OFF-Voto eletrônico é novidade na eleição americana

6 respostas
Luca

Olá

Lendo isto aqui na CNN (Super Tuesday puts electronic voting to test), me dei a pachorra de olhar a solução deles e vi que um dos fortes concorrentes para fornecer lá é o mesmo que fornece aqui. Abaixo alguns links para conferir:
Diebold Election Systems Home
In 2000, Diebold’s wholly-owned Procomp subsidiary manufactured and installed more than 360,000 direct recording electronic voting terminals throughout Brazil. …

Mas nem todo mundo está confiando 100% na novidade. Um cara escreveu um livro chamado Black Box Voting e define isto assim:[list]Black Box Voting: “Any voting system in which the mechanism for recording and/or tabulating the vote is hidden from the voter, and/or the mechanism lacks a tangible record of the vote cast.”[/list]Algumas citações colhidas no início do livro:[list]“What’s being done to ensure that computerized voting systems are trustworthy?
… Bev Harris, author of the book “Black Box Voting,” is the godmother of the movement.”
— Hiawatha Bray, The Boston Globe

“Bev Harris … found Diebold software – which the company refuses to make available for public inspection, on the grounds that it’s proprietary – on an unprotected server, where anyone could download it…This in itself was an incredible breach of security…Why isn’t this front page news?”
— Paul Krugman, New York Times

“Worried about computerized democracy? You should be. You may have already voted in 2004 — they just haven’t yet told you whom you voted for. Bev Harris gives you the real skinny on the Gatesification of our ballot box.”
— Greg Palast, Author, “The Best Democracy Money Can Buy”

“This book is already required reading for people to learn about electronic voting, in my opinion.”
— Dr. David Dill, Stanford University Computer Science Professor[/list]Mais sobre a super terça feira americana e a questão dos riscos do voto de caixa preta em http://www.blackboxvoting.com/

Os americanos são muito gozados. Primeiro elegem o Bush com minoria de votos em eleição decidida no estado governado por seu irmão. Agora se preocupam com os riscos do voto eletrônico.

[]s
Luca

6 Respostas

rodrigo_gomes

ehehee acho que eles são meio neuroticos…

tudo é uma conspiração…

mas acho que esta reação só vai acontecer nessa eleição, depois que eles perceberem que esse sistema é muito melhor (tanto em segurança quanto em rapidez na apuração) , aih vao parar criticar…(espero, pricipalmente se as maquinas forem as daqui)

smota

uhahahah … os caras são uma piada.

Vivem de fachada e isso não podia ser diferente … precisam defender o not black box voting :shock: pra fingir que são uma democracia explendida sem corrupção & cia, o que esquecem é que depois da eleição do Bush e do governo do Bushinho ninguém mais acredita nisso (eu acho).

dukejeffrie

Parece até q vcs esqueceram do nosso caso, quando o ACM adulterou o painel eletrônico do congresso pra saber quem votava como.

enquanto não for fonte aberta, nem eu confio nessas urnas.

[]s

smota

O problema não é ser aberto ou não … claro que sendo aberto facilita a auditoria e eu sou muito a favor disso, mas mesmo com código aberto ainda será possível manipular as urnas já que você não vai saber se gravaram na ROM (ou onde for) exatamente aquele código auditado.
100% nunca será pois qualquer método poderá ser burlado (afinal de contas são pessoas que farão todo o processo, inclusive a auditoria).

O tchan do negócio é que ele fazem barulho barulho e no fim das contas é tudo sem vergonha igual a todo mundo 8)

cv1

Pra variar, muito barulho por nada… mas afinal, paranoia eh paranoia :smiley:

Uma coisa eh bem importante de deixar clara: se a eleicao for comprada, nao faz a menoooor diferenca se vc esta usando papel, voto eletronico, jogando futebol de botao na base do 5 vira 10 acaba, pedra-papel-tesoura ou qualquer outro metodo. Eleicao comprada eh eleicao comprada. :frowning:

black_fire

É fod…, mas é isso ai, americano é sempre cheio de graça…

Para o voto ser secreto, não pode haver ligação entre o voto e o eleitor e eu duvido muito que não haja essa ligação!!! Lá, aki, ou em qualquer lugar, com certeza em algum lugar tem uma tabelinha 1x1, voto #x eleitor #y
Com certeza é mais rápido mapear o dono do voto eletrônicamente do que manualmente…

Em contra partida, fraudar o voto de papel é muito mais fácil…
Mas no fundo mesmo eu quero é que caia uma bomba no pessoal do tio San… :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Acho que os kra esqueceram que Roma tbm foi potência um dia…

Nada a ver galera, só desabafo…
Vivo na m… de um país que tenho que falar outra lingua pra poder ter mais chances de ser alguém um dia… :? :shock: :frowning:

Criado 3 de março de 2004
Ultima resposta 3 de mar. de 2004
Respostas 6
Participantes 6