Onde buscar novos objetivos profissionais?

Olá, bom dia a todos.

Estou me formando neste ano em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e trabalho hà 2 anos com programação.

Na faculdade, sempre fui pró-ativo em relação aos projetos de programação (estrutura de dados, poo e web). Gostei de todos os paradigmas, então não tive frescuras ou romatismos com nenhuma linguagem específica.

Por ser pró-ativo, me destaquei na empresa onde trabalho e também na faculdade. Ganhei várias promoções neste curto período profissional.

Tenho ciência de que toda “empolgação”, seja na vida profissional ou pessoal, deve ser aproveitada. São estes momentos de atitude e concentração que definem o trajeto da sua vida.

Na minha empresa atual, o estagnatismo e o comodismo me desanimam e me fazem perder um pouco a fé na nossa área (desenvolvimento e análise).

Eu solicito sempre novos projetos e novas tecnologias, porém os sistema legado não nos proporciona essa realidade. E a equipe é muito pequena: 2 profissionais. A empresa possui uma solidez confirmada: mais de 30 mil clientes ativos, porém tem medo de crescer. Medo de contratar. Eu fui contratado após 15 anos, e antes disto a programação era feita apenas pelo proprietário.

Trabalhamos com VB6, e muito pouco com .NET. Digo que 90% da minha experiência é VB6, e 10% é .NET. Aprendi mais o .NET por conta própria do que com os projetos daqui.

A discussão que eu quero iniciar aqui, e gostaria de conselhos também, é: o que se fazer nestes casos?

• meu objetivo sempre foi empreender. lógicamente, com planejamento e no momento oportuno. mas é fato que empreender é um risco. ser empregado é uma segurança confortável, porém, que não me agrada.

• procurar uma nova empresa para trabalhar poderá ser um pouco complicado: ainda não sou formado, tenho currículo de VB6 e provavelmente irei ganhar menos que estou ganhando aqui.

meu desejo profissional é: desafios. aprender coisas novas. sair deste comodismo.

O que fizeram nesta situação?

Um abraço.
Erick Esteves
Goiânia- Goiás

Geralmente quando você está inerte em uma plataforma/linguagem mais antiga, é natural que pra poder entrar no mercado de novas plataformas/linguagens, você tenha que reduzir um pouco o salário. Mas não é regra geral.

Quanto a empreender, se você tem uma boa idéia e acredita muito nela, vale muito a pena colocá-la em prática! O máximo que vai acontecer é não dar certo e você ganhar experiência…

Acho que se tens o capital e a vontade, vá em frente!

:wink:

Ruttmann,

obrigado pela resposta.

Sobre o capital para empreender, minha idéia seria uma empresa auto-sustentável, com os pés no chão. Caminhar com passos pequenos, entende? Pois não teria um grande capital logo de início.

Empresas de software que se iniciam por um projeto em cascata de grande porte, com um grande investimento, é bastante arriscado.

Qual é sua situação atualmente? E quais suas experiências dos dois lados?

[quote=ErickEsteves]Qual é sua situação atualmente? E quais suas experiências dos dois lados?
[/quote]

Sou um tanto quanto novo na área. Estou há cerca de 1 ano e meio nesse mercado, como estagiário ainda.

Já passei por alguns projetos no tempo que estou na área, uns bem interessantes, outros nem tanto.

Meu foco sempre foi trabalhar com desenvolvimento, ou manutenção/melhorias, qualquer coisa que me proporcionasse codificar.

Infelizmente nem sempre é como a gente quer, e no momento estou numa equipe de suporte/sustentação. Mas o que me faz continuar aqui é um projeto que estamos iniciando, no qual justamente por eu ser programador, me chamaram pra fazer parte. Estou tendo que fazer scripts em Perl, Shell Script e TCL. Aliado a isso estou estudando administração de ambientes Linux.

Não é uma área que pretendo seguir. Mas por enquanto vou ficar aqui pela experiência que vou conseguir…

Quanto a empreender, ainda não tive nenhuma idéia que julguei interessante pra correr atrás… :stuck_out_tongue:

infelizmente, na nossa área é difícil conseguir um emprego em uma tecnologia sem conhecimento.

Estude webforms e MVC 4, segure um pouco até terminar a faculdade e depois mande uns curriculos.

É o mesmo risco de um desenvolvedor que investe seu capital (conhecimento) pra criar spyware pra android, ou uma equipe agil criando app pra iOS. Sempre vai existir o risco de não garantir um retorno sobre seu investimento (nenhuma informação valiosa ser extraída, ou ninguém comprar sua app). Mas é improvável que uma firma exista na ausência de risco.

Risco é igual lucro.

[quote=lkbm]
Risco é igual lucro.[/quote]

Risco é igual a (possibilidade de) lucro ou prejuízo.