Oh dúvida cruel

Preciso desenvolver um sistema que acessa uma base Oracle remota. O detalhe é q o sistema irá rodar no Brasil e a base está nos EUA.
Estou em duvida sobre como desenvolver:

  1. Faço um programa cliente em java acessando a base?
    ou
  2. Faço em JSP/Servlet?

o que recomendam?

agradeço desde já

Bom…
as duas soluções são validas…

um programa com GUI apesar de gastar + mémoria ... e ser de menor performance... axo sempre + elegante.... mas vc que escolhe...

JSP tb é uma solução boa... se bem organizada

Acho que em jsp sera melhor, mas vc deve tentar seguir um padrão MVC para te facilitar o desenvolvimento e as futuras manutenções.Se vc optar por essa opção de uma estudada neste padrão e em frameworks que o implementam como struts ou webwork.
Qualquer coisa pergunta ai!

[]'s

Cara acho que local é muito mais facil de trabalhar, e o custo pode ser muito menor. Contudo vc vai ter que provavelmente usar RMI e/ou Sockets, tem um livro muito bom relacionado somente neste assunto procura por tcp/ip com java, rmi e sockets

value galera pela força…
vou pesquisar sobre MVC, muito abrigado…

qto a utilização de sockets, eu acho q isso inplicaria numa certa demora na resposta, mas de qq forma valeu

[]´s

concordo com o jgbt, com um sistema de interface web, vc pode acessar de qualquer máquina… :slight_smile:

Pelo que eu entendi, a única coisa que ele vai acessar nos eua é um banco de dados, não eh? Enquanto o sistema web rodaria em um servidor tupiniquim… O maior problema que vejo vai ser a demora em que os dados do banco podem sofrer para chegar ateh aqui… no mais tudo certinho…
Não vejo onde poderia se aplicar RMI neste contexto… ou eu entendi errado o post :lol:

Abraços,