Off: Aplicatico de escritório QUE FUNCIONA para Linux. Existe?

13 respostas
jyoshiriro

Caríssimos,

acho que já perdi uns 2 anos de vida usando Openoffice/ BrOffice / Libreoffice no Ubuntu! Além de travarem constantemente (tanto no meu note como no micro do trabalho quanto no note de minha esposa), agora deram pra simplesmente perder o conteúdo do arquivo!

Recentemente o próprio libreoffice não conseguiu abrir um documento que fiz nele mesmo e sem exportar pra ms office!!! Incrível!

Agora passei a noite em claro escrevendo um artigo e quando fui abri-lo a pouco simplesmente tudo que fiz foi perdido! é como se o arquivo tivesse sido alterado por uma alma penada que desfez tudo que passei a noite fazendo! A sorte é que exportei para PDF antes de desligar e o PDF ainda tem o que fiz… Mas o arquivo “.odf” simplesmente ficou como estava até antes de eu mexer, inexplicavelmente!

Existe alguma suite de programas estilo “office” REALMENTE CONFIÁVEL para Linux?

13 Respostas

M

Nesse caso especifico o problema nao e o linux, mas o SEU linux. Eu e varias empresas trabalhamos com OpenOffice e nao temos esses problemas, exceto com tabela dinamica, que ele se comporta instavel mesmo.

Mas independente de ser OpenOffice ou MS Office, fica sempre a dica: backup.

Respondendo sua pergunta, o OpenOffice ate hoje eh o melhor pra Linux, melhor que o koffice, outra alternativa. Mas se mesmo com a ultima versao voce ainda tiver problemas, existe sempre a possibilidade de rodar o MS Office via wine.

jyoshiriro

No meu note (Dell) é: Kubuntu 65 bits 11.10 (libreoffice ultima versão)
No micro do trabalho (HP): Ubuntu 32 bit 10.04 (libreoffice ultima versão)
No note da minha esposa (Microboard): Ubuntu 64 bits 10.10 (broffice ultima versão antes de virar “libreoffice”)

E em todos vejo tremenda INSTABILIDADE (travamento, perda de arquivos, e todo tipo de zica). Será o benedito que eu configurei algo errado nos 3 ambientes?!?! Veja que são ambientes (hardware e SO) bem diferentes entre si. A única semelhança é a distribuição “ubuntu”.

Alguém que não seja convicto defensor de linux a qualquer custo tem outra solução pra me oferecer sem ser “você fez algo errado”?

jweibe

da uma olhada no IBM Lotus Symphony.

M

jyoshiriro:

Alguém que não seja convicto defensor de linux a qualquer custo tem outra solução pra me oferecer sem ser “você fez algo errado”?

Calma, não precisa apelar ou culpar os outros por algo que acontece com voce. Dei sugestões no final, se terminou de ler meu post. O que não pode acontecer, é querer generalizar os colegas, aplicativos ou SOs, estamos em um forum de discussão, não no Ministério dos Transportes. :lol:

jyoshiriro

Olá, Marco,

desculpe. Eu me expressei mal. :oops: Não quis culpar você de nada não. Apenas queria evitar que surgissem aqui post do tipo “você fez alguma coisa errado! Linux é infalível! É BO seu”, pois essa costuma ser a resposta que tenho quando peço sugestão em decorrência de problemas com Linux e seus programas. Para alguns, incrivel como nunca é culpa do SO e dos seus programas, entende?

Agradeço as sugestões, mas openoffice, como disse no 1o. post está cortado, pois tive as mesas dores de cabeça com ele. Koffice ainda não testei, vou ver se rola. Usar msoffice via wine é uma bomba (trava, programa fecha sozinho, etc), isso quando funciona!

To baixando o outro da IBM que o colega sugeriu (valeu a dica). Vamos ver se isso salva meu dia :wink:

Jairo_Junior1

Olá,

Sou meio suspeito para falar, já que não gosto de nenhuma suite Office, nem mesmo a suite da Microsoft que é sem dúvida a melhor de todas, com muitos recursos e bastante confiável, porém todos esses softwares são projetados para propósitos gerais. Nós como desenvolvedores sabemos a complexidade que isso gera, tanto para desenvolver como para manter e ainda capacitar o usuário, talvez por isso não temos tantas boas opções assim.

Entendo sua raiva, mas não é bem por aí. Eu como desenvolvedor/programador/arquiteto/* de software (assim como você) tenho pontecial para utilizar alternativas que embora pareçam mais complexas para usuários comuns, são mais simples para nós. Por exemplo, vejo que você estava escrevendo um artigo, existem templates LaTeX para vários formatos de artigos cientificos (SBC, IEEE, ACM e etc), você pode levar um tempo extra inicial para dominar o TeX, mas depois terá grandes vantagens, por exemplo, poderá submeter o seu .tex, um arquivo de texto puro (como um .java) ao controle de versão, sem falar no controle muito maior que terá ao usar o TeX ao invés de um editor WYSIWYG.

Outro exemplo é o Excel, vejo muita gente usa o Excel como uma ferramenta de BI, eu admiro isso, até porque sou um zero a esquerda no Excel, mas consigo produzir resultados tão bons quanto usando uma ferramenta como o iReport por exemplo.

Não esperem que alternativas para os usuários comuns funcionem para todos, nós sabemos, talvez até mais que os outros, que não existe uma solução universal.

Só assim para vermos o quanto somos “maus usuários” assim como os usuários de nossas próprias aplicações.

Espero ter contribuído. :lol:

M

O IBM Lotus Symphony usa a engine do OpenOffice 3.2, nao sei se voce teria melhores resultados, mas nao custa tentar.

Infelizmente, as alternativas de suite de escritorio ‘boas’ acabam por ai e nenhuma chega realmente perto do MS Office. Outros programas, como o Abiword, sao bem mais limitados e pra textos grandes costumam ser mais instaveis ainda.

Uma forma de contornar o problema no OO, seria quebrar seu trabalho em varios arquivos, cada um com menos capitulos. Sei que eh uma soluçao paliativa, mas mitiga o risco.

Outra saida, seriam as suites online, como o Google Docs ou Zoho, que ate sincronizam com o OpenOffice.

Andre_Rosa

Olha, eu sempre usei tanto o OpenOffice quanto o BrOffice e nunca tive nenhum tipo de problema. Você já tentou salvar os documentos como .doc ou como .docx?

Nem com travamentos tive problema aqui.

lucasmurata

Depois de alguns anos usando BrOffice e agoa LibreOffice, chegai a conclusão que nao chega aos pés do MS Oficce, nisso a Micro$oft mandou muito bem.

Que tal Google Docs?

gomesrod

Uso o BrOffice para Windows mesmo, e infelizmente a realidade é essa, ele é cheio de “picuinhas”: qualquer coisa que não seja texto puro (imagens, tabelas, etc) fica esquisito, muitos documentos gerados no office ele não consegue abrir, etc… Quando preciso de um documento com imagens tenho que usar o WordPad … zuado, nem quebra de página ele tem :shock:

Hoje em dia esse talvez seja o principal problema do linux como sistema operacional para desktop. Afinal, com o Ubuntu os problemas de configuração e hardware viraram coisa do passado :smiley:

wagnerfrancisco

Eu usei por bastante tempo o Office 2003 da Microsoft emulado via Crossover.

Não vou dizer que nunca travou, mas também não era muito frequente um travamento, tanto que fiz meu TCC usando ele (um arquivo grande, com imagens, tabelas, formatação mais complexa, etc.).

Instalei o Office 2007 também via Crossover. Mas não utilizei o suficiente pra saber se ficou bom ou não.

Abraço.

leoramos

Larguei o OpenOffice por um problema parecido, cara. Eu fechava o programa, e sempre ao reabrí-lo vinha aquela janela de “recuperação de arquivo”, como se o computador tivesse sido desligado indevidamente, ou o programa fechado de forma forçada. Fiquei com medo - não de perder, pq eu jogo tudo no dropbox - mas de eu alterar coisa num documento incompleto e ficar com tudo distorcido. Fora que a usabilidade do OpenOffice é um negócio bem aquém da suite Microsoft. Adoro Linux, me dou muito bem com ele, mas nesse ponto não conseguiu-se chegar a nada sequer parecido - ou ao menos, não fui apresentado a este. Pra Excel, mesmo (como fiz ciências contábeis, é uma ferramenta com a qual eu tenho certa intimidade), não existe nada nem parecido. As funções mais complexas, que tornam o Excel a ferramenta poderosa que é, não existe ferramenta nenhuma que possua.

– Falei demais, de novo –

Respondendo tua pergunta, a minha alternativa foi instalar o Office 2007 rodando com o Wine. Trava? Não. Comigo, pelo menos, não travou, rodando no Ubuntu 10.04 num laptop que é um Sempron 2800 com 1 gb de RAM. E nunca tive problemas com travamento.
É pirata, mas paciência. Vais passar um pouco de trabalho pra fazer o PowerPoint rodar, mas não é nada demais; é só fazer uma configuração à toa lá no Wine que ele roda rapidinho.

Abraço!

M

Aconteceu comigo isso no LibreOffice. Instalei o OpenOffice 3.4 e conseguiu abrir. O problema é que a maioria das distros migraram pro LibreOffice e não sei se vão ter alguma incompatibilidade a medida que os dois projetos se distanciem. Como não tenho problemas anti-Oracle ou pró-Oracle, o que me atender melhor e uso.

Criado 20 de agosto de 2011
Ultima resposta 22 de ago. de 2011
Respostas 13
Participantes 9