Olá, boa noite.
Três motivos me fazem postar este tópico:
:arrow: Trabalho o dia inteiro com java + html + javascript. Os dois ultimos me cansam, me estressam e me fazem envelhecer mais rápido.
:arrow: 5 em cada 3 mensagens no fórum falam que HTML é um lixo.
:arrow: Pesquisei um pouco a internet e encontrei algumas tecnologias aparentemente bacanas e bonitas para evitar o envelhecimento precoce explicado no primeiro motivo.
Até onde eu fui:
Não muito longe na realidade. Me aprofundei um pouquinho em algumas que já havia ouvido falar muito e encontrei outra que nunca tinha ouvido falar. Aqui vão:
:arrow: XHTML: parece legal, vai um pouco além do HTML, unido a XSLT e/ou (?) DTDs fica bem bacana. Pelo que percebi tem bastante gente usando.
:arrow: XUL: esse eu babei de verdade. Perdi metade dos meus espermatozoides para fazer coisas parecidas com as tecnologias que uso atualmente … e mesmo assim não fiquei lá muito satisfeito. Mas não funciona no IE …
:arrow: XForms: gostei do que li, vi alguns exemplos bem interessantes. Mas ele não faz taaaanta coisa assim, seria algo apenas para adicionar alguma facilidade ao desenvolvimento.
Tudo bem, mas e daí?
Pois é, eu ainda pesquisei de leve e descobri que há mais! Mas ainda não me aprofundei mais no assunto. Então, por hora, resta-me apenas perguntar aos que usam tecnologias alternativas ao HTML:
:arrow: Qual é o nome? Pode me dar um link?
:arrow: Por que você (ou sua empresa) optou por trabalhar com esta tecnologia?
:arrow: Ela aguenta um projeto sozinha ou vai cair naquele artigo que dizia “desenvolvedores acabam por ter que aprender dezenas de ‘pequenas linguages’”?
:arrow: Qual a curva de aprendizado dela?
Se você chegou até aqui, parabéns!
Joinha pra você!
E muitérrimo obrigado 
.