Ola Dango
realmente vc esta fazendo o caminho contrario, hehehe, mas é isso ae, eu trabalho com delphi profissionalmente a 3 anos e aprendi ele no colégio técnico a 4, e java nao faz nem 2 meses, hehehehe.
O que eu acho é o seguinte, o Delphi é uma excelente ferramenta, eu em particular não quero parar de trabalhar com ele, pois sua organização e facilidade, além da poderosa ferramenta é muito fantastico. o problema é o preço, e como eu trabalho em uma empresa os caras precisaram comprar o original.
Eu trabalho no momento com o 6, fazem uns 3 meses que o pessoal comprou o 6, mas eu ainda acho melhor de todos o 5, é mais enxuto e etc, unica coisa que eu uso bastante do 6 que nao tem no 5 é um componente TCLientDataSet pra trabalhar com XML e Tabela Virtual, o 7 eu vi apenas um pirata que meu colega tem, e achei muitooooooooo pesado, tem muitos componentes de terceiros, a paleta de componente vc se perde de tanta coisa…
Mas ainda eu prefiro o Delphi pra sistemas Client/Serv desktop, aqueles que tem um servidor, e varios terminais ae vc instala o .exe em cada um e os caras usam, é muito mais rapido que Java, o tempo de produção é maior, e as ferramentas são mais facil e tem mais variedade do que vc quer usar.
Voce pode começar tanto do 5 que é mais enxuto ou do 6 mesmo, mas o 7 acho que é um pouco demais pra quem quer começar e eu tb nao gostei.
Sobre apostilas é facil, alias, muito mais facil vc achar documentacao Delphi do que Java, hehehe, experiencia propria. Como no Java todos falam pra visitar o java.sun, no delphi da um F1 e veja o proprio help dele, eh fantastico… se tiver duvida em algum comando, por exemplo o showMessage, digite showMessage, selecione ele e aperte F1, vai abrir o help no ShowMessage.
É isso ae, boa sorte.