Alguém trabalha/já trabalhou/tem alguma informação sobre a [url=http://www.chemtech.com.br/]Chemtech[/url]? Recentemente, ela foi eleita a melhor empresa no Brasil para se trabalhar (veja [url=http://oglobo.globo.com/economia/seubolso/mat/2007/10/24/326883688.asp]aqui[/url]).
Eu li a matéria na revista época. Quem fez a pesquisa foi o Instituto Great Place to Work e a Revista ÉPOCA, mas não lembro se eles apresentaram os critérios de avaliação. De qualquer forma ruim não deve ser.
[quote=furutani]De qualquer forma ruim não deve ser.
[/quote]
Essas avalações de ambiente de trabalho são completamente inúteis e mentirosas. Conheço uma pessoa que foi trabalhar em uma telecom que tava entre as melhores de se trabalhar segundo a Exame e o trabalho era um inferno, em 3 meses ela e mais metade do time tinha pedido as contas.
Esses ranking dizem absolutamente nada, pode ser que seja uma maravilha trabalhar nas áreas de vendas, marketing e juridico, mas TI seja a uma enorme porcaria. Do que adiantou a pesquisa para um desenvolvedor?
E em uma mesma empresa pode haver departamentos diferentes na área de desenvolvimento que sejam horríveis de trabalhar e outros em que seja muito bom (ou seja, dependendo apenas do diretor).
Pode ser que tenha um diferencial sim…mas como o thingol e o louds disseram, pode ser que um departamento X seja bom e outro um inferno (TI nestas empresas maiores costuma ser o inferno) e em muitas vezes as avaliações são mesmo mentirosas…exp propria.
Nessas avaliações entram os critérios objetivos (do tipo “a empresa dá 14º e 15º salário e prêmio de produtividade do departamento” ou “dá licença-maternidade de um ano” ou “tem uma área para você tirar uma sesta depois do almoço” ou “tem um massagista chinês zen para detonar com seus ossos se você se estiver com a cabeça quente”); é claro que isso é importante mesmo.
Mas o que você está perguntando é “se é bom para trabalhar”, que é algo que é bastante subjetivo e, é claro, depende muito do departamento, e é difícil medir, mesmo com entrevistas (imagine se a secretária do Hitler, se entrevistada enquanto estava trabalhando com ele, iria falar que ele era um ditador )
Há empresas onde o ambiente é sistematicamente opressivo para trabalhar - faz parte da cultura da empresa; e outras que são assim por departamentos ou mesmo equipes. Depende muito
Acima de qualquer coisa você realmente somente irá saber como é trampar em uma empresa a partir do momento que você trabalha nela, tudo bem que opiniões podem ser válidas, mas somente você irá sentir de perto se é bom ou não trampando.
Essa historia de “melhor empresa para se trabalhar” eu conheço muito bem…
A empresa onde eu trabalhava foi eleita a “melhor empresa para se trabalhar na cidade”. Eu tenho pena de quem leu o artigo e ficou com muita vontade de trabalhar nela. Lá dentro, o ambiente de trabalho era um negocio parecido com uma ditadura, e quem trabalha lá sabe do que eu estou falando. Esta empresa só ganhou este título porque ela dava benefícios e premiações, coisas que as outras empresas não davam.
Também tem uma outra empresa que dizem ser umas das melhores pra se trabalhar da região. Fui fazer uma visita nesta empresa e da pena de quem trabalha no chão de fábrica lá, mas quem trabalha no departamento de administração ou informática as coisas mudam drasticamente. Por isso acho que estas pesquisas não contam muito pontos.
Um amigo meu trabalhava em uma empresa do ramo de telecom e teve que sair devido a insistencia do chefe dele para que ele o acompanhasse em casas de burlesco (vulgo casas da luz vermelha). Esse meu amigo, de casamento marcado, negava de forma cordial mas o chefe dele simplesmente não aceitava que um homem recusasse esse tipo de ‘divertimento’ e o clima ficou totalmente estressante.
Talvez seja uma excessão nessa empresa, mas quem não conhece uma história parecida em alguma grande empresa, dessas que são as ‘melhores para se trabalhar’ ?
Estou prestando serviços para uma dessas empresas, e posso dizer “de carteirinha” que o setor de TI é uma bosta! Não me refiro a pessoas, me refiro a recursos: políticas de TI rigorosíssimas, devoção aos padrões fechados/proprietários, micros “fracos” para se programar em Java… :twisted:
Eu eu posso dizer isso aqui tranquilamente, pois eles bloquearam o GUJ! :twisted: :twisted: :twisted:
Quando fui perguntar o porquê, a vovó Mafalda (o carinha do suporte, tem de ver, é igualzinho… rs) me disse que “… é porque o GUJ tá com vírus…” (sic). Pode? É claro que ele está blefando!
Eu defendo a seguinte teoria: se você pode, trabalhe para uma empresa pequena. As chances de aprender e de desenvolver mais são enormes! E também as chances de se usar as ferramentas que mais lhe agradam são maiores. E quando você sente prazer no que faz, tudo mais vai bem, você produz mais etc.
Agora, se você é “obrigado” a trabalhar para uma empresa grande…
[quote=peczenyj]Um amigo meu trabalhava em uma empresa do ramo de telecom e teve que sair devido a insistencia do chefe dele para que ele o acompanhasse em casas de burlesco (vulgo casas da luz vermelha). Esse meu amigo, de casamento marcado, negava de forma cordial mas o chefe dele simplesmente não aceitava que um homem recusasse esse tipo de ‘divertimento’ e o clima ficou totalmente estressante.
Talvez seja uma excessão nessa empresa, mas quem não conhece uma história parecida em alguma grande empresa, dessas que são as ‘melhores para se trabalhar’ ?[/quote]
O que ele fez com o chefe criminoso dele? Isso que o cara fez chama assédio moral, crime previsto pelo nosso código.
Um fator que tanto pode colaborar como prejudicar o bom andamento do serviço é o ambiente de trabalho. Já trabalhei em uma empresa onde o ambiente era de grande desmotivação, era visivel o descontentamento dos funcionários dentro da empresa.
Foi feita uma pesquisa de satisfação dos funcionários na época, o resultado da pesquisa revelou o problema, e a empresa nada fez para reverter.
Resultado, grande parte dos funcionários pediram as contas.
[quote=louds][quote=peczenyj]Um amigo meu trabalhava em uma empresa do ramo de telecom e teve que sair devido a insistencia do chefe dele para que ele o acompanhasse em casas de burlesco (vulgo casas da luz vermelha). Esse meu amigo, de casamento marcado, negava de forma cordial mas o chefe dele simplesmente não aceitava que um homem recusasse esse tipo de ‘divertimento’ e o clima ficou totalmente estressante.
Talvez seja uma excessão nessa empresa, mas quem não conhece uma história parecida em alguma grande empresa, dessas que são as ‘melhores para se trabalhar’ ?[/quote]
O que ele fez com o chefe criminoso dele? Isso que o cara fez chama assédio moral, crime previsto pelo nosso código.
[/quote]
Virou moda todo mundo achar que sofre de assédio moral. Tem que saber diferenciar o que é assédio moral do que não é. Depois que passou uma reportagem na TV sobre isso, todo mundo agora sofre disso. As vezes o profissional tem que saber quando interfere no trabalho e quando interfere num relacionamento amigavel. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa e vice-versa…