Como o inglês é uma peça fundamental na nossa profissão e os cursos estão o olho da cara, pensei em uma solução agradável e divertida.
O que vcs acham de marcarmos reuniões semanais ou quinzenais, onde os participantes só possam falar em inglês?
Tipo todo mundo sentar para conversar, normalmente, qualquer assunto, mas é expressamente proibido falar português…
Se vc não sabe (o meu caso por exemplo :oops: ), fica ali, escutando e boiando… até que lentamente vc vai pegando… Não sei se isso funciona, porém seria necessário que pelo memos três pessoas no grupo tenham o inglês fluente (O que não é o meu caso :oops: ) …
Tem um problema em ouvir (e falar) ingles com brasileiros durante muito tempo: voce acaba criando uma outra lingua que nao eh nem ingles nem portugues. Eh bacana se vc quiser compartilhar informacoes em segredo, mas nao tao pratico na vida real
O melhor jeito continua sendo a boa e velha cacetada de livros tecnicos, um bom dicionario (www.dictionary.com ;)) e um amigo, pra tirar uma duvida de vez em quando. Nunca subestime a eficiencia de se escrever em ingles tb, entao ve se arruma algum gringo pra conversar no ICQ, sem compromissos
As outras ideias de sempre tambem se aplicam: assistir filme sem legenda, transcrever letra de musica, tentar “pensar em ingles” a maior parte do tempo possivel, etc e tal.
Afinal, nunca se sabe quando vai ser util xingar e esculachar com alguem
Mas, ja que vc esta lendo, aproveite pra ler livros - contos, poesias - em ingles. Eh certamente mais dificil do que ler livros tecnicos, mas se vc tá com medo, pq veio?
eu leio livros (atualmente Sun Certified Programmer & Developer for Java 2 Study Guide), letras de música (e também fico tentando entender o que é cantado depois que leio a letra) e… eh eh… fico deduzindo o significado das palavras que não conheço… (não sei se é o melhor método, mas [color=“orange”]às vezes[/color], funciona).