Bem procurando um emprego novo e me deparei com isso.
http://www.apinfo.com/cgi-bin/forum.pl?display
Quais são as opiniões do pessoal do fórum ( Como se a gente já não soubesse
)
eu sou adepto do shaaaaaaaaaaaare …
Bem procurando um emprego novo e me deparei com isso.
http://www.apinfo.com/cgi-bin/forum.pl?display
Quais são as opiniões do pessoal do fórum ( Como se a gente já não soubesse
)
eu sou adepto do shaaaaaaaaaaaare …
Caras antes eu via essa conversa de compartilhar o conhecimento e achava uma puta bobozeira.
Mas fui analisando e vendo na prática como isso só traz beneficios.
Sem fazer média uma prova disso é o GUJ.
Será que o Java cresceria como está hoje sem os grupos e comunidades de usuários. Acredito que não !
Bem, para mim há dois pontos do por que se compartilhar conhecimento:
1-Desenvolvimento e crescimento humano não provém de grandes geniozinhos fechados em salas de estudo, mas de cooperação e interação entre grandes idéias.
2-Não importa o tanto de conhecimento que você tem(hoje é muito fácil se ter acesso a informação), importa principalmente o uso que você faz dele.
Simples:
:arrow: Se você curte trabalhar na sua, sozinho e sempre na mesmice, é só não compartilhar informações!
:arrow: Se você é uma pessoa que odeia mesmice e quer sempre se aperfeiçoar e ter crescimento profisional, você não tem escolha. Opte por compartilhar informações.
Abraços!
Thiago
Acho fundamental compartilhar conhecimento!
Eu descobri o verdadeiro valor disso quando entrei na faculdade…1° semestre o professor de Calculo I passava muitos, mas muitos exercicos mesmo…acho que ninguem da turma ia conseguir fazer sozinho…foi aí então que começamos a fazer grupos de estudo…nos reuniamos na casa de alguem pra fazer os exercicos…nossa, todo mundo ajudou a fazer tudo, e todos conseguiram aprender bem mais do que se tentassem simplesmente sozinhos
Como o Shoes comentou em um post (que nao lembro mais agora), nao foi a Sun ou outra empresa que impulsionou o java e sim a comunidade.
Compartilhar conhecimento sempre. O que garante seu emprego é competência e não tentar ficar guardando conhecimento, sendo dono de código, escondendo o jogo.
Infelizmente, por incrivel que pareça, ainda tem muita gente que pensa assim! 
[]'s
Marco Campêlo
Esse negocio de ensinar os outros sem faturar é a maior burrada.
Um ótimo exemplo disso é o vacilão do Obi wan Kenoby, insistiu tanto em ensinar o moleque a ser jedi que levaram 3 filmes só para concertar a M* que isso criou.
[quote=louds]Esse negocio de ensinar os outros sem faturar é a maior burrada.
[/quote]
Não fui ao APINFO ver exatamente sobre que tipo de share de conhecimento a enquete está abordando.
Se for em foruns como o GUJ, vai do cada um de cada um.
Mas internamente, numa empresa, numa equipe, acho essencial.
[]'s
Marco Campêlo
Falando sério, em uma equipe isso funciona a partir do momento que todos não tenham medo de serem tutores de seus substitutos, “ensino o estag hoje e amanha colocam ele no meu lugar ganham 2x menos que eu”, e todos tenham algo a oferecer.
Como a primeira premissa é coisa da época que cobol era novidade e o acesso facil a informação não era ubiquo como hoje.
Como dificilmente a segunda premissa acontece, a maiora dos times são compostas por pouca mão de obra qualificada e uma maioria de “standard labor”, dividir conhecimento pode ser contraproducente.
Huh?!
CV, falo pela minha experiência, a maioria dos times com que trabalhei os membros podem ser divididos em duas categorias.
O “standard labor”, aquele que não sabe mais que o suficiente para fazer o necessario, muito comum em projetos que o analista mastiga tudo mais que uma ave para a sua cria. E os que se esforçam para serem bons proficionais.
Quando você não mistura o tipo de mão-de-obra, não tem problema. O ruim é quando junta as duas categorias. Parece que existe uma incompatibilidade na forma de pensarem e isso costuma gerar muito desgaste.
Dai a conclusão de ser contraproducente, se tentar passar conhecimento for gerar problema, melhor deixar como está.
É o caso do “quem esse ai pensa que é para me ensinar como devo trabalhar” e “esse ai é tão tapado que não abre uma porta sozinho”.
Aaaaaaaah, tah 
Pra isso, pair programming funciona que eh uma maravilha. Nada como botar alguem que sabe o que ta fazendo do lado de alguem que acha que sabe o que ta fazendo pros dois entenderem melhor como a coisa funciona. 
Experiencia propria - eu cheguei aqui na ThoughtWorks (onde pair programming eh a regra, e nao excecao) achando que era o dono da cocada preta, e nao demorou uma semana programando assim pra me tocar de que eu nao soh era - e continuo sendo - um programador bem mais ou menos, quanto eh muuuuuuuito melhor se apoiar em quem tem mais saco pra fazer os trabalhos sujos e chatos do que nao faze-los por falta de paciencia. E, claro, se apoiaram em mim pra fazer todo tipo de trabalho chato no comeco, mas aprender a balancear e saber delegar as coisas eh parte da brincadeira. 
Eu poderia jurar que o lance do pair programing do xp era pura ideologia… quando li sobre eu ficava imaginando como seria vc programar e ter um cara do seu lado comentando tudo que fizesse… isso me deu uma certa agonia… mas se formos pensar que um traz o crescimento do outro dá até pra pensar que funciona.
Cv, fala mais de como funciona esse lance aí pra nós 
pergunta: Compensa pra uma empresa pagar dois caras pra fazer uma coisa só?
Devolvo a pergunta: quanto tempo voce passa lendo e-mail, passeando no MSN e lendo GUJ por dia?
E outra: quanto desse tempo voce estaria usando pra produzir software se tivesse alguem do seu lado morrendo de tedio enquanto espera voce terminar de olhar essa thread?
lágrima nos olhos
É, realmente um enrolado trabalha menos que metade de sua capacidade, o que faz compensar ter dois pra fazer um serviço só.
Os trabalhos de faculdade já nos dizem isso… um fica cutucando o outro pq quer ir embora dormir pra trampar no dia seguinte.
Mas, agora conta aqui: como que mesmo assim vc consegue ter tanto tempo no guj? :mrgreen:
[quote=cv]Devolvo a pergunta: quanto tempo voce passa lendo e-mail, passeando no MSN e lendo GUJ por dia?
E outra: quanto desse tempo voce estaria usando pra produzir software se tivesse alguem do seu lado morrendo de tedio enquanto espera voce terminar de olhar essa thread?[/quote]
Sim! Concordo com você Carlos. Mas acho que só faltou uma observação. Se a pessoa sempre fizer pair programming com a mesma pessoa, uma hora os dois se acostumam e começam a entrar na net para ficar vem videos indevidos, fotos …, e responder mensagens no GUJ.
Por isso, acredito que periodicamente deve trocar os pares, para que estes não se acostumem e comecem a ficar numa boa!
Se eu tiver errado, me corrija, please!!!
Outro benefício do PairProgramming é que vc além de assimiliar conhecimentos de tecnologia como também a lógica de negócio mais rápido, o seu par normalmente estará revisando seu código no mesmo tempo em que vc escreve. Dessa maneira dificilmente ele deixará vc fazer errinhos bestas, do tipo, esquecer ponto virgula, digitar um nome errado, fechar chaves e etc.
Outra coisa interessante é que você como o seu par tem todo o direito de te questionar. Assim você juntos chegam em soluções mais bém elaborados. E como no XP o código fonte não tem dono, vc deve sempre escrever código simples para que ele possa ser facilmente manutenido ou conitnuado. Por isso, quando vc está programando um par e vc fizer algo que seu par não entendeu, ele vai questionar, e daí vcs pdoerão juntos chegar em uma soluçao mais simples!
Abraços!
Thiago Senna
Belas observações …
Pero …
[quote=Thiago Senna]manutenido[/quote] :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
[quote=scottys0]Belas observações …
Pero …
ué? i num é?
[quote=Thiago Senna]Mas acho que só faltou uma observação. Se a pessoa sempre fizer pair programming com a mesma pessoa, uma hora os dois se acostumam e começam a entrar na net para ficar vem videos indevidos, fotos …, e responder mensagens no GUJ.
Por isso, acredito que periodicamente deve trocar os pares, para que estes não se acostumem e comecem a ficar numa boa![/quote]
O motivo pra trocar os pares de lugar eh fazer com que o conhecimento sobre o sistema fique o mais distribuido possivel entre as cabecas da equipe, nao pra evitar que pares fiquem amiguinhos e passem a querer jogar videogame. 
Eu sempre tive em mente que ensinar o que eu sei pra alguém é uma forma de eu me livrar dakilo, pq eu detesto fazer a mesma coisa muito tempo, e partir para novos conhecimentos. acho que o que vc não pode fazer é, passar o conhecimento pra empurrar alguma coisa que vc deveria fazer e estagnar no tempo…
Apartir do momento que vc seja lá onde for se torna uma fonte onde sempre tem coisa nova fica um pouco mais difícil acontecer o que o lounds comentou. Não que isso não aconteca.
Muita gente não tem saco de entrar em um forum, ou pesquisar no google… daí q vc se destaca mesmo que tenha alguém que faz o q vc faz pela metade do preço… bem isso é uma opnião muito particular minha…
Um abraço galera…