[OFF] Mercado de Opções (Parte 3)

44 respostas
saoj

Estarei publicando uma série de artigos sobre o mercado financeiro, principalmente sobre o mercado de opções, no meu blog.

Como sei que existem várias pessoas aqui no GUJ interessadas nesse assunto, aqui vai o primeiro artigo da série.

Opções e Poker: http://blogs.mentaframework.org/posts/list/19.page

44 Respostas

D

SAOJ, recentemente estou de olho neste livro:

http://www.lcm.com.br/index.php?Escolha=20&Livro=L00603

O que acha a respeito?

saoj

Não conheço o livro, mas eu não acredito muito em análise técnica nem fundamentalista para o investidor privado (pessoa física).

Vc leu meu blog? Acho que não… :slight_smile:

s4nchez

Primeiro você conta toda uma história para convencer que mercado de ações é como jogo de roleta (100% sorte). Depois de mais alguns parágrafos você volta atrás e diz que é igual ao poker (sorte+estratégia). Simplesmente não entendi o que você quis explicar afinal…

saoj

Realmente eu poderia ter sido mais claro na minha introdução. Ficou confuso mas a idéia era comparar mercado de ações (roleta) com mercado de opções (poker).

Coloquei isso na introdução (primeiro parágrafo). Veja se ficou melhor agora:

s4nchez

Bem melhor… :slight_smile:

saoj

Tb adicionei uma melhor explicação sobre hedge funds:

olhaomarcosaqui

Já que estamos falando de Mercado de Ações, fica ai uma dica: o site da Bovespa tem muito material legal pra quem tá começando agora, inclusive um simulador que dá uma boa noção de como as coisas funcionam.

saoj

Estou lançando o segundo blog da série de blogs sobre o mercado de opções:

http://blogs.mentaframework.org/posts/list/20.page

Rafael_Nunes

Sugestão:
Por que não cria isso num blog público?
Ao menos me incomodou ter de criar um usuário só para poder postar um comentário.

E resumidamente, discordo que mercado de ações seja roleta/sorte. Eu vejo como comportamento de massa, e seu comportamento é primitivo e repetitivo.

saoj

Criar uma conta com o JForum é algo o mais simples e rápido possível.

Eu vejo como um comportamente caótico, e portanto bastante imprevisível. O ponto que pretendo chegar em blogs posteriores é que com uma estratégia de opções bem construída e controlada é possível obter ótimos retornos (> 30%) a longo prazo (>= 1 ano) sem que vc se sinta totalmente na mão da sorte.

Quando eu compro uma ação, porque eu acho que ela vai subir, me sinto totalmente na mão da sorte.

Quando eu crio uma estratégia a longo prazo com opções, me sinto mais no controle da situação e com a possibilidade de ir fazendo ajustes conforme o humor do mercado. Mas isso é algo que pretendo entrar em mais detalhes em blogs futuros…

Luiz_Aguiar

saoj:
Rafael Nunes:

Por que não cria isso num blog público? Ao menos me incomodou ter de criar um usuário só para poder postar um comentário.

Criar uma conta com o JForum é algo o mais simples e rápido possível.

Legal sua iniciativa Sérgio, o que realmente importa é fazer pensar sobre o tema, sobre as estratégias, se esta certo ou não são outros 500. :thumbup:

PS: Não comentei nada lá pq não gosto de ficar criando contas rs… mesmo que seja rápido e simples rs

felipeguerra

Eu tentei tirar uma conclusão do seu blog juntando uma perspectiva que eu tenho do mercado, cheguei no seguinte: se o valor de uma ação é igual o lucro líquido no exercício fiscal dividido pelo número de ações, logo, o preço no dia-a-dia é pura especulação mesmo, não?

Então, realmente a idéia da roleta é muito válida…

Luiz_Aguiar

Como funciona o mercado de ações

Uma vez, num vilarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por $10 cada. Os aldeões sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos.
O homem comprou centenas de macacos a $10 e então os aldeões diminuíram seu esforço na caça. Aí, o homem anunciou que agora pagaria $20 por cada macaco e os aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça.
Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca. A oferta aumentou para $25 e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça.
O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por $50! Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria seu assistente cuidando da compra dos macacos.
Na ausência do homem, seu assistente disse aos aldeões: “Olhe todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso vender por $35 a vocês e quando o homem retornar da cidade, vocês podem vender-lhe por $50 cada.”
Os aldeões, espertos, pegaram todas as suas economias e compraram todos os macacos do assistente.
Eles nunca mais viram o homem ou seu assistente, somente macacos por todos os lados.

Agora você entendeu como funciona o mercado de ações.

Paulo_Silveira

Rafael Nunes:
Sugestão:
Por que não cria isso num blog público?
Ao menos me incomodou ter de criar um usuário só para poder postar um comentário.

E resumidamente, discordo que mercado de ações seja roleta/sorte. Eu vejo como comportamento de massa, e seu comportamento é primitivo e repetitivo.

Mandelbrot tem um livro legal, e ele mostra que o valor das acoes nao tem comportamento algum, nem repetitivo. Diz que quem pode ser que tenha um movimento caotico é a volatilidade dos precos.

Eu uso opcoes tem um bom tempo, mas sempre lancando coberto, em vez de especular. Com a alta volatilidade do mercado, o preco das opcoes ta no teto. Vende-las (coberto, pelo amor de Deus!) é um bom negocio!

saoj

Era justamente sobre isso que eu gostaria de explorar mais a fundo. :slight_smile:

Qual é o prazo máximo de vencimento das opções aqui no Brasil? Nos EUA temos LEAPS, que podem chegar a 23 meses. E aqui no Brasil?

saoj

Parece que é 12 meses: http://www.investshop.com/aspx/PopUpQuotes.aspx?Papel=PETR81

Mas existe liquidez para essas opções de longo prazo?

Eu pretendo focar mais no mercado americano, onde o mercado de opções é bem mais vasto e com enorme liquidez. Mas eu gostaria também de fazer um paralelo com o mercado brasileiro.

Rafael_Nunes

Exatamente por isso que dei a sugestão de colocar em blog público, não quero mais contas e senhas para gerenciar.

Discordo, o único preço/valor que existe no mercado é o preço do último negócio. Uma ação está cotada a 10 reais. Você acha que está barata? Coloca uma ordem de venda a 20 reais e vê se alguém compra. Não. Então não está barata. Nada na bolsa está barato ou caro. Tudo na bolsa vale o que está valendo. Ou como definiu Alexander Elder ‘Preço nada mais é do que o acordo entre comprador/vendedor sobre o valor de determinado papel. E o último contrato feito é o preço vigente do papel’.

Vou dar uma pesquisada sobre Mandelbrot. Mas particularmente, ao analisar mercado de ações, tenho acreditado bastante na idéia do Alexander Elder: ‘Analisar o mercado financeiro, antes de tudo, é analisar comportamento de massa’, e como ele mesmo define, grupos também mudam, porém a mudança das massas é muito mais lenta e previsível, massas se comportam primitivamente.
E quanto a mercado de opções, não me interesso muito pois não gosto de investimentos de ‘longo prazo’(se bem que quase todo investimento é de uma certa forma de LP)

Luiz_Aguiar

Sempre investi em opções a curto/curtíssimo/pra ontem prazo :wink:

Fortes emoções rs

Rafael_Nunes

Daytrade com opções?!? :shock:

felipeguerra

Mas meu amigo, não é questão simplesmente de discordar ou não. A soma total do valor das ações, em determinado momento, influencia em que para a empresa que emitiu?

Outra coisa, da pra mensurar o valor de uma empresa através do jogo caro/barato?

Rafael_Nunes

Após o IPO primário, em nada. A única influencia que a ação tem na empresa é na diferença entre papéis ON e PN, onde o primeiro terá direito aos dividendos, e estes dividendos não têm relação nenhuma com o preço/valor, e sim com a quantidade de papéis que um investidor têm em custódia.

Nunca vi nenhuma empresa ser mensurada pelo valor de seus papéis, e sim o contrário, um papel se valorizar/desvalorizar de acordo com o desempenho das empresas.

Paulo_Silveira

No Brasil é mensal, na 3a segunda feira do mes o vencimento. Normalmente so ha liquidez para os 2-3 proximos vencimentos. Nao ha praticamente nenhuma negociacao com opcoes para daqui 4, 5 meses. Opcoes de venda, apesar de existirem no Brasil, tem um volume ridiculo tambem. Alem disso, basicamente so VALE5, PETR4 e TNLP4 tem liquidez nas opcoes. As vezes aparece algum movimento na NETC4 e BBAS6, alem de algumas outras. As opcoes muito out of the money e muito in the money tem tambem baixissima liquidez, e ai voce acaba se estrepando no spread.

Se voce tem informacao quente e quer especular, compre opcoes de compra. Se voce quer usar opcoes de compra para tirar seu risco e para que voce tenha boas noites de sono, ja com um lucrinho quase que garantido, venda as opcoes de compra (coberto, pelo amor de Deus).

Luiz_Aguiar

Paulo Silveira:
Se voce quer usar opcoes de compra para tirar seu risco e para que voce tenha boas noites de sono, ja com um lucrinho quase que garantido, venda as opcoes de compra (coberto, pelo amor de Deus).
Mas ai perde a emoção Paulo rsrs

Pior que infelizmente é isso né, são 3 opções apenas que se da para trabalhar na bovespa atualmente, fica tudo concentrado nelas.

saoj

Não sei se minha estratégia seria viável por aqui, pois ela envolve calendar spreads de opções. Também teria que haver uma boa variedade de strike prices, o que pelo jeito não há no bovespa.

Vou tentar fazer alguns testes com pouco dinheiro…

luistiagos

sera que com a computação quantica sera possivel usar automatos celulares para prever o comportamento do mercado de ações?

Leozin

poxa, como eu sou totalmente novo, o meu único investimento (assim dizendo, a ver com ações e afins) é utilizando algum fundo de investimento de ações (por exemplo, os do bradesco prime). Aplicação em papéis em sí eu sou totalmente ignorante, não sei nada do assunto. Coisas básicas mesmo, mas não me sinto “O INVESTIDOR”. Esses fundos de investimento eu acho muito interessantes, são bem rentáveis, chegam a fechar mais de 40% por ano.

Tipo, o cara tem que ter calma: Esses fundos são de alto risco, então o que acontece é que, por exemplo, depois de 3 meses eu tinha mais de 15% desde quando comecei a investir. Agora eu já perdi tudo o investimento e até um pouco do que eu investi, mas eu sei que o mercado vai voltar a estabilizar hehehe :stuck_out_tongue:

saoj, fundos de investimento, na sua opinião, englobam o mercado de opções ou roleta?

wmitsuda

Luiz Aguiar:
Como funciona o mercado de ações

Tem também a história (real) da “Tulipamania”:

Paulo_Silveira

saoj:
Não sei se minha estratégia seria viável por aqui, pois ela envolve calendar spreads de opções. Também teria que haver uma boa variedade de strike prices, o que pelo jeito não há no bovespa.

Calendar spread é muito praticado no mercado brasileiro, o grande problema é seu efeito bola de neve: é muito facil voce rolar o seu prejuizo para o proximo exercicio… da a impressao que voce esta bem (ja que vendeu uma opcao do proximo strike, onde o valor extrinseco ta MUITO alto) mas quando chegar na data do exercicio pode estar devendo ate as calças. O que o cara faz? rola a divida DENOVO pro proximo mes, vendendo mais do proximo exercicio, se endividando mais, na esperanca de que o mercado caia/suba… Acaba sendo aquela aposta de cassino de sempre apostar 1 real, depois 2, depois 4, depois 8, uma hora voce fica sem ganhar algumas vezes consecutivo e sua divida ta subindo exponencialmente, para um ganho linear.

Recomendo o livro Investidndo em Opcoes, que foca no mercado brasileiro.

saoj

Paulo Silveira:
saoj:

Calendar spread é muito praticado no mercado brasileiro, o grande problema é seu efeito bola de neve: é muito facil voce rolar o seu prejuizo para o proximo exercicio… da a impressao que voce esta bem (ja que vendeu uma opcao do proximo strike, onde o valor extrinseco ta MUITO alto) mas quando chegar na data do exercicio pode estar devendo ate as calças. O que o cara faz? rola a divida DENOVO pro proximo mes, vendendo mais do proximo exercicio, se endividando mais, na esperanca de que o mercado caia/suba… Acaba sendo aquela aposta de cassino de sempre apostar 1 real, depois 2, depois 4, depois 8, uma hora voce fica sem ganhar algumas vezes consecutivo e sua divida ta subindo exponencialmente, para um ganho linear.

Recomendo o livro Investidndo em Opcoes, que foca no mercado brasileiro.

Boa consideração. Essa estratégia é realmente mais apropriada para ativos com pouca volatilidade. Se o ativo dispara pra cima, vc está hedgeado na outra ponta do spread. Se ele dispara para baixo, o seu prejuízo pode ficar muito grande, consumindo toda a outra ponta do spread. Por isso que quanto mais longe o spread, melhor.

Conclusão1: Se o mercado despenca pra baixo, vc vai peder dinheiro, como todo mundo. Esse é o risco inerente que vc tem que aceitar, caso contrário deixe o dinheiro na poupança.

Conclusão2: Se o mercado dispara pra cima, vc vai ganhar bem menos que os outros ou até perder um pouco, pelo menos no mês que isso acontecer.

Conclusão3: Essa estratégia só deve ser utilizada por no mínimo 1 ano. Menos que isso é especulação. A média de pequenos lucros mês a mês podem dar um belo retorno no final do ano.

Conclusão4: O mercado não dispara pra cima ou pra baixo a cada mês. Pelo menos não deveria…

Conclusão5: Não existe estratégia perfeita. A sorte terá sempre a palavra final.

Essa estratégia é perfeita e muito boa, pelo menos para apostas 50 e 50. Sim, sua dívida sobe exponencialmente, mas se vc estiver jogando na roleta por exemplo é impossível ficar um dia inteiro só dando preto e não vermelho.

Então porque não funciona?

Simplesmente porque a roleta tem um valor máximo para ser apostado que não supera algo em torno de 10 jogadas seguidas, ou seja, se você perdeu 10 seguidas tomou um prejuízo monstro e não pode dobrar mais.

O cassino sempre vence!

Paulo_Silveira

Mandelbrot e o pessoal fera de fractais e sistemas dinamicos falam mto exatamente disso: o mercado na é uma curva normal, ele tem o que chama de “fat tails”, isso eh, as curvinhas que deveriam ser fininhas no final do “sino” da curva de Gauss sao BEM mais grossas que deveriam: em um livro que chama A random walk through the Wall street ele mostra que em um intervalo de tempo o mercado so devia mexer mais de 5% por 18 vezes, e isso acontece 300 vezes.

felipec

Não mesmo!

Mas tem funcionado legal travas de alta e baixa…

ps: editei a formatação da mensagem

saoj

5% me parece uma variação normal. Agora se em 12 meses seguidos o mercado tiver uma variação >= 10% em cada um desses meses então algo está errado com o mundo (uma recessão forte ou uma bolha grande). Alguns meses ele pode variar muito mais que isso, mas ter uma volatilidade dessas mês a mês me parece improvável. É nisso que as estratégias de baixa volatilidade se baseiam e por isso que elas só devem ser aplicadas e avaliadas por um período mínimo de 12 meses.

E lembrem-se: num mundo atual onde os juros anuais nos estados unidos é < 3% e a renda fixa no brasil está dando limpo aproximadamente 0.6% mês (quase a poupança), não correr riscos pode ser muito perigoso. :slight_smile:

Paulo_Silveira

Pode parecer normal para nos humando, mas aqui a questao é estatistica. Pega o grafico e ve que ele nao da um random walk, nao da uma curva normal… os casos extremos ocorrem mto mais do que o esperado matematicamente se fosse uma curva normal… é um apelo pra tal “eficiencia do mercado”,. Mas o pessoal diz que a volatilidade sim forma algo mais normal, e algo que parece ser um sistema dinamico. Meu irmao estuda essas coisas la na USP, eu nao entendo direito.

Luca

Olá

Com o atual estado da arte, a computação quântica não passa de um sonho.

O mercado de ações não precisa obrigatoriamente de previsões ou de informações de cocheira. A principal necessidade é observação.

O que se necessita é de um sistema que receba todas as cotações on line, selecione aquelas em que estamos interessados e para estas, armazene na memória janelas com a variação das cotações dentro do período de tempo em que fixamos. Se as correlaçõe que efetuamos nestas cotações satisfazem nossos algoritmos de compra ou venda, o sistema nos deve alertar e caso aprovado, emitir a ordem de compra ou venda. Isto não é sonho, é perfeitamente viável e relativamente fácil de fazer. Não é trabalho de advinhação e serve inclusive para tempos de crise.

[]s
Luca

D

Eu havia falado com o SAOJ a respeito de um livro que vi e acabei adquirindo, sobre análise gráfica fundamentalista.

O livro é extremamente didático e o autor faz questão de mostrar que é possível ter uma previsão para investimento e que isso tudo pode ser feito simplesmente usando Excel.

Luca

Olá

djemacao:
Eu havia falado com o SAOJ a respeito de um livro que vi e acabei adquirindo, sobre análise gráfica fundamentalista.

O livro é extremamente didático e o autor faz questão de mostrar que é possível ter uma previsão para investimento e que isso tudo pode ser feito simplesmente usando Excel.

Até 1997 eu acreditava muito em análise gráfica. Aliás, minha guinada para Java tem muito a ver com isto porque tentei fazer um software para análise gráfica com VC++ 6.0 e desisti depois de sofrer com o jeitão do Visual Studio de criar e espalhar por vários arquivos centenas de instruções a cada vez que eu salvava meu trabalho. Fiquei tão perdido que achei que VC++ da Microsoft não servia para fazer nada sério e então parti para Java que já tinha estudado logo que foi lançado.

Depois de assistir a muitos baques da bolsa motivado por motivos nada técnicos e muito menos fundamentalistas, acredito que a regra que mais vale é a de observação diária com intervenções mais ágeis possíveis.

É por ser atualmente bem viável construir um sistema que faça negociação por algoritmo analisando os dados na memória sem nenhum atraso de armazenamento em base de dados é que acho que as previsões e informações não são mais tão importantes como eram antes.

[]s
Luca

Proteu_Alcebidiano

Paulo Silveira:
saoj:

5% me parece uma variação normal.

Pode parecer normal para nos humando, mas aqui a questao é estatistica. Pega o grafico e ve que ele nao da um random walk, nao da uma curva normal… os casos extremos ocorrem mto mais do que o esperado matematicamente se fosse uma curva normal… é um apelo pra tal “eficiencia do mercado”,. Mas o pessoal diz que a volatilidade sim forma algo mais normal, e algo que parece ser um sistema dinamico. Meu irmao estuda essas coisas la na USP, eu nao entendo direito.

O que voce está falando é sobre o dilema random walk, tratamos desse assunto aqui

T+

Paulo_Silveira

Opa Glaucio!!! Isso sim é acerto :slight_smile:

Qualquer acerto maior que 50% na bolsa te faria rico a longo prazo. Um acerto de 97%, conforme dito nesse link, te faria bilhardario a curto prazo. Eu so acredito vendo :). Nao se esqueca que no momento que voce comeca a operar voce afeta qualquer previsao que tenha feito no mercado… Os livros que citei, do Mandelbrot, que é um dos papas do caos, falam que nao da pra fazer isso… Mas como disse, nao manjo de series temporais, inferencia estatistica, sistemas dinamicos, etc…

Proteu_Alcebidiano

Paulo Silveira:
Proteu Alcebidiano:

O que voce está falando é sobre o dilema random walk, tratamos desse assunto aqui

Opa Glaucio!!! Isso sim é acerto :slight_smile:

Qualquer acerto maior que 50% na bolsa te faria rico a longo prazo. Um acerto de 97%, conforme dito nesse link, te faria bilhardario a curto prazo. Eu so acredito vendo :). Nao se esqueca que no momento que voce comeca a operar voce afeta qualquer previsao que tenha feito no mercado… Os livros que citei, do Mandelbrot, que é um dos papas do caos, falam que nao da pra fazer isso… Mas como disse, nao manjo de series temporais, inferencia estatistica, sistemas dinamicos, etc…

Sim, o POCID fica acima do cara ou coroa (50%). A sua observação é mais que correta, já deve ter ouvido falar no “Eu sou invisível porque ninguem está olhando pra mim”.

Quanto as observações sobre computação quantica mencionada nos posts acima, o princípio da incerteza de heisenberg se aplica no nosso caso. Se muitos conhecem e interferem num sistema, o sistema muda seu modus operandi.

E sobre acreditar vendo (hehe), estamos planejando uma mudança na infra-estrutura no site para que possam ser submetidas séries avulsas, a título de teste de quem tiver interesse em aprender melhor como modelos de predição funcionam.

T+

danieldestro

Tanto papéis ON e PN pagam dividendos. Os PN pagam 10% a mais e têm preferência no pagamento em caso de falência, porém os ON dão direito a voto.

danieldestro

Eu não acho que mercado de ações seja roleta ou cassino. Na verdade os gamblers (apostadores) podem viver esta emoção, mas trabalhar com informações é fundamental para não transformar um investimento em jogo de apostas.

saoj

Está disponível a parte 3 da série de blogs sobre o mercado de opções, onde eu falo sobre Emissão de Novas Opções.

http://blogs.mentaframework.org/posts/list/21.page

Em breve já será possível blogar sobre algumas estratégias interessantes como o Credit Spreads e Iron Condor.

Andre_Brito

Achei muito interessante isso (na verdade li só o primeiro post, da roleta e do poker). Quando passei pro segundo, não entendi quase nada. :expressionless:
Um dia, quando tiver um bom salário eu invisto na bolsa :slight_smile:

rodrigoy

saoj:

Não conheço o livro, mas eu não acredito muito em análise técnica nem fundamentalista para o investidor privado (pessoa física).

Se essa tua teoria for boa vc pode escrever a respeito e ficar rico… O mercado hoje é 100% análise gráfica em blue chips. Que diferença faz se é privado ou não? O mercado é o mesmo!

(não lí seu blog mas vou ler… de qualquer forma, é bem difícil comparar mercado com Poker… poker dá pra blefar, quem não blefa no poker não ganha… não creio que nós mortais tenhamos cacife pra blefar, mas, talvez o George Soros tenha).

Criado 21 de março de 2008
Ultima resposta 20 de abr. de 2008
Respostas 44
Participantes 17