Ok, muitas dúvidas [web]

10 respostas
_fs

Olá, boa noite … meu primeiro tópico no java avançado :smiley: me sinto feliz por ter chegado a dúvidas dessa magnetude :smiley:

Enfim … vou primeiro situar vocês no que acontecendo: entrei no site da sun e, em uma de suas páginas, havia uma série de exemplos de aplicações (não applets) com seus respectivos botões ‘launch’. Ao clicar neles a aplicação se abria aqui no meu pc.

Primeira bateria:
[b]- Como isso acontece?

• Eu baixei as classes temporariamente no meu computador? Ou estou acessando as classes lá no servidor da sun? Ou é um mistão?
  • Quais as implicações de segurança (alguém “roubar” a classe )?[/b]

Mesmo sem ter as respostas, isso me levou a outro questionamento:
Se a internet caísse, a classe continuaria a funcionar?

E, se a pergunta acima tem resposta afirmativa (de alguma maneira), a última pergunta:
É possivel fazer o mesmo com webapps? Ou seja: é possível fazer uma aplicação web que, mesmo com a conexão estando morta, continue funcionando, mesmo que parcialmente, com uma espécie de ".class em cachê?

Bem, é isso … espero ter sido claro.

Iluminem-me deuses do java! :mrgreen:

10 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Acho que você foi apresentado ao Java Web Start (http://java.sun.com/products/javawebstart/). Java Web Start é uma forma de se distribuir aplicações Swing sem que o usuário precise se preocupar com chatices como classpath, por exemplo. As classes que compõem suas aplicação são baixadas do servidor e a aplicação é iniciada a partir do, hmmmmm, engine (?) do JWS.
Implicações de segurança: a aplicação não vai poder acessar nenhum recurso da sua máquina (como arquivos, por exemplo) sem a permissão expressa do usuário. Bom, tem um monte de coisas por trás do JWS. Melhor você ler do que eu ficar aqui falando, falando e falando… A url está dada. É só ler.

_fs

Valeu cara :smiley: vou ler lá

_fs

Ok, eu li.

Mas esta é a melhor solução para aplicações poderem ser executadas offline quando necessário? Não há alternativa para webapps?

Valeu!

Daniel_Quirino_Olive

“LIPE”:
Ok, eu li.

Mas esta é a melhor solução para aplicações poderem ser executadas offline quando necessário? Não há alternativa para webapps?

Valeu!

Até onde eu me lembro, Java Web Start guarda uma aplicação em cache para que ele possa ser executada offline. Mas, de tempos em tempos, é feita uma checagem no servidor de onde você baixou a aplicação para verificar se existem outras versões mais novas.

_fs

Simsim, isso está no site que você indicou :smiley:

Perguntei mal, vou reformular: utilizando tecnologias web (servlets, webwork, jsp, etcetcetc) é possível fazer algo semelhante sobre trabalhar offline, fazendo o download de algumas classes para o cachê do cliente?

Não sei se essa pergunta é boba, se é facil, se é docinho e explode na boca … lipe dando tiros no escuro

Valeu pela ajuda cara :smiley:

cv1

A menos que vc mande um servlet container pro cliente executar via webstart, nao me parece uma boa ideia :wink:

Daniel_Quirino_Olive

“LIPE”:
Simsim, isso está no site que você indicou :smiley:

Perguntei mal, vou reformular: utilizando tecnologias web (servlets, webwork, jsp, etcetcetc) é possível fazer algo semelhante sobre trabalhar offline, fazendo o download de algumas classes para o cachê do cliente?

Não sei se essa pergunta é boba, se é facil, se é docinho e explode na boca … lipe dando tiros no escuro

Valeu pela ajuda cara :D

Não, não rola nada disso com Webwork/JSP/Struts/… porque estas aplicações dependem de um servidor para serem “impulsionadas”.

_fs

Certo, obrigado pelos esclarecimentos Daniel e CvPotter :mrgreen:

Daniel_Quirino_Olive

CvPotter!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Depois dessa, eu vou até dormir…

danieldestro

Daniel, sua cara (avatar) está para poucos amigos!

Criado 24 de novembro de 2003
Ultima resposta 25 de nov. de 2003
Respostas 10
Participantes 4