Pessoal tenho essa dúvida, eu estou terminando o curso de Java na impacta e embora o primeiro módulo eu achei um pouco a abaixo da expectativa o segundo está superando-a. Junto ao curso eu desenvolvi meus próprios estudos tomando como base o livro Java como Programa e agora tenho feito o livro Use a cabeça Java além de dar uma olhada na apostila da Caelum, pude perceber que quase 90% que eu aprendi no curso eu poderia aprender sozinho só com os livros, exceto uma ou outra situação que os instrutores passam referente a experiência deles como programadores, ou tópicos um pouco mais avançado que fogem ao escopo do curso.
Agora minha dúvida é fazer cursos e gastar um dinheiro que poderia ser aproveitado para outras coisas importantes ou tentar estudar sozinho. Penso em continuar meus estudos sobre UML e JavaServer Pages & Servlets.
Perdoe-me se postei em lugar errado, procurei por um lugar pra postar off e não achei, se houver me indiquem que posto no lugar correto. Mas acho que essa minha dúvida também pode estar perturbando algumas pessoas.
Obrigado desde já 
[off] curso x auto-didata
16 Respostas
Na minha opinião, conhecimento nunca é demais! Compro o livro e leia, se achar que há necessidade, faça o curso!!!
Algumas empresas preferem que vocẽ tenha vários cursos e várias certificações, outras acreditam que vocẽ foi capaz e aprender sozinho.
Solução faça um pouco de cada coisa.
Eu tentei aprender java da mesma forma que aprendi php (apostilas e forums), infelizmente não consegui, tive que correr para um curso mesmo, por que todas as apostilas que eu encontrava só tinham “Hello World” e alguns programinhas que calcula média, somar, dividir… ai tive que pular pra um curso.
Mas, vai de cada pessoa…
Eu ia postar algo semelhante a você e vou aproveitar seu topico…
[b]Acabei a primeira parte do meu curso de Java na softblue, será que compensa eu adqurir o avançado ou da para aprender “facilmente” só com foruns e apostilas da internet?
[i]Segue abaixo o link do conteudo do curso:* Annotations e Reflection API * Generics * Inner Classes * Programação Multithread e Sincronismo * Programação em Rede com Sockets TCP/IP e UDP/IP * Programação Distribuída com RMI * Tópicos Avançados de I/O * Acessando Bancos de Dados Através de JDBC * Desenvolvendo Aplicações Gráficas com Swing * Manipulação de Documentos XML * Log em Aplicações usando Log4j * Criando Testes de Unidade com o JUnit[/i]</blockquote>Eu nunca vi essas coisas ai, e o curso tem aulas bem explicadas… esses conteudos que coloquei são dificeis? Compensa gasta R$ 340,00?
Ps: Preciso aprender Java rapidamente se não vai vencer meu contrato de estagiario e eu não vou ser efetivado
[b]
Allan2m quanto ao material que você disse que não achou material muito bom, no meu caso eu ia usar uma parte dos meus investimentos que seriam em curso e comprar livros a respeito. Você gostou do curso da softblue???
Allan2m quanto ao material que você disse que não achou material muito bom, no meu caso eu ia usar uma parte dos meus investimentos que seriam em curso e comprar livros a respeito. Você gostou do curso da softblue???
Se você colocou três ??? é por que se espantou? :shock:
Sim gostei sim do curso da softblue, achei ele muito bem explicado, só agora depois que praticamente terminei o curso (basico), achei que os conteudos escolhidos e a ordem dos mesmo deveriam ser revisados, tem algumas coisa “simples” que eu aprendi nessa apostilas de helloworld que eu não vi no curso, mas a explicação na minha opinião é nota 10, pelo eu entendi tudo que foi passado.
Recomendo ele, pelo menos, eu não voltaria atraz, foi muito bem investido, o que eu não consegui em 2 semanas com apostilas de helloworld eu consegui em 3 dias no curso da softblue.
Estou seriamente pensando em adquirir o curso avançado, pois, eu vi a grade dele (postei acima) e achei que seria bem interessante adquirir…
Mas, eu se eu estiver enganado por favor me corriga, cai de paraquedas no java a algumas semanas, comprei o curso, deixei ele juntando teia de aranha, ai rolo uma oportunidade de estagio e só sera efetivado quem melhor se destacar, e adivinha desenvolvimento em qual linguagem, Java. por isso a 3 dias tirei as teia de aranha desse curso e to praticamente com ele terminado.
Novamente, se acham que eu falei besteira, que esse conteudo (do poste acima) da pra aprender facilmente só no forum e apostilas e etc, me alertem, e se alguem souber de um site com curso bom de java, e de preferencia java + mysql estou aberto a ouvir 
Companheiro,
Uma vez me pergutaram - “o que é caro pra mim?”.
No momento eu não tinha a resposta pra dar, mas essa pergunta ficou pertinente na minha cabeça por muito tempo.
Com o passar do tempo e a pergunta sempre me martelando os neurônios, tive a seguinte conclusão.:
Caro é tudo aquilo que você investi e não tem retorno. E barato é tudo aquilo que voce investe e tem retorno.
Claro que isso é obvío, mas se você parar pra pensar realmente tem sentido. Por exemplo você faz um curso na Caelum de R$ 20.000,00
após o curso estará apto a trabalhar em uma grande empresa ganhando R$ 10.000,00 por mês. Isso é investimento com alto retorno.
Agora se você investe pesado e não tem retorno, não seja tolo, não invista, ou seja, não perca seu tempo com isso.
E isso acontece na compra de um livro também.
Agora o curso da Softblue é bom eu recomendo você fazer sem remorso.
Abraços
peresjuliao muito bom seu ponto de vista. Realmente o que tem que ser pesado é o custo\benefício. Eu fiz uma consulta a Caelum sobre os cursos. Tirando o FJ-11. o FJ-16 e FJ-21 ainda cabem no meu orçamento. Sempre ouvi muito bem sobre os cursos de lá, Alguém já fez lá? Sabe precisa o quão bom é?
Amigo, poderia me dizer o preço do FJ-21 ele me interessou :twisted:
Ser auto-didata, vc aprende 2x +, mesmo que a longo prazo.
Concordo com o Saulods.
Estou estudo o livreo do Deitel & Deitel. Porém como algumas empresas dão muita importância a cursos e certificações, estou pensando seriamente nos cursos da Caelum :lol:
Bom, neste caso talves seja melhor acreditar apenas na auto-didata :lol:
wellington.nogueira, você tem alguma dica de estudo, ou o livro Java como prograr já está de bom tamanho?
Vlw pelas dicas Wlilington. Vou continuar estudando o livro e acompanhar o forum.
O lind abaixo:
http://javafree.uol.com.br/catartigos/39/Tutoriais-Certificacao.html
é muito bom, á mais voltado pra certificação. não fica muito no basicão. É voltado pra quem já está na área. aprendi muito nesse site
Eu aprendi Java por conta (auto-didata) mas tinha tempo para fazer isso (usei o Java Como Programar do Deitel & Deitel)
Um curso te fornecerá a base que livros e apostilas tendem a demorar mais para te ensinar mas o estudo por conta própria é quem vai preencher as lacunas.
Seria como:
Com o curso, vc faz “rapidamente” os alicerces e colunas de uma casa.
Estudando por conta depois, vc faz as paredes e o telhado 
Sem o curso, os alicerces demoram um pouco mais para surgirem.
Concordo com o Saulods.Estou estudo o livreo do Deitel & Deitel. Porém como algumas empresas dão muita importância a cursos e certificações, estou pensando seriamente nos cursos da Caelum :lol:
A única preocupação que realmente eu vi nas empresas foi com relação a certificação. Nunca fui questionado sobre cursos realizados.
Entretanto, se quer cursos para “agregar” ao curriculo, escolha “grifes” (?não necessariamente os melhores cursos). Algo que faça alguém que não manja muito de TI (vulgo RH) notar como um “diferencial”.
Bom, neste caso talves seja melhor acreditar apenas na auto-didata :lol:wellington.nogueira, você tem alguma dica de estudo, ou o livro Java como prograr já está de bom tamanho?
Qdo estudei, o Java Como Programar me bastou. Mas há muitos livros interessantes (apesar que, no básico de java, a maioria dos bons livros deve ser repetitivo).
Outro exemplo, o Use a Cabeça: Java, nunca lí, mas dizem ser muito bom.
Tópicos sobre livros
http://www.guj.com.br/posts/list/38373.java
http://www.guj.com.br/posts/list/127550.java
http://www.guj.com.br/posts/list/134024.java
http://www.guj.com.br/posts/list/129602.java
E diversas discuções aqui no GUJ mesmo:
http://www.guj.com.br/jforum.java?module=search&action=search&search_keywords=livro+OR+livros+AND+Java
PS: Como disse, o curso pode dar uma “estilingada” no conhecimento. Mas não é suficiente. É preciso continuar estudando!
[b]