Onde começa ireport

5 respostas
R

Boa tarde, tenho uma aplicação em java e preciso utilizar relatorios, mas fiz milhares de pesquisas no google e não consegui me encontrar.
Instalei o Ireport para começar, o que devo fazer, criar um relatorio pelo ireport ou pelo eclipse mesmo? como faço para acessar este relatorio?

5 Respostas

insonix

Opa.

Da uma olhada em um tutorial basico de iReport, deve ter alguns aqui no fórum mesmo.
Mas basicamente você monta o relatório no iReport, em cima de uma SQL, depois compila ele e copia dentro do projeto.
Ai chama ele na tua aplicação.

Basicamente é isto.

Mero_Aprendiz

Renato_natos:
Boa tarde, tenho uma aplicação em java e preciso utilizar relatorios, mas fiz milhares de pesquisas no google e não consegui me encontrar.
Instalei o Ireport para começar, o que devo fazer, criar um relatorio pelo ireport ou pelo eclipse mesmo? como faço para acessar este relatorio?

Olá Renato_natos,
Bem, siga esse tutorial:


Com ele você pode começar a entender a ferramenta iReport.

[]'s
JL

R

certo, eu criei um relatorio de teste no ireport, compilei e coloquei o .jasper em um determinado endereço, como faço para aciona-lo?

mrrbigu

Se você vai passar uma lista de beans com seus dados para o relatório, pode ser da forma abaixo:

private InputStream reportStream;
private Map parametros;
private JRDataSource jrds;
private JasperDesign design;
private JasperReport report;
private JasperPrint jasperPrint;

List l = //Sua lista de beans que irão para o relatório
parametros.put("Campo",valor); //Seus parâmetros

reportStream = getClass().getResourceAsStream("seu_relatorio.jrxml");

try
{
	jrds = new JRBeanCollectionDataSource(l);
    design = JRXmlLoader.load(reportStream);
    report = JasperCompileManager.compileReport(design);
    jasperPrint = JasperFillManager.fillReport(report, parametros, jrds);
    JasperViewer.viewReport(jasperPrint, false);
}
catch (JRException ex)
{
    System.out.println(ex.getMessage());
}
R

Beleza, valeu rapaziada.

Criado 4 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 4 de fev. de 2010
Respostas 5
Participantes 4