[off] Testemunha - processo contra empresa

[quote=agodinhost]Advogado.
Contador
e
ex-mulher

[/quote]

Esse é o pior.

Acrescente:

Vendedor de Automóveis;

Corretor de Imóveis.

Fábrica de Software.

Pronto, sua vida virou um inferno.

Cadu,

Se vc for testemunhar contra a empresa que ainda trabalhe pense bem. Se o cara te forçar a barra em testemunhar contra a empresa que ainda trabalha não vale a pena nem considera-lo…

Ja fui testemunha, mas contra uma ex-empresa. Eu achei que ela tinha sacaneado legal um cara e não tive duvidas em participar.

Ainda hoje eu me pergunto se isso não me prejudicará no futuro, porém fiquei com a consciência tranquila.

Vc tem que pensar muito bem nisso: a tua empresa prejudicou esse cara? vc vai falar alguma coisa que comprometa a tua empresa? vale tanto o teu emprego que vc tenha que se arriscar e mentir? E, sobretudo, o que impede que, no dia de amanhã, vc não esteja na mesma situação que esse cara (processando a propria empresa)?

Tb concordo em testemunhar se vc acha que a empresa sacaenou a pessoa.

E tbm não testemunhar se o contrario for verdadeiro. Sei de muitos que trabalham como PJ e depois entra na justiça pedindo vinculo. Nesses casos meu pensamento é assim, a pessoa concordou e fez um acordo com a empresa em trabalhar dessa maneira e depois ainda quer tirar uma “casquinha” é sacanagem da pessoa.

Agora se a empresa prometeu mundos e fundos a pessoa e depois não cumpriu então posso até testemunhar para a pessoa.

Um caso que aconteceu comigo, um cara que trabalhava comigo e a empresa sempre disse que não pagava as horas extras e que quem quisesse sair no horario poderia sair. Então existia um grupinho que podia acontecer o que fosse, dando o horario estava indo embora e o cara era justamente era dessa turma. O cara depois veio pedir para testemunhar para ele, neguei e sai fora. Uma das pessoas que aceitou ir lá quase saiu presa pois a empresa apresentou todos os registros de ponto e a pessoa nunca tinha feito nenhum minuto de hora extra e pelo contrario na pelo banco de horas estava em debito. Conclusão a juiza ficou P* da vida com o ex-funcionário e com a testemunha e deu um susto grande neles chamou a policia e mandou escolta-los até fora do Forum…

Olá

Quem trabalha como empregado, isto é, cumpre horários e obedece hierarquia mas recebe como PJ, já é um cara extremamente sacaneado.

Realmente acho que é uma sacanagem que fazem com nossa classe esta coisa de obrigar a ser PJ. O certo mesmo seria todo mundo entrar na justiça contra a empresa.

Porém, já consultei um advogado sobre isto e ele me alertou que o melhor dos mundos é mesmo ser PJ e fazer um contrato bem claro. Porque? Por 2 motivos:

1. Na justiça trabalhista é fácil ganhar um processo e dificílimo receber. Há casos em que se leva mais de 10 anos para receber.
  2. Com um contrato, as coisas podem se decidir muito mais rapidamente.

Diante do exposto, pergunto: Quantos PJs aqui tem um contrato com a empresa?

[]s
Luca

Em primeiro lugar é uma empresa que já trabalhei, mas como eu saí pela porta da frente, ou seja, de forma extremamente amigável, nao quero testemunhar contra ela.

O que acontece é que o cara trabalhou sem registro, e está alegando que a empresa o despediu do nada e ainda por cima sem pagar as horas extras. A empresa nao pagou mesmo, mas compensou com dias de folga, inclusive tendo como consequencia no atraso de um projeto em que estávamos (o que me deixou puto de raiva na epoca), entao se eu for testemunhar, vou contra o cara, alegando que a empresa deu vários dias de folga, mas em compensação nao posso negar que o cara trabalhou la sem registro por alguns meses…

[quote=Luca]Olá

Quem trabalha como empregado, isto é, cumpre horários e obedece hierarquia mas recebe como PJ, já é um cara extremamente sacaneado.

Realmente acho que é uma sacanagem que fazem com nossa classe esta coisa de obrigar a ser PJ. O certo mesmo seria todo mundo entrar na justiça contra a empresa.

Porém, já consultei um advogado sobre isto e ele me alertou que o melhor dos mundos é mesmo ser PJ e fazer um contrato bem claro. Porque? Por 2 motivos:

1. Na justiça trabalhista é fácil ganhar um processo e dificílimo receber. Há casos em que se leva mais de 10 anos para receber.

[]s
Luca[/quote]

O que eu vejo é que muita gente é PJ por querer ganhar mais. Muitas das vagas que vejo é vc pode optar por PJ ou CLT, mas com salarios distintos.

A questão do PJ não é exclusiva de nossa classe e sim de cargos com salários altos.

Acho que se a pessoa aceita é conivente e na maioria das vezes estava ciente do que iria ganhar ou deixar de ganhar.

E com a alta demanda e falta de profissionais acho que as pessoas não estão com a corda no pescoço podendo escolher a melhor proposta de trabalho que conseguir.

[quote=flaleite]Tb concordo em testemunhar se vc acha que a empresa sacaenou a pessoa.

E tbm não testemunhar se o contrario for verdadeiro. Sei de muitos que trabalham como PJ e depois entra na justiça pedindo vinculo. Nesses casos meu pensamento é assim, a pessoa concordou e fez um acordo com a empresa em trabalhar dessa maneira e depois ainda quer tirar uma “casquinha” é sacanagem da pessoa.

Agora se a empresa prometeu mundos e fundos a pessoa e depois não cumpriu então posso até testemunhar para a pessoa.

Um caso que aconteceu comigo, um cara que trabalhava comigo e a empresa sempre disse que não pagava as horas extras e que quem quisesse sair no horario poderia sair. Então existia um grupinho que podia acontecer o que fosse, dando o horario estava indo embora e o cara era justamente era dessa turma. O cara depois veio pedir para testemunhar para ele, neguei e sai fora. Uma das pessoas que aceitou ir lá quase saiu presa pois a empresa apresentou todos os registros de ponto e a pessoa nunca tinha feito nenhum minuto de hora extra e pelo contrario na pelo banco de horas estava em debito. Conclusão a juiza ficou P* da vida com o ex-funcionário e com a testemunha e deu um susto grande neles chamou a policia e mandou escolta-los até fora do Forum…

[/quote]

Concordo. A partir do ponto em que houve um acordo entre o empregador e o funcionário, mesmo sendo uma sacanagem o regime PJ, se o funcionário aceitou, paciencia! Acho correto o funcionário entrar na justiça a partir do ponto em que a empresa deixe de cumprir o que prometeu, ou que sacaneou o cara… etc… ai tudo bem … mas sempre no ultimo caso, acho que o ideal é buscar um acordo com a empresa… nestes casos, muitas vezes falta diálogo, infelizmente…

vou citar um exemplo de um colega meu…

o cara tava desesperado atrás de trabalho, depois de 1 mes procurando conseguiu uma proposta de 2 salarios em uma empresa… baixissimo o salario mas o cara aceitou… passados 6 meses, o cara vive reclamando que a empresa é sacana, que paga mal demais, blablabla, que vai mudar de emprego, eu so fiz a perguntinha basica: “voce ja conversou e pediu aumento?” … “nao!” …

[quote=agodinhost]Advogado.
Contador
e
ex-mulher

Vc ainda vai ter um!!![/quote]
Ih, rapaz, a minha futura estuda pra ser… advogada! Se um dia ela virar ex-mulher, tô bem frito!!!.. :mrgreen:

Dificil, via de regra o contrato é com a consultoria.

sou CLT FULL… pelo menos nos lugares em que trabalhei, sempre compensou e por enquanto, nao pretendo largar…

[quote=Luca]Olá

[]s
Luca[/quote]

Eu aproveito a pergunta do Luca e acrescento: é permitido ou existe a possibilidade de que o contratado redija o contrato? Sim, porque tem umas consultorias que contratam profissionais como PJ com cada contrato leonino que eu vou te contar…

Olá

Só para esclarecer algo que os profissionais de informática pensam que é bom mas no fundo não é.

1. Geralmente é a empresa que impõe PJ. Ainda não vi nenhum caso em que se ofereceu a opção

2. Em outras profissões, PJs NÃO cumprem horário e nem obedecem a hierarquia, porque em informática se aceita isto?
    Resposta: porque em informática há muitos garotos inexperientes que acham que ganham bem e aceitam ser explorados.

3. O fato das empresas pagarem menos para CLTs é apenas parte da coação para que o FUNCIONÁRIO (em negrito porque é funcionário mesmo) aceite trabalhar sem nenhum direito.

Na verdade a classe não existe, não é defendida por ninguém, há vários sindicatos de olho na contribuição sindical mas que não fazem nada.

Porque em outros países não é assim? Se ser biscateiro fosse coisa boa, no resto do mundo todo mundo seria assim.

E por mim o último argumento: poucos PJs tem oportunide de crescer na profissão, subir na empresa e alcançar uma gerência. Porque sempre são considerados como estranhos à empresa.

Sobre o contrato que meu advogado citou: ele pode ser feito por qualquer das partes inclusive uma consultoria. Só que deve examinado com atenção para ver se resguarda os direitos de quem presta os serviços. Na área de TI há muitos empregos. Não aceite contratos leoninos.

[]s
Luca

Eu ja vi acontecer mais de uma vez e, normalmente, as pessoas preferem PJ.

aonde eu trabalho é opcional, porém muitos aqui preferem CLT porque o valor PJ nao é muito acima do valor CLT… cerca de 40% a mais…

cara… na boa… isso é muito relativo…

[quote=Luca]Olá

Só para esclarecer algo que os profissionais de informática pensam que é bom mas no fundo não é.

1. Geralmente é a empresa que impõe PJ. Ainda não vi nenhum caso em que se ofereceu a opção

2. Em outras profissões, PJs NÃO cumprem horário e nem obedecem a hierarquia, porque em informática se aceita isto?
    Resposta: porque em informática há muitos garotos inexperientes que acham que ganham bem e aceitam ser explorados.

3. O fato das empresas pagarem menos para CLTs é apenas parte da coação para que o FUNCIONÁRIO (em negrito porque é funcionário mesmo) aceite trabalhar sem nenhum direito.

Na verdade a classe não existe, não é defendida por ninguém, há vários sindicatos de olho na contribuição sindical mas que não fazem nada.

Porque em outros países não é assim? Se ser biscateiro fosse coisa boa, no resto do mundo todo mundo seria assim.

E por mim o último argumento: poucos PJs tem oportunide de crescer na profissão, subir na empresa e alcançar uma gerência. Porque sempre são considerados como estranhos à empresa.

Sobre o contrato que meu advogado citou: ele pode ser feito por qualquer das partes inclusive uma consultoria. Só que deve examinado com atenção para ver se resguarda os direitos de quem presta os serviços. Na área de TI há muitos empregos. Não aceite contratos leoninos.

[]s
Luca[/quote]

Luca,

Até concordo com vc…

Muitas empresas oferecem salários baixos para coagir o funcionário, mas vai da pessoa aceitar…

Conheço pessoas de outras áreas que tbm são PJs. Muitos administradores são PJ e trabalham como funcionário.

Muitos diretores e gerentes de muitas empresas são CLT Flex (CLT + PJ). E o que acontece em muitas áreas é a pessoa ser CLT e para subir de cargo e para uma salário maior passarem a ser PJ.

Concordo com vc, Luca, que isso é “biscataria” e “prostituição”. Não acho certo ou justo, mas se quem aceita paciência…

Existe o velho ditado “O combinado não sai caro”, bem essa é minha opinião…

Olá

No caso não se trata de combinado e sim imposto.

1. Sou engenheiro. Engenheiros geralmente ganham bem e não são PJs.

2. Sou PJ há mais de 25 anos. Antigamente eu tinha muitos clientes ao mesmo tempo e um contrato com cada um deles. Desenvolvi sistemas durante muitos anos em que ao mesmo tempo minha empresa fazia administração de redes. Esta história de PJ ser igual a empregado é coisa recente de no máximo 5 ou 6 anos.

3. Eu acho que a exploração dos profissionais de TI pelas empresas “body shop” cafetãs de mão de obra, foi facilitada pela entrada de muitos “profissionais” inexperientes muito jovens recém saídos dos cursos colegiais ou de faculdades de 3 anos.

Estas coisas de informalidade como camelôs, transporte alternativo por ônibus pirata, Van ou perua e “code monkey” explorado por empresas de 3 letrinhas intermediarias de mão de obra, devem ser coibidas no início.

O Governo fechou os olhos e agora a situação ficou quase incontrolável. No duro mesmo, há poucas oportunidades do profissional de TI brasileiro ter seu trabalho respeitado. Não digo que não existam, mas são poucas as empresas que oferecem uma perspectiva de futuro ao profissional de TI.

[]s
Luca

as empresas de 3 letrinhas tem muitos defeitos, eu concordo. Entre os principais pagar mal, mas faça se justiça, a maioria contrata por regime CLT e dão todos os benefícios para o funcionário.

Olá

Quero ressaltar que quando citei empresas de 3 letrinhas pensei nas intermediárias de mão de obra.

Há uma ENORME empresa de 3 letrinhas, que muitos por aí falam mal geralmente sem conhecer a fundo e que eu fiquei lá dentro (terceirizado) por mais de 1 ano. Percebi que seus funcionários gostam muito dela. Eles não ganham mal, tem mais direitos do que o CLT normal e um horário bem tranqüilo para a maioria dos funcionários. O único problema que percebi é que há muita pressão em cima dos funcionários para o projeto dar lucro de qualquer jeito.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Quero ressaltar que quando citei empresas de 3 letrinhas pensei nas intermediárias de mão de obra.

Há uma ENORME empresa de 3 letrinhas, que muitos por aí falam mal geralmente sem conhecer a fundo e que eu fiquei lá dentro (terceirizado) por mais de 1 ano. Percebi que seus funcionários gostam muito dela. Eles não ganham mal, tem mais direitos do que o CLT normal e um horário bem tranqüilo para a maioria dos funcionários. O único problema que percebi é que há muita pressão em cima dos funcionários para o projeto dar lucro de qualquer jeito.

[]s
Luca[/quote]

ah…entendi! Então tah certo…é que o seu conceito de 3 letrinhas é um pouco diferente do pcalcado então, que é o adotado por padrão aqui no forum.

essas intermediárias de mão de obra são a lama mesmo…