Olá, bom dia a todos.
Estou me formando neste ano em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e trabalho hà 2 anos com programação.
Na faculdade, sempre fui pró-ativo em relação aos projetos de programação (estrutura de dados, poo e web). Gostei de todos os paradigmas, então não tive frescuras ou romatismos com nenhuma linguagem específica.
Por ser pró-ativo, me destaquei na empresa onde trabalho e também na faculdade. Ganhei várias promoções neste curto período profissional.
Tenho ciência de que toda “empolgação”, seja na vida profissional ou pessoal, deve ser aproveitada. São estes momentos de atitude e concentração que definem o trajeto da sua vida.
Na minha empresa atual, o estagnatismo e o comodismo me desanimam e me fazem perder um pouco a fé na nossa área (desenvolvimento e análise).
Eu solicito sempre novos projetos e novas tecnologias, porém os sistema legado não nos proporciona essa realidade. E a equipe é muito pequena: 2 profissionais. A empresa possui uma solidez confirmada: mais de 30 mil clientes ativos, porém tem medo de crescer. Medo de contratar. Eu fui contratado após 15 anos, e antes disto a programação era feita apenas pelo proprietário.
Trabalhamos com VB6, e muito pouco com .NET. Digo que 90% da minha experiência é VB6, e 10% é .NET. Aprendi mais o .NET por conta própria do que com os projetos daqui.
A discussão que eu quero iniciar aqui, e gostaria de conselhos também, é: o que se fazer nestes casos?
-
meu objetivo sempre foi empreender. lógicamente, com planejamento e no momento oportuno. mas é fato que empreender é um risco. ser empregado é uma segurança confortável, porém, que não me agrada.
-
procurar uma nova empresa para trabalhar poderá ser um pouco complicado: ainda não sou formado, tenho currículo de VB6 e provavelmente irei ganhar menos que estou ganhando aqui.
meu desejo profissional é: desafios. aprender coisas novas. sair deste comodismo.
O que fizeram nesta situação?
Um abraço.
Erick Esteves
Goiânia- Goiás