[OFF-Topic] Como iniciar a programação com o IPhone?

11 respostas
titanius

Amigos, sei que é Java esse grupo, mas como é off aqui o canal lá vai…

A empresa aqui está surgindo com uma idéia de iniciar um projeto para IPhone, gostaria de saber dos amigos, o básico, tipo:

• Qual linguagem se usa?
  • É necessário ter um IPhone para programar nele?
  • É necessário ter um Mac para programar?
  • A empresa quer comercializar, tem algum contrato para isso com a Apple, pra colocar no Store do IPhone?

Estou perguntando pois na internet sempre que leio, cada um diz uma coisa, que acaba anulando o que o outro disse, então fica meio dificil de iniciar… :oops:

Obrigado…

Att.
Fellipe H.

11 Respostas

davidtiagoconceicao

Não sou usuário de Mac, mas estou cursando uma disciplina de programação para IPhone e Mac OS na faculdade. Respondendo às suas perguntas:

• Os programas para IPhone são desenvolvidos em Objective C. A linguagem é bastante parecida com C, adicionando objetos e algumas diferenças sintáticas. A própria Apple disponibiliza uma documentação bastante extensa sobre ela e sobre o framework.
  • Não é necessário ter um IPhone, há um simulador junto com a IDE, a desvantagem é que não é possível testar recursos como o acelerômetro.
  • Não é necessário ter um Mac, mas é necessário o Mac OS para rodar a IDE. Conheço uma pessoa que conseguiu instalar em seu PC com sucesso e outra que está há meses brigando para fazer o mesmo, mas ainda não conseguiu. O maior problema é que o Mac OS não pode ser virtualizado (se não me engano está na licença de uso isso), tornando ilegal desenvolver com VMs dentro de outros SOs.
  • Para disponibilizar um produto na Apple Store o desenvolvedor tem que se cadastrar e pagar algo em torno de cem dólares. Não sei ao certo como funciona para pessoa jurídica.

Se você quer iniciar neste mundo, sugiro que procure a área de desenvolvedores no site da Apple. Lá você encontrará uma vasta documentação, podcasts e outros recursos.

Dúvidas estamos aí :wink:

saoj

Primeiro tem que ter um computador rodando MacOS. O pessoal da Apple é tão legal que eles não permitem desenvolvimento no Windows. E tb tem que usar aquele linguagem do arco da velha chamada Objective C. Por que? Porque o Tio Jobs mandou…

davidtiagoconceicao

saoj:

Primeiro tem que ter um computador rodando MacOS. O pessoal da Apple é tão legal que eles não permitem desenvolvimento no Windows. E tb tem que usar aquele linguagem do arco da velha chamada Objective C. Por que? Porque o Tio Jobs mandou…

Desculpa cara mas eu tenho que discordar.
Você já programou em Objective C? O que exatamente não gostou?

Achei Objective C bastante interessante. O framework também é interessante e tem APIs bastante simples para funcionalidades extremamente modernas, como o multitouch, o acelerômetro, entre outras funcionalidades presentes no IPhone e em alguns IMacs.

Continuo preferindo a linguagem Java, mas não tenho nada contra Objective C.

LPJava

veja a pesquisa que eu fiz… acho que pode ajudar.

[google]http://www.google.com.br/search?q=desenvolver+aplicativos+iphone&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a[/google]

titanius

Então para se programar direito para IPhone, tem que se comprar um MacOS! Vixi… investimento alto demais pra iniciar hein?!? tem outro modo não? Porque não se pode rodar no Windows?

davidtiagoconceicao

Não dá para desenvolver em Windows porque não há versão do framework e a ide. Para criar um aplicativo para IPhone são necessários esses dois componentes.

LPJava

puts que pre-requisito o Jobs colocou heim. Agora u mdetalhe vi na revista newsweek, que a loja de aplicativos para IPhone dar para tirar uma graninha boa la, com bons aplicativos.

saoj

davidtiagoconceicao:
saoj:

Desculpa cara mas eu tenho que discordar.
Você já programou em Objective C? O que exatamente não gostou?

Achei Objective C bastante interessante. O framework também é interessante e tem APIs bastante simples para funcionalidades extremamente modernas, como o multitouch, o acelerômetro, entre outras funcionalidades presentes no IPhone e em alguns IMacs.

Continuo preferindo a linguagem Java, mas não tenho nada contra Objective C.

Ateh pouco tempo atras nem GC tinha. Tem que comparar com algo, certo? Comparando com Java, o que eh Objective C se nao um belo retrocesso pentelho?

Dah uma olhada aqui tb:

Mas o Iphone eh tao legal que acho que vale a pena passar por cima de tudo isso para desenvolver pra ele. Eu ainda nao consegui, mas tenho esperancas de me motivar o suficiente para tal…

Rubem_Azenha

Da pra usar o Mono, não?

Louds?

W

Basicamente vc precisa ter um Mac e um iPhone e fazer o download do iPhone SDK.
Um bom ponto de inicio eh esse site http://developer.apple.com/ aqui vc pode fazer o download do SDK e do XCode, fazer download do tutoriais, entrar em mail lists e etc.

Quando vc faz o download das ferramentas vc tem no pacote:

• Interface builder (nome ja diz tudo, pra construir interfaces graficas)

• iPhone simulator, isso eh muito bom pra testar os aplicativos, quando vc executa o programa um iPhone “virtual” aparece na tela rodando o seu programa e vc tem a mesma usabilidade (ou quase) que um iPhone real, eu indicaria vc ter um iPhone e instalar o
    aplicativo nele quando vc quiser fazer testes mais serios.

• Instruments e shark que basicamente sao analisadores de codigo, performance de aplicativos.

Ja fiz algumas coisas de brincadeira e eh bem legal desenvolver coisas pro iPhone e se vc tiver um boa idea pode ganhar muito dinheiro com isso, tem um cara aqui na Suecia que transcreveu alguns jogos de gamewatch (pro mais novos um tipo de mini-game) pro iPhone, resultado foi que ficou tao hype no Japao que o cara ganhou nas primeiras semanas que ele colocou o jogo disponivel pra download na apple store o equivalente a 3.000 reais por dia!!!

Acho que vale a pena investir um tempo e brincar um pouco com o sdk.

=)

louds

Rubem Azenha:
Da pra usar o Mono, não?

Louds?

Sim, dá. Mas tem alguns detalhes:

:arrow: Você precisa de uma licença comercial da Novell devido a forma como o produto é empacotado;

:arrow: O processo de construção do mono ainda é manual e hackish;

:arrow: Não existe um bom binding disponível para a API em ObjC do iPhone. Porém não é dificil portar um existente;

:arrow: Suporte para generics ainda está um pouco erradico, mas vem melhorando muito rapidamente; e

:arrow: O binário final, incluindo media, ainda é um pouco grande, mesmo para aplicações pequenas

Apesar disso tudo, eu recomendo muito investigar essa opção.

Hoje basicamente todos esse problemas podem ser contornados se você usa o produto da Unity que já empacota
o mono p/ iPhone, porém não permite o uso de generics.

Além disso, estamos com algumas pessoas dedicadas no momento a resolver todos esse problemas e em pouco tempo
nenhum desses problemas existirá mais.

Quando as vantagens de usar mono, bom, as pessoas com quem tive contato e falam que é mais fácil depurar código no
mono que não tem 1 debugger p/ iPhone que usando XCode e o debugger da Apple para ObjC.

O gdb é um enorme desastre para arm e ObjC piora ainda mais isso.

Criado 26 de maio de 2009
Ultima resposta 27 de mai. de 2009
Respostas 11
Participantes 7