Olha o que estou desenvolvendo: J2me + Bluetooth + Java comm (Youtube)

28 respostas
FightSurf_George_Mai

Quero agradecer a todos que participam deste fórum. Pois foi aqui que tirei muitas das minhas crescentes dúvidas.

Um forte abraço a todos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=G0dzR_nS0rk[/youtube]

28 Respostas

F

Bah, que fera cara… show de bola.

Parabéns, muito legal mesmo… fiquei impressionado.

jingle

cara parabéns muito show ficou muito foda. agora só espalha as lâmpada pela casa x)

tchandy

Se voce quiser disponibilizar um tutorial de como foi feito o mesmo, a comunidade java agradece :wink:

Abraço

maniacs

Bem legal, parabens :wink:

darkseid

Cara, demais! Parabens. Bom, vc poderia descrever, +/- como fez ? Bem alto nivel mesmo ?

Por exemplo, vc precisou de uma plaquinha para ligar as luzes ? Suponho q vc envia o sinal vi BT do celular, esse sinal chega no computador, que interpreta, manda pruma placa que é responsavel por entender e dar o comando para acender a luz, certo ?

:smiley:

FightSurf_George_Mai

Muito obrigado pelos elogios de vocês todos. De coração me sinto lisongeado por estar lendo isso.

Este é um pedaço de um projeto que pretendo continuar desenvolvendo, com o título “a casa inteligente”. A respeito de um tutorial, posso estar desenvolvendo algo logo depois. Tenho como publicar isso aqui no GUJ?

Enfim, em alto nível o que acontece aqui é assim:

1 - A aplicação Bluetooth cliente que está no celular se conecta a aplicação Bluetooth servidora que está no Desktop. Há ai um envio de mensagens definidas pelos CHECKBOXES da aplicação residente no telefone: Marcado vale 1 e nao marcado vale 0. É feita uma manipulação de String para montar a palavra e depois enviada ao Desktop.

2 - O Desktop recebe a String via bluetoth e por meio de outra interface de comunicação, utilizando api da JAVA COMM, tratamos esta palavra e a enviamos pela porta paralela, para uma plaquinha onde conecto as lâmpadas a 220 volts. São 8 lâmpadas, cada uma referente aos 8 pinos para saída de dados desta porta.

Enfim, por alto, é somente isso que acontece.

Pretendo terminar o projeto inteiro com outros módulos que tenho em mente e tentar vendê-lo. Pelo menos, enquanto não termino a faculdade, até eu não conseguir um emprego bom aqui na minha cidade… coisa que estou achando mais difícil do que desenvolver o projeto.

Um forte abraço

A

Cara, primeiramente, dou os parabéns sem ter visto o vídeo (youtube bloqueado no trampo) mas pelas explicações entendi mais ou menos do que se trata.

Bom, pelo que entendi é um controle de luzez utilizando o bluetooth do celular, certo?

Cara, não seria interessante, como uma extensão desse sistema teu, que o mesmo fosse controlado também por SMS?

Tudo bem, aí entraria o custo das operadoras para o envio das SMS mas pense nas aplicações do sistema, a qualquer distância e não somente respeitando o raio de ação do bluetooth.

Poderia, por exemplo, servir de segurança para sua casa. Suponha que você está do outro lado do mundo e tenha uma câmera IP em casa e quer observar, à noite, o seu patrimônio… com essa aplicação controlada por SMS, isso seria possível :slight_smile:

Além disso, você poderia também acionar, sem pagamento de central, o corte da gasolina na centralina do alarme do seu carro e etc… e etc…

Viajei demais?

Abraços e parabéns.

nadilsons

Parabéns!

Ficou muito legal este teu projeto!

Até

Andre_Brito

Nossa cara, também não pude ver o vídeo porque tá bloqueado na faculdade, mas pelos comentários…
Vai vender o módulo? Por que você não tenta usar ele como um portfólio pra outras empresas? Tem iHouse que faz esse tipo de coisa… mostra pra eles que numa dessa :slight_smile:
E sobre seu tutorial, se não der pra colocar no GUJ, coloca em outro site, porque to loco pra ve esse tuto.

Abraço.

Rafael_Nunes

Ja deu uma olhada nisso?
http://www.ihouse.com.br/home.php

Uma boa fonte de idéias.

Andre_Brito

Oi.
Cheguei em casa e vi o vídeo.
Realmente muito interessante. Parabéns.

rbamartins

Parabéns pela iniciativa.

Óh se quiser vir para Bahia. :smiley:

www.empregosbahia.com.br

Abraços.

el_loko

tchandy:
Se voce quiser disponibilizar um tutorial de como foi feito o mesmo, a comunidade java agradece :wink:

Abraço

Parabéns, show de bola!

FightSurf_George_Mai

Pessoal, mais uma vez muito obrigado pelos elogios.

Respondendo a pergunta do nosso amigo, essa placa que estou ligando no desktop foi fabricada por um amigo. Eu particularmente não entendo nada de eletrônica, mas quem entende, jura que fazer uma plaquinha destas é muito fácil.

Vocês podem ver como se fabrica essa plaquinha no site do rogercom.com

Lá tem explicando tudo com uma introdução a Porta paralela.

Eu mudei de idéia quando a venda. Estarei desenvolvendo tudo e colocarei pra download no meu site (Temporariamente fora do ar porque estou migrando pra jsp).

Se quiserem dar uma olhada na placa, sei que não é a coisa mais profissional a se fazer, mas entre nós, dêem uma olhada no meu álbum no orkut.

http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=7233614254158047556&aid=[telefone removido]

Poxa parceiro. Se aparecer um trabalho bom eu me mando até pro Japão. :slight_smile:

Um forte abraço a todos. Fiquem com Deus

FightSurf_George_Mai

teste

FightSurf_George_Mai

Olá Pessoal

Estou comentando novamente neste tópico para mostrar o novo módulo que desenvolvi: Reconhecimento de vozes

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=m2IPbInKQT4[/youtube]

Um forte abraço a todos.

jingle

já lhe dei os parabéns antes quando fez por bluetooth e volta a lhe dar agora… ficou muito show, se sabe me dize quanto gasta ± pra faze uma plaquinha dessas com o cabo serial e tudo mais (to por fora de preços).

FightSurf_George_Mai

Olá amigo. Obrigado mais uma vez pelos elogios.

Quanto a preços atuais não tenho como te dar agora. Daqui a 1 mês estaremos vendendo a placa pronta para 8, 16, 24 ou 32 saídas, O sistema da Casa Inteligente será disponibilizado gratuitamente em meu site, creio que daqui a um mês também, quando o sistema estiver mais maduro e a secretária virtual estiver funcionando. Mas isso não impedirá de você criar seu próprio software e rodar com a placa.

Caso lhe interesse, pode me enviar um e-mail para assuntos comerciais. [email removido]

Um forte abraço, amigo.

esantana

Parabéns cara !!!

marcosbrandao

Legal esse teu projeto. Parabéns!!!

A um tempinho atrás eu estava pesquisando para iniciar um projeto identico ao seu.
Como tenho pouquissima noção de eletronica, acabei perdendo muito tempo isso.
Eu pensava em fazer algo que pudesse controlar mais coisas, mais ou menos como o pessoal falou aqui, focado principalmente na segurança.

Mas por falta de tempo, tive que parar. Agora que vi o que você fez, me animei e vou tentar voltar ao projeto.
Se pudermos trocar umas idéias seria legal.

Até.

pintofree

Parabens pelo projeto amigo.
soh quero te dar um dica, tente usar um Microcontrolador PIC, (ou outro mais moderno) para receber o sinal do cel e acender as luzes deixar o computador ligado é incomodo, e tente migrar da porta com para a usb, a com ta condenada ao esqueciemnto ja, meu pc mesmo nem tem mais ela.

Resumindo crie um receptor para apagar e acender as luzes q nao dependa do pc, (menos de 50 reais faz). se nao der pelo menos migre para a usb, que ja ira aumentar seu potencial de vendas, imagine todo mundo q usa notebook vai ligar o aparelho onde???

FightSurf_George_Mai

Olá amigo.

Obrigadíssimo pelas dicas.

Inicialmente o projeto era para algo para estudos e fins educacionais. Mas vi que esse assunto desperta interesse em muitas pessoas, então estarei mudando o perfil dele para algo mais profissional. Você está certo quando ao incomodo do computador e da paralela.
Agradeço a todas as dicas que eu receber de todos aqui.

Agradeço muito pelas dicas que deu. Irei estudar sobre isso aí.

Um forte abraço.

pintofree

FightSurf George Maia:
Olá amigo.

Obrigadíssimo pelas dicas.

Inicialmente o projeto era para algo para estudos e fins educacionais. Mas vi que esse assunto desperta interesse em muitas pessoas, então estarei mudando o perfil dele para algo mais profissional. Você está certo quando ao incomodo do computador e da paralela.
Agradeço a todas as dicas que eu receber de todos aqui.

Agradeço muito pelas dicas que deu. Irei estudar sobre isso aí.

Um forte abraço.

Amigo tenho um professor muito fera no assunto se quiser posso te passar o contato do mesmo para vc amadurecer suas ideias. ele esta junstamente trabalhando com dispositivos moveis atualmente(criando um prototipo do SO pra cel).

FightSurf_George_Mai

Poxa, seria ótimo conhecer o seu professor.

Me envia o e-mail pois estarei entrando em contato com ele. Só que professores assim não possuem tempo para nada. hehe

Mas mesmo assim tentarei falar com ele.

Obrigado pela ajuda, amigo.

Um forte abraço.

pintofree

mandei por mp amigo :wink:

H

primeiramente queria dizer q ficou muito loko cara o seu projeto!
e queria tirar algumas duvidas, oq eh Java comm? eh alguma api do java q te permite manipular I/O do PC??? tipo, te permite dizer qual pino da paralela vai enviar um sinal e qual não vai???
e como vc fez a placa q está ligada nas lampadas???

flw!!!

P

Rafael Nunes:
Ja deu uma olhada nisso?
http://www.ihouse.com.br/home.php

Uma boa fonte de idéias.

Esses tipos de projeto são legais. Mas já vi demonstrações da IHouse e cara, pra mim ao menos, parece coisa de rico querer ficar brincando de Jetsons. Por isso não acho que lá seja boa fonte de nenhuma idéia. A melhor fonte de idéia é quase sempre a imaginação.

O projeto desse cara aqui que fez o tópico tá bem legal.

Não vejo uma utilidade grande. Beleza, fazer soluções desse tipo para serem soluções definitivas de hardware e que nunca tem uma grande idéia doméstico eu concordo - mas não acho ainda grandes funcionalidades nisso. E daria SIM pra criar funcionalidades bem melhores que controles de temperatura, etc. Uma funcionalidade que seria simples e util (ao menos pra mim), seria detectar se existem produtos vencidos/podres na geladeira, fechar toda a casa quando fosse dormir, manter o chão sempre limpo.,e coisa simples do tipo. mas o que eu sempre critiquei em coisas estilo IHouse que é um simples controle por sensores que custa o preço de um jatinho. Até porquê os produtos da IHouse se resumem quase sempre em: SENSORES, não é nem de longe a coisa mais dificil ou até mesmo tecnológica do mundo.

Sem contar que pelo preço que eles vendem uma banheira daquelas, em casa agente conseguiria montar umas 20.

Quanto ao que você está fazendo sobre apagar e acender luzes, eu recomendaria você a usar palavras mais curtas, ou até mesmo não usar palavras, e sim palmas se o estado for apenas booleano quanto apagar e acender. Uma outra coisa que estou testando aqui em C++ é cortar todas as faixas de audio relativas a ruidos. Isso pode até ajudar bem, creio. Quando terminar eu publico.

Mas esse tipo de projeto é bem legal pra aprender e exercer o conhecimento.

Parabéns!!! :smiley:

R

George Maia,

Qual a placa que vc tá usando ligada no desk e nas lâmpadas? Vc que montou ou comprou?

vlw!

Criado 10 de abril de 2008
Ultima resposta 11 de abr. de 2008
Respostas 28
Participantes 18