem decora nada não: é pra quem sabe ou entendeu e está com o conteúdo na ponta da lingua.

Acho que é isso.

Boa Sorte a todos que estiverem com exame marcado ou que estão estudando para a mesma!

Parabéns!

e mt bacana seu depoimento! hehe

esse tipo de relato me deixa mais motivado a tirar as minhas certificações. ^^’

bom é isso e mais uma vez parabens.

att,

Fala Jaba,

Parabéns pela aprovação!! E que venham mais :smiley: !! Valeu pelas dicas, pois realmente foram bem valiosas. Pretendo prestar a minha este mês. Não sabia que o score varia de acordo com o nivel de dificuldade. É bom saber. Parabéns novamente!!!

Abraços.

[quote]Queria alertar uma coisa antes, pra vocês ficarem espertos pq eu não sabia e tenho certeza que muita gente não sabe: O meu score total foi 79%, de uma nota de corte, para surpresa, de 72%! Achei estranho, a mulher la me explicou, olhei no site da Oracle e é verdade: a nota de corte muda de acordo com a prova que você pega. Se você pegar uma facil, a nota de corte aumenta, se você pegar uma difícil, a nota de corte abaixa, e se pegar uma mediana, a nota de corte também fica em uma certa média. Quais são os ranges dessas notas? Não sei. Mas que está assim está.
[/quote]

Sobre isso acho que funciona mais ou menos assim: A oracle no momento possui um prova que precisa de 72% de aprovação. Mas daqui um mês por exemplo, eles podem criar uma nova prova que pode baixar o valor para 68% ou subir para 74%. Acho que não é no momento que você vai fazer a prova que o software sorteia qual prova. Sempre é um modelo unico de prova, quando um novo modelo entra, só esse novo é aplicado. Não seria isso?

[quote]Scoring Policy

Oracle routinely publishes new versions of Oracle Certification exams, and the passing score across versions may differ. The passing score for each exam is set independently to maintain a consistent standard across versions. For example, to maintain a consistent standard for success, a new version of an exam, which contains more dificult questions than the prior version will be assigned a somewhat lower required passing score. For this reason, passing scores may vary between different exams in your certification track, and between later and earlier versions of the same exam.[/quote]

A propósito, parabéns :smiley:

Parabéns pela conquista!!! :smiley:
Então cada versão nova de prova pode variar a nota de corte! Algum outro exame que é assim?

romarcio,

Eu também acredito que o Score deva ser assim, porque senão a informação fica inconsistente no site da Oracle.

Jaba,

Parabéns pela aprovação e por colocar aqui as suas experiências. Final do mês que vem devo prestar esta prova também.

Abraço

Parabéns e valeu pelas dicas Jaba.

Você fez a prova da versão 5 né?

Semana que vem vou fazer a da versEstou para fazer a da versão 6.

No TK estou tirando uma média de 80%, e agora estou estudando e fazendo uns mocks da versão 6.

E a nota de corte é menor também, 60%.

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_exam_id=1Z0_894

andreiribas,

Quais mocks você está usando pra estudar pra prova da versão 6?

Parabens brow…bem vindo ao time !!!
Fico feliz em ver q o pessoal esta se especializando mesmo…
Muito bom :stuck_out_tongue:

Parabéns Jaba por mais esta conquista, e seu relato foi excelente !!!

[quote=w1lson]andreiribas,

Quais mocks você está usando pra estudar pra prova da versão 6?[/quote]

O mock do nullhaus:

http://nullhaus.com/scwcd_mock/

e a versão trial do JWeb+ V6:

http://enthuware.com/index.php/mock-exams/oracle-sun-java-certifications/jsp-servlet/oce-jsp-servlet-mock-questions

Valeu andreiribas