Ok, estou com medo [sopa de letrinhas]

15 respostas
_fs

Olá de novo, boa tarde.

Após ler quase todos os tópicos do stick acima e alguns dos links neles contidos … estou com medo :shock:

Comentei com a minha mãe aqui do lado e ela perguntou: “mas lipe, porque medo?”. E eu respondo:

1. Percebi que há muitas tecnologias para desenvolver web com java.
  2. Percebi que JSP + Servlets ( o que aprendi razoavelmente bem até agora ) não é uma combinação muito sóbria, pelo que li em comentários xiitas (muito bem argumentados por sinal) do tipo “jsp sucks!”
  3. Percebi que, por causa das muitas tecnologias, há muitas maneiras de se desenvolver um projeto, e a escolha correta delas implica em performance e manutenção melhorada e simplificada.

Mas quem tem guj tem esperança :mrgreen:
Partindo do princípio que eu já entendi parcialmente bem o que é MVC e onde e quando aplicá-lo, minha dúvida é:
rufar de tambores
Qual é o melhor coquetel de tecnologias para se desenvolver uma aplicação muito muito séria, com acesso a banco de dados (sql), login, relatórios, níveis de acesso e persistência de dados?

O que eu li até agora que está disponível:

• JSF

• Struts

• EJBs

• Velocity

• JSP

• Servlets

• Prevayler (o uso deste pelo jeito não é opcional :smiley: )

• XML no meio de tudo

• Tomcat

• Sun SunOne

E então?! Han? Han?

Podem perceber que minha pergunta é bem fundamental. E pergunto isso pois este projeto precisará ser realizado, e, apesar da boa experiência que tenho, não quero mais trabalhar com ASP porque … bem … comparado com o que JAVA disponibiliza ASP é … porco :mrgreen:

Bem, muito obrigado por lerem até aqui :smiley:

15 Respostas

Claire

Perguntinhas:

-Qual a quantidade de dados? Volumosa?

-Qual a sua pressa? Quanto tempo tem pra fazer?

_fs

Cerca de 4000 registros (desde nome até tipo de música preferida) e inserção de novos registros a todo momento.

Quanto ao tempo … bem, cerca de 1-2 meses. Mas eu posso fazer o treco em asp e depois ir passando pra java, portanto tempo é meio desimportante neste caso.

Claire

:shock:
Não faça isso!!!
Acho que é tempo pra vc fazer uma aplicação legal usado o MVC.

Olha, não estou a muito tempo nisso. Mas, estou gostando de mexer nisso. Faço as views em JSP e o Model e o Controler como servlets. O xml pra integrar tudo. Base de dados oracle ou sql server.

Mas, acho que o pessoal aqui pode comentar melhor.

É isso…
Claire

cv1

Yeap, e uma “escolha correta” implica em balancear a disponibilidade de:

• Requisitos da aplicacao
  • Conhecimentos e familiaridades da equipe
  • Budget ($$$) do projeto
  • Suporte técnico e material de referência
  • Excelência técnica das tecnologias

Chuta quantas aplicacoes dessas estao sendo desenvolvidos com os mais variados tipos de tecnologia nesse exato momento? :slight_smile:

Nao existe um coquetel perfeito, nem um coquetel melhor. Assim como tomar aspirina nao alivia câncer, e radioterapia nao tira a dor de cabeça :wink:

E tem mais: em cada “área” do MVC, existem zilhões de alternativas, e eh sempre bom conhece-las, e entender onde aplicar cada uma delas, e em que casos uma se encaixa melhor do que as outras.

Aqui vai uma rapida listinha de ferramentas/tecnologias para MVC:

Model

Entity Beans
Hibernate
OJB
JDO (Castor, etc)
TopLink

View

JSP
Velocity
FreeMarker
WebMacro
ColdFusion Markup Language (CFML)
JasperReports
Tapestry
Millstone
Echo
Oracle UIX
JSF

Controller

WebWork 1.x
WebWork 2.x
Struts
Spring
Maverick
Tapestry
Millstone
Echo

PS: Essas sao soh algumas das tecnologias. Nao precisa conhecer todas elas, mas pelo menos uma espiada no GUJ / Google vai bem :wink:

PS2: Post numero 2000! :bday:

B

Cara, essa é uma pergunta que todo mundo que esta começando faz. Eu mesmo ainda paro pra me perguntar isso diariamente quase. Acho que só os arquitetos tem uma firmeza maior quanto a isto.

Uma coisa é certa. Você vai descobrir quais as melhores opções a medida que trabalhar com elas e conhecer bastante coisa. Não posso dar uma opinião muito relevante, mas procure por conjuntos já bem utilizados como os que o pessoal aqui do Guj usa.

Só uma última coisa. JSP é massa sim! Ele é mais xarope de trabalhar do que um velocity, por exemplo, mas disponibiliza muitooos recursos ótimos pra fazer a tua view…

Boa sorte…

Gustavo GUilherme BacK

_fs

Obrigadérrimo pelas repostas a todos.

Claire, também penso em desenvolver com jsp + servlet + sql, mas quero conhecer outras boas opções :smiley:

CV, quanto mais eu pergunto mais dúvidas você me traz … ótimo :mrgreen:. Quanto a $$ quanto mais free melhor hehe, mas temos o habito de gastar metade do orçamento da empresa com livros hehe por isso que gostaria de saber alguns nomes de tecnologias mais usadas para saber qual comprar :smiley:

Back, vou dar uma procurada, mas você poderia me dar uma adiantadinha me dizendo com quais tecnologias você trabalha? Valeu! :smiley:

cv1

Bom, a pergunta nao era pra mim, mas eu vou me meter assim mesmo: Hibernate/Prevayler, WebWork 2 com o modulo de integracao do PicoContainer e Velocity. Mão na roda, mas eh meio dificil de acostumar a usar :slight_smile:

B

Eu aqui estou trabalhando com o JDBC mesmo, JSP com JSTL e servlets. Além de um monte de coisas mais simples do Jakarta. Com JSP uso as JSTL que turbinam na hora de tu criar tua view.

Mas pretendo dar um Update no sistema e passar a trabalhar com WebWork no controler.

Acho o Hibernate legal. Já dei uma estudada mas infelizmente ele não atendeu as necessidades do meu projeto.

Gustavo Guilherme BacK

B

Cv, desculpe a ignorância, e principalmente a preguiça de procurar no google, mas o que faz o Pico exatamente?

Claire

Como pode ver eu também estou aprendendo… :slight_smile:

_fs

Ok, em suma:

• WebWork vX.X
  • Pravayler ou JDBC
  • Velocity

Isso faz o trabalho? Faz bem? Compensa estudar/comprar livros?

ps.: o que ser JSTL?

B

É uma especificação de TagLibs hoje no projeto Jakarta (jakarta.apache.org)

Ela implementa uma série de funcionalidades para tu fazer a tua view. Algumas são manipular datas, SQL (não recomendável), XML, e coisas básicas como loops e testes de condição sem precisar usar o scriptlet que são os <% %>, pois estes deixam teu código “sujo”.

A JavaMagazine n 7 trouxe uma primeira matéria sobre a JSTL em uma sequência que terminou na deste mês.

Gustavo Guilherme BacK

_fs

Valeu cara!

Bem, vou começar a estudar a listinha acima :smiley: :smiley: :smiley:

Depois que esse projeto terminar ainda vou num encontro do GUJ e pagar cerveja pra geral hehe … sério.

B

“LIPE”:
Valeu cara!

Bem, vou começar a estudar a listinha acima :smiley: :smiley: :smiley:

Depois que esse projeto terminar ainda vou num encontro do GUJ e pagar cerveja pra geral hehe … sério.

Po! Isso é maldade… eu aqui em floripa e você vem me falar de cerveja em sampa! Ah…

:?

:smiley:

Gustavo Guilherme BacK

_fs

hehe quem mora em floripa já está muito bem servido de regalias, sem precisar de cerveja do lipe hehe … floripa = paraíso :smiley:

Criado 19 de novembro de 2003
Ultima resposta 19 de nov. de 2003
Respostas 15
Participantes 4