Olá pessoal, sou novo na linguagem e no fórum, estou iniciando em Java e gostaria da opinião de vocês sobre cursos oferecidos em SP, qual seria o melhor custo x benefício?
Estive pesquisando cursos na Caelum, que sempre é muito bem recomendada, encontrei uma formação em java, mas algo me chamou atenção, achei estranho e gostaria da opinião de vocês… Me ofereceram uma formação em java por 6000,00… O estranho pra mim não foi o preço, mas o fato do curso começar em 25/09 e terminar em 27/10, ou seja, um mês, 6000,00 por um mês de curso? Será que vale mesmo??
Foi justamente o que pensei… Por mais que o curso seja bom, a didática seja um fenômeno, acho pouco provável absorver tudo aquilo que o curso se propõe em apenas um mês… Detalhe, isso foi justamente na Caelum…
É gorpi.
Vou pagar pouco mais que isso em 2,5 anos de faculdade.
Vai de guanabara, xti, xcript, demais gringos do youtube, alura, caelum, stackoverflow, guj que você só vai gastar tempo e esforço.
Pois é, recentemente comprei um curso online, da softblue… É bom, eu é que tenho dificuldades pra aprender Java sozinho, posso aprender qualquer outra coisa sozinho, mas não Java… Tá foda… Acho que o melhor é realmente um curso presencial…
Não necessáriamente, pode ser até + difícil.
O aprendizado é + fácil por meio de vídeo aulas, pois você pode passar o conteúdo umas trocentas vezes.
Mas o conteúdo deve ser bom e o professor melhor ainda.
A universidade não vai facilitar, nada, mas se ganha muito conhecimento e DIREÇÃO, com ela.
Assista os vídeos da XTI pois a didática é muito boa.
Ocorre que a forma de pensar é o maior problema.
Você tem que pensar em objetos, caracteristicas e comportamentos, fora disso, você não aprende OO, portanto, não pode dizer que sabe java. Java é uma plataforma de desenvolvimento, cheia de ferramentas prontas.
Não se preocupe com java, comece descrevendo, objetos e comportamentos dos objetos.
Você pode se matar tentando entender casting e genérics, mas se entender OO, você aprende antes de morrer tentando.
Não carregue a responsabilidade da codificação, passe para o objeto, ele é quem tem que fazer ou deixar de fazer algo.
Leia este artigo:
Daqui a um ano diga quais são os pontos comums com a orientação a objeto.
addler, muito obrigado pela atenção, vou seguir seu conselho… Mas aproveitando, essa parte que você menciona, o conceito, eu “acho” que já absorvi razoavelmente bem… Vamos lá, me corrija se estiver errado, mas a classe seria como a forma de um bolo, como se custuma ensinar, seria o modelo a ser usado, usando como exemplo uma classe “carro”, dentro dessa classe teremos seus objetos, que seriam por exemplo: fiesta, corsa, uno… Esses objetos teriam características, que seriam os atributos, como: cor do carro, potencia, opcionais, se o carro é prata, 1.6, se tem ar etc… Os comportamentos, seriam os métodos, ações que podem ser realizadas, nesse exemplo, poderia ser “andar”, “acelerar”, “dar ré”… É mais ou menos por aí? Fique a vontade para me corrigir, qualquer esclarecimento será muito bemvindo…
Se puder, me diga quais livros seriam mais indicados em termos de didática… Estou pensando em começar com o livro “Desbravando java e orientação a objetos” do Rodrigo Turin, é uma boa?
Rapaz, a única coisa que eu pagaria é por segurança web e é de graça, a internet está abarrotada de conteúdo, videos, tutoriais sobre uma infinidade de coisas.
Quer um ótimo material de graça.
Apóstilas Caelum.
Você está bem em conceito, não há o que se corrigir, não sou professor e erro também.
Responda a si mesmo. Você gosta de programar?
Você tem curiosidade? Use a matriz swot.
Procure entender ponteiros. Sim, java usa ponteiros implicitamente.
Assim, veja um pouco da linguagem c, e tente descobrir como java usa ponteiros.
Obs.: ponteiros é literalmente perigoso, não atribua valores a ele manualmente, pois pode ferrar seu computador.
No mais, deixe de timidez. Não seja humilde com o conhecimento:
Diga o que é certo é reconheca quando está errado.
Seja sincero consigo mesmo.
Sonhe.
Aprenda inglês e sonhe mais longe ou mais perto, preferencialmente, pois nosso pais é pobre e precisa de pessoas qualificadas para gerar riqueza.