galera… to com um problema e acho que muita gente aki ja deve ter passado por isso…
trabalhei em uma empresa de software, e um cara que era meu colega de departamento saiu da empresa e a processou… agora o cara quer me obrigar a testemunhar a favor dele, falando que vai colocar meu nome no processo como testemunha, logo eu receberia uma intimacao para depor…
pergunto: é obrigatório comparecer no tribunal? Ou o cara ta so blefando, pq até aonde eu sei, em direito trabalhista isso nao é obrigatório…
abraços… e lembrem-se… o topico é off… caso alguem ache que foi perda de tempo ler isso… me desculpem mas escrevi off antes
eu postei aqui porque esse tipo de coisa acontece frequentemente, especialmente em empresas de software aonde a troca de cadeiras é grande, entao mesmo uma pessoa nao tendo grandes noções em direito, tendo passado por isso ja pode dar um conselho válido.
Bom, lembre-se que a responsabilidade é apenas sua em aceitar seguir os conselhos daqueles que porventura o aconselharem No final das contas, o que custa você pedir aconselhamento jurídico para um defensor público?
ok… vou procurar um… mas nessa rotina de trabalho escrava, só posso ir sabado… entao ja queria conselhos de alguem que tenha passado por isso… mas mesmo assim… obrigado
O TRT daí de Uberlândia tem dois telefones disponíveis para tirar dúvidas a respeito de processos: (31)3228-7245 ou 3228-7314. Tente contactá-los a respeito deste processo em que supostamente você vai ser obrigado a comparecer e pergunte por assistência jurídica gratuita. Se sua cidade tiver alguma faculdade que ofereça curso de Direito, muito provavelmente ela oferece este serviço para o público, então vale a pena perguntar por isso também.
Sim ele pode acioná-lo no processo e o juiz pode ORDENAR que você venha a testemunhar.
Falso testemunho é crime, entretanto você pode dar um susto, dizendo que vai ser à favor da empresa se você for obrigado, isto é, contra sua vontade.
Mas se a empresa foi FDP com o cara, acho que por uma questão de respeito ao profissional, você deveria ir para ajudá-lo sim, afinal um dia você pode precisar…
PS: Vou me certificar disso com o pessoal aqui em casa, mas já ouvi falarem sobre isso outras vezes … (advogados) …
Cadu é que o DQO passou os telefones do 3º TRT que é responsável pelas varas de Uberlandia e esse realmente fica em BH.
Mas a Justiça do Trabalho ai em Uberlandia fica no endereço:
Endereco: Av. Cesário Alvim, 3.200
Estado: MG
CEP: 38400-696
Telefone: (34) 3218-8022
Fax: (34) 3218-8020
Acho pouco provável que em um processo trabalhista (e não criminal) um juiz obrigue alguém a testemunhar.
Eu já fui testemunha de uma colega numa empresa que demitiu todos os 15 funcionários (eu inclusive) de uma vez sem pagar ninguém. Ela ganhou o processo, a juíza na ocasião nem quis escutar as testemunhas da empresa.
Infelizmente no meu caso não consegui testemunha e perdi o processo.
Como já foi dito, falso testemunho é crime, mas a sua palavra vale mais para a juíza do que a do seu amigo ou da empresa. Pense nisso e não deixe de falar com algum advogado.
eu tinha um pensamento parecido com o do boaglio… que dificilmente chamaria… mas sendo intimado, obviamente eu vou… agora so pra informacao, o cara ta argumentando algumas coisas que nao existem, entao eu ja deixei avisado pra ele: me chamando eu conto a verdade, entao ele se queima…
Se ele “averbar” seu nome no processo vc é obrigado a comparecer sim. Se ele tiver seu endereço e alguma identidade tua vc dançou.[/quote]
E se mentir, vai preso, não esqueça disso…