[Off] Reconhecimento de Voz em Java no Jornal da Globo
13 respostas
RaulCarlin
Tava aqui fumando um cigarrinho, ouvindo um som no PC, fazendo nada e resolvi ver o Jornal da Globo, na hora passou uma reportagem de um sistema que reconhece a voz do usuário antes de se logar no site do Banco, quando de repente dão um zoom no tal sistema e… SWING!!! O bom e velho Metal LAF…
Alguém aí já leu sobre o assunto? Já fez algo? Isso não derrubaria a tese do pessoal da Receita que não tinha nada parecido em Java, obrigando-os à lançar a “outra” versão do sistema do IRPF?
Nada de fazer compra pela internet se estiver gripado e/ou rouco
el_loko
Tem que apelar pro reconhecimento digital nesses casos.
Mais parece que o reconhecimento pela digital nem virou moda e já ficou pra trás…
urubatan
o problema do reconhecimento pela digital é que tem pessoas que não tem uma digital
na voz tu pode estar rouco
na iris tu pode estar doente
o melhor seria um conjunto destas, integrado com um reconhecimento de face, tendo que passar em pelo menos 2 dos 4 testes …
rafaelglauber
urubatan:
o problema do reconhecimento pela digital é que tem pessoas que não tem uma digital
na voz tu pode estar rouco
na iris tu pode estar doente
o melhor seria um conjunto destas, integrado com um reconhecimento de face, tendo que passar em pelo menos 2 dos 4 testes …
Isso não tornaria o processo muito “burocrático”? imagine que vc quer comprar um saduiche num delivery e vc tá morrendo de fome…vai ter gente indo para geladeira fritar ovo…eu penso que esses outros metodos 1 deles podem “reforçar” a segurança (assim como as letrinhas dos caixas eletronicos), mas a velha senha deve ficar por muito tempo.
RaulCarlin
Essa mesmo Phillip…
Agora não entendi pq no final o cara tava apontando pro ipconfig numa tela de prompt… hauhahuauhauha
E a biometria Urubatan?
P
Popeye12345
Rapaz, reconhecimento de voz tem um fator crucial e nesse caso, eu DUVIDO que funcione.
O padrão varia muito de acordo com a qualidade da linha.
Barulhos em volta.
Catarro na garganta (esse conta bonito).
Se você é um eunuco. Eu nunca conheci um, mas deveriam fazer um sistema sem exclusão social, lógico.
mas brincadeiras a parte, queria saber como eles processam essa RNA.
Alguem sabe algum detalhe?
josenaldo
Humm…
Senha com som não serve… Existem mudos
Senha pela iris não serve… Existem pessoas com probelmas na iris
Senha por impressão digital não serve… Existem pessoas sem dedos
Senha alfanumérica não serve… Fácil de quebrar
Senha por DNA não serv… Vão arrancar um pedaço de mim
Bom mesmo é senha por Espectro da Aura… Essa sim é boa…
O bicho difícil de se satisfazer é usuário… É pior que gente!
rsrrsrsrssrsr
P
Popeye12345
Rapaz, talvez rolasse um reconhecimento de padrões por fMRI utilizando RNA que eu vi sendo apresentada em um trabalho cientifico uma vez.
Basicamente, na RNA convencional utiliza-se os impulsos cerebrais elétricos para se analisar, e nessa nova rede eles usam as sinapses quimicas. (que compoem 90% do processo). precisao quase perfeita. depois qconseguir o artigo dnovo eu mando pro forum.
Mas um fMRI da vida é coisa de 700k. Ai fode. =)
Mas daqui a um tempo uns 10 anos eu acho que finalmente inventam algo bom.
Bani
Bom, hoje em dia boa parte dos sites (pelo menos os maiores) que testam se você é humano via captcha oferecem alternativa por som para pessoas cegas.
Então acredito que não seria muito diferente nesse caso de autenticação.
P
Popeye12345
Mas exibir som não é forma de autenticação.
Mas eu tava pensando: Dá sim pra fazer autenticação via EEG. Os padrões variam muito de pessoa pra pessoa.
EEG basicamente, mede amplificadamente por eletrodos as correntes elétricas que passam por várias partes do cérebro.
Então, é possivel que usemos uma espécie de controle EEG (um capacete, que você só coloca e pronto e já tem alguns no mercado com o intuito de jogos) e que já tem alguns no mercado para medir certas frequencias / ondas ao vermos determinadas imagens aleatoriamente. Por exemplo, na hora do cadastro você vê 4 diferentes tipos de imagem e ai todo o seu comportamento é analisado.
Acho que seria interessante cara. Na boa. Me parece até meio seguro.
W
windsofhell
Rolou uma discussao enorme aqui um tempo atras porque as empresas de telefonia aqui na Suecia comecaram a usar esses sistemas de atentimento ao cliente com comando de voz e por aqui tem muito estrangeiro e quase sempre o sistema nao reconhecia os comandos por causa do sotaque diferente.
Se nao me engano agora tem as duas opcoes, comando de voz ou pelo teclado do telefone.
//Daniel
D
DaviPiala
Sem brincadeira mas a unica forma são os tais biochips, a não ser que arranquem a sua mão é a melhor opção.