[OFF-Topic] Como iniciar a programação com o IPhone?

11 respostas
titanius

Amigos, sei que é Java esse grupo, mas como é off aqui o canal lá vai…

A empresa aqui está surgindo com uma idéia de iniciar um projeto para IPhone, gostaria de saber dos amigos, o básico, tipo:

• Qual linguagem se usa?
  • É necessário ter um IPhone para programar nele?
  • É necessário ter um Mac para programar?
  • A empresa quer comercializar, tem algum contrato para isso com a Apple, pra colocar no Store do IPhone?

Estou perguntando pois na internet sempre que leio, cada um diz uma coisa, que acaba anulando o que o outro disse, então fica meio dificil de iniciar… :oops:

Obrigado…

Att.
Fellipe H.

11 Respostas

davidtiagoconceicao

Não sou usuário de Mac, mas estou cursando uma disciplina de programação para IPhone e Mac OS na faculdade. Respondendo às suas perguntas:

• Os programas para IPhone são desenvolvidos em Objective C. A linguagem é bastante parecida com C, adicionando objetos e algumas diferenças sintáticas. A própria Apple disponibiliza uma documentação bastante extensa sobre ela e sobre o framework.
  • Não é necessário ter um IPhone, há um simulador junto com a IDE, a desvantagem é que não é possível testar recursos como o acelerômetro.
  • Não é necessário ter um Mac, mas é necessário o Mac OS para rodar a IDE. Conheço uma pessoa que conseguiu instalar em seu PC com sucesso e outra que está há meses brigando para fazer o mesmo, mas ainda não conseguiu. O maior problema é que o Mac OS não pode ser virtualizado (se não me engano está na licença de uso isso), tornando ilegal desenvolver com VMs dentro de outros SOs.
  • Para disponibilizar um produto na Apple Store o desenvolvedor tem que se cadastrar e pagar algo em torno de cem dólares. Não sei ao certo como funciona para pessoa jurídica.

Se você quer iniciar neste mundo, sugiro que procure a área de desenvolvedores no site da Apple. Lá você encontrará uma vasta documentação, podcasts e outros recursos.