Off: Posso ter problemas jurídicos com isso?

/* removed */

Eh improvavel que voce venha a ter algum problema nesse caso, ainda mais se der os devidos creditos aos autores / fonte do conteudo.

Caso, algum dia, venham para cima de voce, alegue que voec ate tentou entrar em contato com a editora mas nao teve sucesso. Na pior das hipoteses voce tera que tirar o conteudo o ar (embora eh algo remoto).

Com o tempo, se o a ideia der certo, o pessoal ira comecar a contribuir com conteudo.

Rafael

No Brasil não existe o costume das empressas esfolarem judicialmente todos que puderem. Então a não ser que você seja podre de rico, tente algum contato e de o devido crédito aos autores antes de usar.

Apenas dar os créditos não é suficiente, é preciso trer uma autorização de publicação do conteúdo pelo autor, a não ser que seja distribuido com alguma licensa que permita esta publicação, o que não deve ser o caso do conteúdo da revista.

Neste caso se eles descobrirem, vai ter duas alternativas, eles te autorizam a publicar, ou não autorizam.

Se autorizar beleza, seu problema estará resolvido.

Se não autorizarem, eles vão te solicitar “amigavelmente” que retire o conteúdo deles.

Se vc tirar, beleza o problema deles estará resolvido.

Se vc não tirar, eles podem entrar com um processo contra vc. Aí vc terá um problema… e grande.

Mas, como ele disse, nao foi possivel contatar a revista. Logo, dar creditos acaba sendo a unica coisa a fazer…

Rafael

Olá,

Muito obrigado a todos pelas respostas!

Luiz, então obrigatoriamente eles terão que pedir que eu retire o conteúdo do ar antes de me processar? ou isso seria apenas uma possível “cordialidade”?

Muito obrigado novamente,
Tiago

Como o louds disse, a menos que ele seja bem rico, não é muito provável que uma empresa talvez já falida entre juridicamente contra o nosso amigo.

[quote=Vegetto]Olá,

Muito obrigado a todos pelas respostas!

Luiz, então obrigatoriamente eles terão que pedir que eu retire o conteúdo do ar antes de me processar? ou isso seria apenas uma possível “cordialidade”?

Muito obrigado novamente,
Tiago[/quote]

Eles podem pedir extra-judicialmente ou não. Se usarem a justiça para tirar, podem depois seguir com processos civeis.

[quote=Vegetto]Olá,

Muito obrigado a todos pelas respostas!

Luiz, então obrigatoriamente eles terão que pedir que eu retire o conteúdo do ar antes de me processar? ou isso seria apenas uma possível “cordialidade”?

Muito obrigado novamente,
Tiago[/quote]

Com certeza vai acontecer de um pedido Cordial.

Acompanhei um lance desse que aconteceu no site do Baboo, acho que muitos conhecem, onde uma empresa copiou um conteudo de um tutorial deles, eles solicitaram a retirada, e o dono do site que copiou disse que não ia tirar alegando algumas coisas. O resultado é que eles estão acionando a empresa judicialmente, mas antes foram feitos varias tentativas amigaveis.

Ao contrário que muita gente pensa, não precisa ser muito rico pra processar alguem, existem os tribunais de pequenas causas, e as defensorias públicas que cuidam desses casos, a justiça é “acessível” a todos.

Mas com certeza como é um material muito antigo, e vc não conseguiu entrar em contato com o autor e tal, não deve haver problema. O que vc não pode é subestimar e dar causa ao processo, às vezes não é só dinheiro que move um processo. O simples pedido de retirada do conteudo pode ser um motivo de um processo.

Se a revista estiver completa, procure na capa e na parte editorial sobre os direitos de publicação, eles deve ajudar na decisão de publicar ou não. Se vc citar a fonte e não usar o conteudo para ganhar dinheiro é pouco provavel que haja algum processo.

valeuz…