Onde começa ireport

Boa tarde, tenho uma aplicação em java e preciso utilizar relatorios, mas fiz milhares de pesquisas no google e não consegui me encontrar.
Instalei o Ireport para começar, o que devo fazer, criar um relatorio pelo ireport ou pelo eclipse mesmo? como faço para acessar este relatorio?

Opa.

Da uma olhada em um tutorial basico de iReport, deve ter alguns aqui no fórum mesmo.
Mas basicamente você monta o relatório no iReport, em cima de uma SQL, depois compila ele e copia dentro do projeto.
Ai chama ele na tua aplicação.

Basicamente é isto.

[quote=Renato_natos]Boa tarde, tenho uma aplicação em java e preciso utilizar relatorios, mas fiz milhares de pesquisas no google e não consegui me encontrar.
Instalei o Ireport para começar, o que devo fazer, criar um relatorio pelo ireport ou pelo eclipse mesmo? como faço para acessar este relatorio?[/quote]

Olá Renato_natos,
Bem, siga esse tutorial:

Com ele você pode começar a entender a ferramenta iReport.

[]'s
JL

certo, eu criei um relatorio de teste no ireport, compilei e coloquei o .jasper em um determinado endereço, como faço para aciona-lo?

Se você vai passar uma lista de beans com seus dados para o relatório, pode ser da forma abaixo:

private InputStream reportStream;
private Map parametros;
private JRDataSource jrds;
private JasperDesign design;
private JasperReport report;
private JasperPrint jasperPrint;

List l = //Sua lista de beans que irão para o relatório
parametros.put("Campo",valor); //Seus parâmetros

reportStream = getClass().getResourceAsStream("seu_relatorio.jrxml");

try
{
	jrds = new JRBeanCollectionDataSource(l);