[OFF] Delphi

6 respostas
Leandro

Aew… não sei se poderia criar um tópico “OFF” assim, mas se estiver errado pode apagar…

Pelo que já vi… tem UM MONTE de programador em Delphi aqui… caras com até 6 anos de experiência e tals…
E pode rir… mas eu to ao contrário huahauha, aprendi Java primeiro (num sou lááá um Mr. Java, mas já ando dando minhas doses) e agora tava querendo conhecer melhor Delphi…

To partindo com Delphi 6 que já tenho aqui, é aconselhável ir pro 7?? Mudou muito??
Aí queria uma dica do pessoal pra quem tá começando MEEEEESMO, bem novato… newbie… tem algum lugar na net, tutorial, alguma coisa do tipo pra eu pelo menos me acostumar e conhecer o básico antes de partir pra um livro especializado??

Valeus!! :smiley:

6 Respostas

Marcelao

Cara, não vou fazer nenhum juízo de valor sobre quem começa com Java e passa para Delphi :mrgreen: , ´mesmo porque eu ainda gosto das ferramentas da Borland e pretendo continuar trabalhando nele.
Vejamos: eu conheço o Delphi 6, ainda não vi o 7… Acho que não vale a pena vc pegar o grandalhão versão 7, porque se vc é novato na ferramenta, o básico vc aprende até no 3… :shock:
Na verdade, vc tem um monte de vantagens sobre muita gente que começa direto no Delphi - como vc vem do Java, já tem uma boa bagagem de OO, que boa parte dos desenvolvedores Delphi não têm, eu não tinha quando comecei a fuçar nele. Cansei de ver sistemas em Delphi criados como se fossem aberrações nascidas do VB - eu tb já fiz estas bobagens… :cry:
Eu tinha uns links aqui de apostilas sobre Delphi básico. Assim que encontrar, posto aqui no fórum…

D

Opa! “muito carinho” com o VB. Bem usado (assim como Java, Delphi, C++, etc) é uma ferramenta excelente. “Aberrações” já vi em Java, comum em C, e em Delphi… cansei de ver, principalmente por que herdou uma boa parte dos “clippeiros” – assim como existem excelentes programadores/programas em Clipper.

Sei que essa discussão é irrelevante e infrutífera e nem deveria estar nesse fórum. Mas fico chateado quando as pessoas falam mal do VB. Tem suas qualidades e tem seus defeitos (como qualquer outra).

Marcelao

Tem razão, dango. Expressei-me muito mal.
Toda ferramenta tem seu uso, lugar e qualidades… E esta discussão não leva mesmo a lugar algum, até pq podemos fazer obras de arte e/ou produtos discutíveis até com as melhores ferramentas. O legal é aprender a fazer o melhor que podemos com os recursos que temos a nossa disposição.
Esta frase mal feita é herança de “delpheiro” metido a besta… :smiley:

A

Ola Dango

realmente vc esta fazendo o caminho contrario, hehehe, mas é isso ae, eu trabalho com delphi profissionalmente a 3 anos e aprendi ele no colégio técnico a 4, e java nao faz nem 2 meses, hehehehe.

O que eu acho é o seguinte, o Delphi é uma excelente ferramenta, eu em particular não quero parar de trabalhar com ele, pois sua organização e facilidade, além da poderosa ferramenta é muito fantastico. o problema é o preço, e como eu trabalho em uma empresa os caras precisaram comprar o original.

Eu trabalho no momento com o 6, fazem uns 3 meses que o pessoal comprou o 6, mas eu ainda acho melhor de todos o 5, é mais enxuto e etc, unica coisa que eu uso bastante do 6 que nao tem no 5 é um componente TCLientDataSet pra trabalhar com XML e Tabela Virtual, o 7 eu vi apenas um pirata que meu colega tem, e achei muitooooooooo pesado, tem muitos componentes de terceiros, a paleta de componente vc se perde de tanta coisa…
Mas ainda eu prefiro o Delphi pra sistemas Client/Serv desktop, aqueles que tem um servidor, e varios terminais ae vc instala o .exe em cada um e os caras usam, é muito mais rapido que Java, o tempo de produção é maior, e as ferramentas são mais facil e tem mais variedade do que vc quer usar.

Voce pode começar tanto do 5 que é mais enxuto ou do 6 mesmo, mas o 7 acho que é um pouco demais pra quem quer começar e eu tb nao gostei.

Sobre apostilas é facil, alias, muito mais facil vc achar documentacao Delphi do que Java, hehehe, experiencia propria. Como no Java todos falam pra visitar o java.sun, no delphi da um F1 e veja o proprio help dele, eh fantastico… se tiver duvida em algum comando, por exemplo o showMessage, digite showMessage, selecione ele e aperte F1, vai abrir o help no ShowMessage.

É isso ae, boa sorte.

Marcelao

É, o Alex tem razão. A melhor fonte de documentação é mesmo o help do Delphi… Vc tem que ter com ele a mesma relação que tem com a documentação da API do Java… :shock:
Acho que vc tem que estudar com atenção a linguagem (o Object Pascal) e a ferramenta mesmo. Para quem vem do Java, OP é fácil de entender. Já o Delphi, se vc não trabalhou com alguma RAD antes, pode complicar um pouquinho, mas nada drástico.

Há artigos em inglês muito bons nestes endereços:

A Beginner's Guide to Delphi Programming (o autor ainda não concluiu o tutorial, mas já está bom assim mesmo…)

Em português, vc encontra apostilas em:

http://www.portaldaprogramacao.com/apostilas.asp?c=10
http://www.linhadecodigo.com.br (tem que registrar antes…)

Na verdade, se vc procurar no Google, vão aparecer centenas de links para apostilas e tutoriais em Delphi, mas olhei algumas e não gostei, por isso recomendei os links acima para começar.

Um abraço e boa sorte!

Leandro

Valeu Marcelão Fish Burne… :slight_smile:

Realmente acredito que a parte conceitual de programação vou ter mais vantagem em pegar… e tenho outra vantagem em relação ao RAD porque antes do Java vim do VB!! hehehe

Já andei dando umas olhadas no Help do Delphi, realmente é muito bom… mas não sei da onde partir ali, porque ou é algo que eu já conheço, ou é algo que eu desconheço completamente… :stuck_out_tongue:
E atééé eu pegar a intimidade que tenho com a API do Java… hehehe é como se eu tivesse lendo a letra de uma música que eu já conheço… :smiley:

Sei que apostila e tutoria de Delphi é o que não falta, com certeza o Google vai me retornar 989087776 de resultados… mas ficar caçando algo decente realmente vai demorar… por isso pedi uma ajuda do pessoal aqui… :wink:

Vou dar uma olhada nos endereços postados e começar a estudar…
VALEU!!!

Criado 24 de janeiro de 2003
Ultima resposta 24 de jan. de 2003
Respostas 6
Participantes 4