[OFF] O amigo do diretor, o aborto da gerência. Cite uma experiência

Pessoal, vou postar aqui um relato de um colega, uma experiência.

O texto em primeira pessoa é dele mesmo.

Eu já havia trabalhado em 3 empresas de consultoria, e sempre tive um relação bacana com quem eu trabalhava. Até mesmo alocado em cliente.

Mas tive uma decepção recentemente, em outro lugar: (Não vou citar nomes).

Estava trabalhando uma época em multinacional renomada. Eu havia acabado de fazer um curso de java em uma instituição renomada no Rio, quando fui contratado em entrevista pelo diretor da empresa, na qual o fato ocorreu.

Fui lá um profissional dedicado e recebi aumento 2 vezes, de forma espontânea.

Até que na minha história entrou o “amigo do diretor”, isso mesmo. Que possuia longa carta de crédito com o diretor da empresa, uma dívida de amizade. Segundo o próprio diretor.

Eu não tive nem a chance me dar bem com o esse novo gerente, porque:

Ocorreu uma reunião e o diretor disse: - “Não vamos migrar para o java, porque todo mundo que conheço diz que java é ruim. Que o java tem 17 camadas…” Ops! Para seu négocio está bom o MVC, 3 ou 4.

• “…o java é da IBM.” Quem falou isso para o senhor foi a mesma pessoa? Java é da Sun.

No dia seguinte: Chega o novo gerente de TI, o mesmo que falou todos esses enganos para o diretor, e começou a me provocar: - “Não porque o java tem 17 camadas”. - “Java tem 22 camadas”. Entre uma passagem e outra do diretor na sala da TI. Eu estava todo tempo calado e em um trabalho importante, por volta de 20:00.

Durante o tempo que estive com esse gerente tive que ouvir muitas coisas desagradáveis. O motivo era óbvio pra mim, eu era o cara que poderia brilhar mais, sei mais, entendia mais, conheço os sistemas mais. O costume dele era gerenciar inteligência-cavalo-marinho (desculpem a expressão).

E não era só comigo sua arrogância. Uma coisa boa ele tinha, sabia ser humorado quando queria. “Tudo dependia que como ele acordava”, era assim conhecido pelos outros gerentes.

A TI não participou na opinião pela escolha de um gerente, simplismente o diretor colocou. Isso é dar um tiro na própria cara! Eu penso assim.

Em diversidade de opiniões, ouvia coisas assim:

“Faz logo essa merda que estou mandando”

“A diferênça entre eu e você é que eu sou pago para pensar e você fazer”

“Tudo é fácil quando se saber fazer”

“Fulano (não era eu) tira o pau da boca para falar”

“Vai se meter nisso mesmo” (ao explicar que o cliente queria um WebService e não um FTP).

Me queimou com os outros gerentes, me colocou de escanteio nos projetos, me diminuiu a um mero implementador (mas quem arquitetava era eu), me excluiu de reuniões importantes.

Ele não durou como gerente de TI, acabou errando com os de cima, mas foi preservado como Gerente de Projeto, por causa da velha amizade com o diretor.

Mas o estrago já havia sido feito.

Depois de um tempo, já “desenganado com a empresa”, pedi ao diretor que eu fosse demitido.
Nesse dia, entendi o porque um outro gerente que era muito querido na empresa, e que trabalhou lá durante 8 anos, pediu demissão. Falta de reconhecimento. O diretor encheu a empresa de gerentes, e não o elevou. Todos foram trabalhar de preto durante 1 semana. Sério!

E eu disse ao diretor: Não me sentia bem em entrar na sua sala para falar mal do seu amigo, e meu gerente de TI.

Atualmente estou abrindo uma empresa PJ, se eu voltar a ouvir isso de alguem, vai ser um foda-se na hora! Porque sempre fui muito atêncioso com meus colegas de trabalho, mas eu não sou escravo para ficar ouvindo merda de ninguem FP. Hoje vou escolher! Não é questão de onde trabalhar, mas com quem.

Sou a favor de que tudo pode ser resolvido em uma boa conversa, de preferência em uma sala para isso. Mas isso não funciona com uma pessoa que está decedida a derrubar a outra.

Tenho conhecimentos suficientes para detonar e estrutura dos sistemas inteira, apenas abrindo um navegador de qualquer parte no mundo! É! E porque não farei: porque em primeiro lugar, sou Humano com as pessoas, e em segundo eu tenho senso solidário com todos os que ganham um dinheirinho no final do mês. Porque estou dizendo isso: Porque TI é cargo de confiança!

E esse fosse um louco em meu lugar? Esse diretor teria colocado sua corporação abaixo.

Depois da minha saída da empresa, fui chamado algumas vezes para socorre-los de problemas sérios, além de avisa-los de problemas que não sabiam que tinham causado com uma “manutenção”!

Um bom livro: http://www.scribd.com/doc/962552/Como-Trabalhar-Para-Um-Idiota

O autor do livro cita: “Certa vez, fracassei miseravelmente tentando
vender um seminário chamado “Como administrar pessoas que são mais inteligentes, talentosas e produtivas que você”.”

Eu pergunto a vocês: O que teriam feito no lugar dele, do “Franco”?

Conte a sua experiência.

Nossa

Apesar das áreas serem distintas eu passei por uma situação dessas, os palavrões eu ouvi e até me demiti (fui embora na hora do recinto) e voltei somente na segunda (era uma sexta o dia do ocorrido), entretanto creio que ele não me demitiu porque tinha muitas testemunhas e poderia dar rolo de assédio moral, ai ele remediou.

Bom, fiquei lá mas comecei a ser colocado de escanteio… minha saída?

Fui fazer uma nova faculdade, fiz novos contatos, por conta deles achei uma nova oportunidade e pedi demissão da empresa.

É a vida

Trabalhei há algum tempo em uma empresa de telecomunicações onde o presidente da empresa simplesmente achava que eu era um robô e não tinha vida própria. Passou um mês nesse stress, e decidi pedir para sair, pois não havia mais um clima favorável para se desenvolver um bom trabalho.
Hoje a empresa está com uma dívida de R$ 3.000.000,00 na praça, graças a incompetência deste presidente. Ao olhar para traz vejo meus colegas sem perspectiva, decepcionados e desmotivados. Acho que saí no momento certo. :wink:

Na minha atual empresa, estamos com escasez de profissionais que dominam nossa tecnologia (Linguagem Progress)…e apesar disso, nosso gerente ainda demite as pessoas aqui por motivos pessoais…essas pessoas dominam essa tecnologia e o negocio da empresa como ninguem, mas oque vale para o gerente é o ego e orgulho dele, não o bem da empresa.

lamentavel…

Eu passei por isso em uma empresa. Foi meu último trabalho CLT. O gerente ADMINISTRATIVO (nem tinha que lidar com projetos) gritava comigo em corredor, por qualquer coisa, inclusive por coisas que não fiz. Tomei apenas uma atitude: me qualifiquei, aos trancos e barrancos, me destaquei, mesmo contra a vontade dele assumi cargo de cordenação e implementei projetos importantes. Eu não falava mais com ele, mas com o diretor acima dele. E isso deixava ele com mais raiva ainda. Quando chegou o momento certo, peguei toda a experiencia que ganhei lá, botei Continua parado no mesmo lugar, só botando gente pra fora da empresa.

:stuck_out_tongue:

A minha sorte pra isso é boa. Nunca trabalhei em um lugar ruim, sempre trabalhei em grupos pequenos (até 10 pessoas na empresa). São as que mais dão dinheiro(ao longo do tempo), mais você aprende, e o pessoal é sempre mais legal. Ao menos comigo SEMPRE foi assim.

Eu prefiro 10000x começar numa empresa que tá começando agora com um produto e ganhar 2.5 mil do que ir pra uma com horários, com gerente cheio de ego etc por 4/5 mil. Gosto MUITO do meu atual trabalho e da empresa em si. Grupos pequenos pra mim é o que há de melhor. Aqui na empresa nem secretária tem ainda, rsrsrs. Mas é promissor, gosto disso.

[]'s!

Henrique,

Acho que vou ser o primeiro a dizer aquele jargão - Isso acontece em várias empresas.

Assim, li o que você escreveu e fico chateado. Primeiro por não respeitarem a sua opinião. Segundo por não respeitarem você. Muita gente pode pensar “ah, na primeira que ele me zoasse eu saía da empresa, procurava outro trabalho porque tá fácil, porque sou bom, porque sei X e Y”. Tudo bem. Mas é complicado quando você gosta de trabalhar na empresa, já tem amigos (e não colegas de trabalho), tem seus horários bem definidos…

Existem algumas formas de você subir na vida. Uma é sendo bom pra caramba. A outra é pisando no pescoço dos outros, assim como o cara tentou fazer contigo.

Citando uma

Última empresa que trabalhei, mesma coisa - [color=blue]gerente de projetos[/color] amigo de um dos sócio-diretores da empresa. No começo, cara bacana, tomava cerveja com a gente, falava que já trabalhou em empresas grandes… por aí vai.

Pra ser rápido, tomou várias decisões erradas. Falou merda para alguns na frente de todo mundo*, foi muito mal nesse sentido. Mas ninguém queria(podia) mandar o cara embora. Afinal, era “amigo” do sócio. Mas não teve jeito, um dia a casa caiu e disseram para ele que [color=blue]não tinha mais projeto[/color] para ele coordenar…

Enfim, muita gente acabou saindo antes dele, inclusive eu. Ninguém aguentava o cara. Uma coisa é coordenar projetos, outra é coordenar pessoas, e ele não manjava nada disso.

• Não discuto o fato dele falar X e Y. Mas não é necessário ser na frente de todo mundo. Isso é para aparecer, quando as coisas não vão tão bem para dar uma impressão de “transferência de culpas”.

[quote=F?io Henrique]Pessoal, vou postar aqui um relato de um colega, uma experiência.

O texto em primeira pessoa é dele mesmo.

Eu já havia trabalhado em 3 empresas de consultoria, e sempre tive um relação bacana com quem eu trabalhava. Até mesmo alocado em cliente.

Mas tive uma decepção recentemente, em outro lugar: (Não vou citar nomes).

Estava trabalhando uma época em multinacional renomada. Eu havia acabado de fazer um curso de java em uma instituição renomada no Rio, quando fui contratado em entrevista pelo diretor da empresa, na qual o fato ocorreu.

Fui lá um profissional dedicado e recebi aumento 2 vezes, de forma espontânea.

Até que na minha história entrou o “amigo do diretor”, isso mesmo. Que possuia longa carta de crédito com o diretor da empresa, uma dívida de amizade. Segundo o próprio diretor.

Eu não tive nem a chance me dar bem com o esse novo gerente, porque:

Ocorreu uma reunião e o diretor disse: - “Não vamos migrar para o java, porque todo mundo que conheço diz que java é ruim. Que o java tem 17 camadas…” Ops! Para seu négocio está bom o MVC, 3 ou 4.

• “…o java é da IBM.” Quem falou isso para o senhor foi a mesma pessoa? Java é da Sun.

No dia seguinte: Chega o novo gerente de TI, o mesmo que falou todos esses enganos para o diretor, e começou a me provocar: - “Não porque o java tem 17 camadas”. - “Java tem 22 camadas”. Entre uma passagem e outra do diretor na sala da TI. Eu estava todo tempo calado e em um trabalho importante, por volta de 20:00.

Durante o tempo que estive com esse gerente tive que ouvir muitas coisas desagradáveis. O motivo era óbvio pra mim, eu era o cara que poderia brilhar mais, sei mais, entendia mais, conheço os sistemas mais. O costume dele era gerenciar inteligência-cavalo-marinho (desculpem a expressão).

E não era só comigo sua ignorância e estupidez, maltrapilho, fedorento, bafento. Uma coisa boa ele tinha, sabia ser humorado quando queria. “Tudo dependia que como ele acordava”, era assim conhecido pelos outros gerentes.

A TI não foi participou na opinião pela escolha de um gerente, simplismente o diretor colocou. Isso é dar um tiro na própria cara! Eu penso assim.

Em diversidade de opiniões, ouvia coisas assim:

“Faz logo essa merda que estou mandando”

“A diferênça entre eu e você é que eu sou pago para pensar e você fazer”

“Tudo é fácil quando se saber fazer”

“Fulano (não era eu) tira o pau da boca para falar”

“Vai se meter nisso mesmo” (ao explicar que o cliente queria um WebService e não um FTP).

Me queimou com os outros gerentes, me colocou de escanteio nos projetos, me diminuiu a um mero implementador (mas quem arquitetava era eu), me excluiu de reuniões importantes.

Ele não durou como gerente de TI, acabou errando com os de cima, mas foi preservado como Gerente de Projeto, por causa da velha amizade com o diretor.

Mas o estrago já havia sido feito.

Depois de um tempo, já “desenganado com a empresa”, pedi ao diretor que eu fosse demitido.
Nesse dia, entendi o porque um outro gerente que era muito querido na empresa, e que trabalhou lá durante 8 anos, pediu demissão. Falta de reconhecimento. O diretor encheu a empresa de gerentes, e não o elevou. Todos foram trabalhar de preto durante 1 semana. Sério!

E eu disse ao diretor: Não me sentia bem em entrar na sua sala para falar mal do seu amigo, e meu gerente de TI.

Atualmente estou abrindo uma empresa PJ, se eu voltar a ouvir isso de alguem, vai ser um foda-se na hora! Porque sempre fui muito atêncioso com meus colegas de trabalho, mas eu não sou escravo para ficar ouvindo merda de ninguem FP. Hoje vou escolher! Não é questão de onde trabalhar, mas com quem.

Sou a favor de que tudo pode ser resolvido em uma boa conversa, de preferência em uma sala para isso. Mas isso não funciona com uma pessoa que está decedida a derrubar a outra.

Tenho conhecimentos suficientes para detonar e estrutura dos sistemas inteira, apenas abrindo um navegador de qualquer parte no mundo! É! E porque não farei: porque em primeiro lugar, sou Humano com as pessoas, e em segundo eu tenho senso solidário com todos os que ganham um dinheirinho no final do mês. Porque estou dizendo isso: Porque TI é cargo de confiança!

E esse fosse um louco em meu lugar? Esse diretor teria colocado sua corporação abaixo.

Depois da minha saída da empresa, fui chamado algumas vezes para socorre-los de problemas sérios, além de avisa-los de problemas que não sabiam que tinham causado com uma “manutenção”!

Um bom livro: http://www.scribd.com/doc/962552/Como-Trabalhar-Para-Um-Idiota

O autor do livro cita: “Certa vez, fracassei miseravelmente tentando
vender um seminário chamado “Como administrar pessoas que são mais inteligentes, talentosas e produtivas que você”.”

Eu pergunto a vocês: O que teriam feito no lugar dele, do “Franco”?

Conte a sua experiência.

[/quote]

Uma certa vez em um topico sobre QI dei um exemplo aqui sobre este negocio de QI… e olhando este topico percebo agora um cenario real com problema por este negocio de QI… geralmente os QIs indicam aqueles que são seus amigos e conhecidos e não pessoas com vulga experencia e competencia… quando uma pessoa assim assume um cargo normal ja traz problemas para a empresa e a equipe quando então o tal indicado assume uma posição de lider e ainda é amigão do boss a coisa fica preta e quem trmpa na empresa só se f*** e junto a empresa tbm se f*** o que vejo muito são pessoas que ao assumir cargos de gerencia se tornam soberbas orgulhosas e gananciosas e para elas a satisfação maior é demonstrar poder e estão pouco se fodendo para a empresa desde que ganhem seus altos $$$ e demonstrem superioridade… na real pessoas assim não passam de idiotas incopetentes que não sabem gerenciar nem uma pipa e no fundo sabem que seus subordinados são bem mais experientes e competentes que ele… isto força mais ele querer aparecer… um bom gerente é um gerente humilde que trata sua equipe como colegas de trabalho e não subordinados e da a cara para bater, arregaça as mangas junto com a equipe para solucionar os problemas da equipe… infelizmete este tipo de gerente esta em extinsão…

querai mto q essa fosse a ultima vez q veria/ouviria uma história assim…

infelizmente não é… nem a primeira, com certeza nem a ultima…

Estas histórias ocorrem em qualquer profissão, porém o interessante na nossa é que ocorre com mais frequencia.
Por que?

Simples: porque não protegemos a nossa profissão. Por que deixamos ser criada para este tipo de “gerente” a imagem de que quem trabalha com desenvolvimento/análise de sistemas é incompetente, ignorante e picareta.

Por que o mesmo ocorre com MUITO menos frequencia com advogados, por exemplo? Por que advogado pode te processar? Não. Por que eles defendem a sua profissão. Possuem um órgão que, mesmo com todos os seus defeitos, os DEFENDE e, mais importante, CAÇA os picaretas (mesmo que não tenha eficácia, a simples presença da entidade já ajuda).

Curiosamente, eu havia escrito sobre isto no meu blog uns dois dias trás: http://www.itexto.net/devkico/?p=253

E como acabar com isto? Simples: informando a estes ignorantes (estes “chefes”) que a história não é bem assim, ou seja, PROTEGENDO a nossa profissão.