Ola pessoal,
como faço para verificar o seguinte , tenho uma tela de cadastro e num determinado campo preciso verificar a tipagem dos dados inseridos no Jtextfield, pois naquele
campo tenque ser inserido integer pois na minha tabela esta esperando um valor inteiro, camo faço para comparar um string e um inteiro ?
desde já muito obrigado
Meu querido, posta o que você já tentou fazer e quando criar um tópico, seja mais específico.
Ola pessoal,
como faço para verificar o seguinte , tenho uma tela de cadastro e num determinado campo preciso verificar a tipagem dos dados inseridos no Jtextfield, pois naquele
campo tenque ser inserido integer pois na minha tabela esta esperando um valor inteiro, camo faço para comparar um string e um inteiro ?
if (jtfUsuario.getText().equals("") == true)
{
// NESTE CASO ESTOU VERIFICANDO SE O CAMPO ESTA NULO MAIS
// Mas como faço quando o valor tenque ser um int e o usuário coloca um texto no campo como valido isso
JOptionPane.showMessageDialog(null,"FAVOR PREENCHER CAMPO USUARIO","Atenção!",2);
}
Se não estiver claro para o entendimento me avisem de novo que tento melhorar mais ainda
desde já muito obrigado
Cara, quando quero verificar se o campo eh um inteiro (e APENAS UM INTEIRO) faço:
// seu codigo
try{
//tentando parsear, mas caso nao esteja no formato teremos uma excecao
int = Integer.parseInt(jtfUsuario.getText());
}catch(NumberFormatException nf){
//nao eh interio, emitir uma mensagem para o usuario
}
ate mais
Faço como o amigo acima disse, mas faço essa verificação a cada caractere digitado e se for constatado que esse ultimo caractere não era inteiro, então removo o ultimo caractere. Fiz um metodo para essa situação que é usado em diversas partes do meu programa. Dessa maneira o usuario nem consegue digitar caracteres que não sejam inteiro pois apos ele digitar um caractere string, ele é apagado.
Apenas uma dica, pode haver outras soluções…
Espero ter ajudado. :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Acho que esse tópico pode te ajudar.