[OFF] Mercado de Opções (Parte 3)

Estarei publicando uma série de artigos sobre o mercado financeiro, principalmente sobre o mercado de opções, no meu blog.

Como sei que existem várias pessoas aqui no GUJ interessadas nesse assunto, aqui vai o primeiro artigo da série.

Opções e Poker: http://blogs.mentaframework.org/posts/list/19.page

SAOJ, recentemente estou de olho neste livro:

http://www.lcm.com.br/index.php?Escolha=20&Livro=L00603

O que acha a respeito?

Não conheço o livro, mas eu não acredito muito em análise técnica nem fundamentalista para o investidor privado (pessoa física).

Vc leu meu blog? Acho que não… :slight_smile:

Primeiro você conta toda uma história para convencer que mercado de ações é como jogo de roleta (100% sorte). Depois de mais alguns parágrafos você volta atrás e diz que é igual ao poker (sorte+estratégia). Simplesmente não entendi o que você quis explicar afinal…

Realmente eu poderia ter sido mais claro na minha introdução. Ficou confuso mas a idéia era comparar mercado de ações (roleta) com mercado de opções (poker).

Coloquei isso na introdução (primeiro parágrafo). Veja se ficou melhor agora:

Bem melhor… :slight_smile:

Tb adicionei uma melhor explicação sobre hedge funds:

Já que estamos falando de Mercado de Ações, fica ai uma dica: o site da Bovespa tem muito material legal pra quem tá começando agora, inclusive um simulador que dá uma boa noção de como as coisas funcionam.

Estou lançando o segundo blog da série de blogs sobre o mercado de opções:

http://blogs.mentaframework.org/posts/list/20.page

Sugestão:
Por que não cria isso num blog público?
Ao menos me incomodou ter de criar um usuário só para poder postar um comentário.

E resumidamente, discordo que mercado de ações seja roleta/sorte. Eu vejo como comportamento de massa, e seu comportamento é primitivo e repetitivo.

Criar uma conta com o JForum é algo o mais simples e rápido possível.

Eu vejo como um comportamente caótico, e portanto bastante imprevisível. O ponto que pretendo chegar em blogs posteriores é que com uma estratégia de opções bem construída e controlada é possível obter ótimos retornos (> 30%) a longo prazo (>= 1 ano) sem que vc se sinta totalmente na mão da sorte.

Quando eu compro uma ação, porque eu acho que ela vai subir, me sinto totalmente na mão da sorte.

Quando eu crio uma estratégia a longo prazo com opções, me sinto mais no controle da situação e com a possibilidade de ir fazendo ajustes conforme o humor do mercado. Mas isso é algo que pretendo entrar em mais detalhes em blogs futuros…

[quote=saoj][quote=Rafael Nunes]
Por que não cria isso num blog público? Ao menos me incomodou ter de criar um usuário só para poder postar um comentário.
[/quote]

Criar uma conta com o JForum é algo o mais simples e rápido possível.
[/quote]
Legal sua iniciativa Sérgio, o que realmente importa é fazer pensar sobre o tema, sobre as estratégias, se esta certo ou não são outros 500. :thumbup:

PS: Não comentei nada lá pq não gosto de ficar criando contas rs… mesmo que seja rápido e simples rs

Eu tentei tirar uma conclusão do seu blog juntando uma perspectiva que eu tenho do mercado, cheguei no seguinte: se o valor de uma ação é igual o lucro líquido no exercício fiscal dividido pelo número de ações, logo, o preço no dia-a-dia é pura especulação mesmo, não?

Então, realmente a idéia da roleta é muito válida…

[quote]Como funciona o mercado de ações

Uma vez, num vilarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por $10 cada. Os aldeões sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos.
O homem comprou centenas de macacos a $10 e então os aldeões diminuíram seu esforço na caça. Aí, o homem anunciou que agora pagaria $20 por cada macaco e os aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça.
Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca. A oferta aumentou para $25 e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça.
O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por $50! Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria seu assistente cuidando da compra dos macacos.
Na ausência do homem, seu assistente disse aos aldeões: “Olhe todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso vender por $35 a vocês e quando o homem retornar da cidade, vocês podem vender-lhe por $50 cada.”
Os aldeões, espertos, pegaram todas as suas economias e compraram todos os macacos do assistente.
Eles nunca mais viram o homem ou seu assistente, somente macacos por todos os lados.

Agora você entendeu como funciona o mercado de ações.[/quote]

[quote=Rafael Nunes]Sugestão:
Por que não cria isso num blog público?
Ao menos me incomodou ter de criar um usuário só para poder postar um comentário.

E resumidamente, discordo que mercado de ações seja roleta/sorte. Eu vejo como comportamento de massa, e seu comportamento é primitivo e repetitivo. [/quote]

Mandelbrot tem um livro legal, e ele mostra que o valor das acoes nao tem comportamento algum, nem repetitivo. Diz que quem pode ser que tenha um movimento caotico é a volatilidade dos precos.

Eu uso opcoes tem um bom tempo, mas sempre lancando coberto, em vez de especular. Com a alta volatilidade do mercado, o preco das opcoes ta no teto. Vende-las (coberto, pelo amor de Deus!) é um bom negocio!

Era justamente sobre isso que eu gostaria de explorar mais a fundo. :slight_smile:

Qual é o prazo máximo de vencimento das opções aqui no Brasil? Nos EUA temos LEAPS, que podem chegar a 23 meses. E aqui no Brasil?

Parece que é 12 meses: http://www.investshop.com/aspx/PopUpQuotes.aspx?Papel=PETR81

Mas existe liquidez para essas opções de longo prazo?

Eu pretendo focar mais no mercado americano, onde o mercado de opções é bem mais vasto e com enorme liquidez. Mas eu gostaria também de fazer um paralelo com o mercado brasileiro.

Exatamente por isso que dei a sugestão de colocar em blog público, não quero mais contas e senhas para gerenciar.

Discordo, o único preço/valor que existe no mercado é o preço do último negócio. Uma ação está cotada a 10 reais. Você acha que está barata? Coloca uma ordem de venda a 20 reais e vê se alguém compra. Não. Então não está barata. Nada na bolsa está barato ou caro. Tudo na bolsa vale o que está valendo. Ou como definiu Alexander Elder ‘Preço nada mais é do que o acordo entre comprador/vendedor sobre o valor de determinado papel. E o último contrato feito é o preço vigente do papel’.

Vou dar uma pesquisada sobre Mandelbrot. Mas particularmente, ao analisar mercado de ações, tenho acreditado bastante na idéia do Alexander Elder: ‘Analisar o mercado financeiro, antes de tudo, é analisar comportamento de massa’, e como ele mesmo define, grupos também mudam, porém a mudança das massas é muito mais lenta e previsível, massas se comportam primitivamente.
E quanto a mercado de opções, não me interesso muito pois não gosto de investimentos de ‘longo prazo’(se bem que quase todo investimento é de uma certa forma de LP)

Sempre investi em opções a curto/curtíssimo/pra ontem prazo :wink:

Fortes emoções rs

Daytrade com opções?!? :shock: