olÁ

Como vcs podem ver, sou novo aqui.

Tenho 19, curso tecnologia da informática :?

e esse semestre eu creio q tenho java na minha grade :shock:

entaum., antes de comecara as aulas( dia 14)
andei procurando algo a respeito de java para naum chegar an aula boiando, posi em disseram q java e muito sinistro. :?

pois bem…acabei achando interessante, msm sem entender nada, e encarei o disafio de aprender java…

baixei do site da sun o jdk-1_5_0_01-nb-4_0-bin-win, so q como nunca na vida mexi com java…acho q me compliquei…pois bem…

umas coisas eu ja aprendi nesse forum…sobre IDE, msm sem saber o q é.

daqui e netbeans… cara…eu tinha achado um codigo…doido…num tuturial…tasquei la na tela…e deposi ficou pedindo uma tal de class…suhsuiahs

neum funfo …

alguem tem um codigo pequeno e simples…ae…e me ensinem essa parada desse erro de classe, pois queria muito ver rodando uma aplicacao minha…

e li tbm algo sobre DOS, pra compilar tem q ser no prompt? :?

me de um help ae,tbm ja baixei o jcreator :oops:

e vi tbm uma revista q falava de eclipse…e tals…descobri o q e, nesse forum hj, avho q vou comprar essa revista…e a msm do banner la em cima…mundo java…

vou dar uma lida…

o q vcs recomendam?

sou novato total…

do 0.

grato…e desculpa pelo texto enorme… :oops:

Bem vindo!

Escolheu um ótimo lugar para se iniciar na coisa toda :smiley:

Recomendo algumas coisas:

1. Leia os tutoriais básicos aqui do GUJ:
    http://www.guj.com.br/user.article.list.chain
  2. Não use IDE no momento, ela traz algumas facilidades que, neste momento, só vão atrapalhar
  3. Ao longo dos seus estudos, antes de postar alguma dúvida, procure no fórum e no google.

Bons estudos cara!

Por Zahl, enfim alguém realmente pesquisou o histórico do fórum antes de sua primeira mensagem! Bem-vindo e parabéns!!!

Olá Neo3dotZ,

Seja bem vindo ao GUJ, eu também sou novo por aqui e estou com o java a apenas 4 meses.
Talvez eu possa te ajudar com a sua dúvida.
Mas antes uma pergunta, você instalou o j2sdk 1.5?

blz…
faz assim no prompt do ms-dos ou do linux, digite o comando set e passe o que está escrito na frente da linha que começa com ‘PATH=’ e ‘CLASSPATH=’…

só complementando: não é recomendado iniciar os estudos em java utilizando uma interface tipo NetBeans, Eclipse, JCreator, ou qualquer outra.

Amigo, tente uns tutorias que eu disponibilizei para a galera:
http://java.danieldestro.com.br
(Curso de Java, depois os outros)
Parabéns pela iniciativa e bons estudos.

[quote=Neo3dotZ][quote=p5f8]blz…
faz assim no prompt do ms-dos ou do linux, digite o comando set e passe o que está escrito na frente da linha que começa com ‘PATH=’ e ‘CLASSPATH=’…

só complementando: não é recomendado iniciar os estudos em java utilizando uma interface tipo NetBeans, Eclipse, JCreator, ou qualquer outra.[/quote]

ta ok…agora to no notepad msm…mas elas ja estao instaladas.preciso desinstalar?
path ta em minuscula aqui

path=C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\system32\wbem;C:\ARQUIV~1\BORLAND\DELPHI4\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\VBROKER\BIN;C:\ARQUIV~1\BORLAND\VBROKER\JRE\BIN

e no calsspath

CLASSPATH=C:\ARQUIV~1\borland\vbroker\lib\vbcpp.jar

e isso ae…[/quote]

hummmmmm entendi agora… no momento que você baixou o java você clicou no link que tava escrito “NetBeans IDE + JDK 5.0 Update 1”??
os livros recomendam baixar apenas o que está escrito o “JDK 5.0 Update 1”.
e depois você deve fazer o seguinte setar essas variáveis de ambiente “PATH” e “CLASSPATH”.
caso você utilize o Windows 98, pode editar o arquivo AUTOEXEC.BAT e incluir no final:

SET JAVA_HOME=C:\<PASTAQUEESTAOJAVA> SET PATH=%PATH%;%JAVA_HOME%\BIN

caso você utilize o Windows 2000/2003/XP, vá no Painel de Controle -->Sistema–>Avançado–>Variáveis de Ambiente
e cadastre as variáveis citadas acima…
quanto aos programas NetBeans, Eclipse, JCreator, Gel, etc… pode deixar instalados, eles não interferem em nada… só disse que o recomendado é não as utilizar no início do aprendizado com java…
blz?
qualquer coisa é só chamar ai…

oops o p5f8 editou e ensinou isso, mas fica aí…

Fala ae…

vc precisa setar as variáveis de ambiente.

se estiver usando Windows vc pode clicar com o btn direito em “Meu Computador”, “Propriedades” na guia “Avançado” tem um btn “Variaveis de Ambiente”

a variavel “Path” vc acrescenta um “;” e coloca o caminho do diretorio “bin” onde foi instalado o jdk algo parecido com “C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_01\bin”

a variavel “CLASSPATH” vc acrescenta um “;.”

não deixe de ler os tutoriais que o Daniel indicou pra entender o “porque” de tudo isso

bons estudos

[]’

Valeu XanduSu,

eu não falei sobre a variável CLASSPATH muito bem lembrado…

[quote=p5f8]Valeu XanduSu,

eu não falei sobre a variável CLASSPATH muito bem lembrado… [/quote]

blz Kamarada :wink:

Não se esqueça que o Java é Case Sensitive e apesar dessa variável

estar com as caixas corretas, esta sobrando um “u” aí pro meio e isso geraria um erro em tempo de compilação. :smiley:

[]'s

exatamente, a pasta jre é o runtime Java Runtime Environment

como vc está desenvolvendo é necessário o jdk Java Development Kit

sacou

[]'s

vc pode usála, mas como eu disse antes, vc tem que acrescentar um ;caminho no final dela

essa kakerada toda aí é coisa usada pelo SO, volte o estado inicial, senão daqui a pouco tua máquina nem liga mais, sabe como é né coisas do “Tio Bio”

eu num sei pra q serve não mas esse negocio de Root me soa coisa bem importante para o funcionamento do SO

[]'s

Legal Neo3dotZ, esse Hello World ficou 10 :mrgreen:

[]'s

isso mesmo antes de executar [java], para as alteracoes terem efeitos antes você tera que compilar[javac]

valeu ? até mais… :wink:

Bem vindo ao fórum

De onde você é? Rio de Janeiro? Não é do Afeganistão né? :mrgreen:

Tenho um material de java aqui, se quiseres manda-me uma pm com teu email que te envio :wink:

[quote=Neo3dotZ]e uma duvida…toda vez q eu alterar o conteudo do codigo…tenho q recompilar o arquivo antes com o javac pra poder executar , ne?

senaum nuam roda as alteracoes…

[/quote]

Isso, o “java” não mexe com os fontes, só o “javac”.

é isso ai Neo3dotZ,

legal você ter compilado a sua classe, e executado.
procure ler bastantes tutoriais e apostilas da net, pois assim você aprenderá muito., dê uma olhada
no site http://www.caelum.com.br/curso_joo.jsp lá têm umas apostilas muito boas de java.
e quando tiver dúvidas, tente resolver, não chegou no resultado esperado?.. posta aqui, que alguém te ajudará.

XandSu, foi mal o “u” a mais… hauahaua

Talvez hajam algumas pessoas que irão se irritar com suas perguntas, vão achá-las idiotas, mas não leve isso muito a sério, deixa pra lá.

Cara,

Eu recomendo que não utilize uma IDE no inicio… para não adquiri vicios.
Recomendo um editor de texto simples como o Edit Plus.

E depois que estiver familiarizado, acredito que o Eclipse é a IDE mais utilizada pelos desenvolvedores Java.

Galera,estou procurando o livro Core Java 2 ,volume 1…alguém sabe onde consigo ou tem e querem vender???

Por gentileza,me dêem um toque se souberem de algo…